quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Nova fábrica iniciou processo de instalação no Parque Aeronáutico


O Presidente da Câmara Municipal de Évora, Manuel Melgão, recebeu no dia 3 de setembro, nos Paços do Concelho, o Presidente da empresa Carbures, Carlos Guillén, que formalizou o pedido para a concessão de lote de terreno no Parque da Indústria Aeronáutica para instalação de uma nova unidade fabril do grupo.

“A presença em Évora de altos dirigentes do grupo, com empresas em Espanha, Estados Unidos e China, relaciona-se com a estratégia desenvolvida pela Câmara, desde há alguns anos, no plano da diplomacia económica, e que visa fazer de Évora uma cidade com capacidade de captação de investimento”, explicou Manuel Melgão.

“Criámos um cluster aeronáutico que está a dar os seus frutos. O primeiro passo foi a instalação da Embraer e agora estão a seguir-se novos passos”, disse, considerando que a presença do Presidente da Carbures Europa está dentro daquilo que é a “missão de captar investimento”.

Trata-se de uma empresa consolidada quer em Espanha, quer nos EUA, que formalizou a sua inscrição para instalação de uma fábrica no Parque da Indústria Aeronáutica, adiantou ainda o Presidente da Câmara de Évora.

Manuel Melgão sublinhou que a presença da Carbures Europa “é extremamente importante”, por se tratar de mais um passo na captação de novos investimentos, seguindo uma estratégia de captação de emprego. “numa altura de crise, isto é fundamental, sendo este mais um passo para a instalação de uma nova fábrica e que desejamos, tanto quanto possível, ver rapidamente avançar”.

Carbures é uma empresa de engenharia de produção de estruturas de materiais compósitos, especializada em fibra de carbono. Conta atualmente com duas empresas: uma na Europa (Cádiz), criada em 2002, e outra nos EUA (Carolina do Sul), desde 2011.

Em 1999 foi constituído na Universidade de Cadiz um grupo de pesquisa inovador com a finalidade de ligar o conhecimento acadêmico à realidade empresarial, tendo também em conta o meio ambiente. É da materialização desta iniciativa que nasce posteriormente a Carbures dotada atualmente de uma capacidade produtiva elevada graças à experiência de uma equipa altamente qualificada e especializada de engenheiros e utilizando a tecnologia mais moderna existente neste ramo.

O know-how adquirido desde o seu início como um grupo de pesquisa científica tem permitido à Carbures ser um fornecedor de estruturas de fibra de carbono a nível da aviação, marinha, setor ferroviário, assim como à área das infraestruturas e saúde, estando na linha da frente em termos de construção aeronáutica, e tendo como clientes algumas das maiores empresas de aviação.

Tem ainda prestigiadas certificações em Gestão da Qualidade e Certificações variadas que permitem que a empresa seja um fornecedor de primeiro nível de estruturas de aeronáutica em materiais compósitos para clientes como a Airbus (aviação civil e militar).

Noticia retirada daqui

Sem comentários: