segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Requalificação Urbana: Largo dos Penedos com nova “cara”



O Largo dos Penedos, bem no coração do Centro Histórico, está a ser alvo de uma profunda requalificação urbana que, quando concluída, permitirá um novo usufruto deste espaço, principalmente do plátano centenário ali existente e da sombra produzida pela sua magnífica copa.

Esta intervenção, executada diretamente pela edilidade, significa um investimento superior a 33 mil euros, consistindo “num convite personalizado” a quem por ali resida ou passe a usufruir da sombra desta árvore imponente.

Os bancos e as mesas a construir mesmo por debaixo da sua copa são isso mesmo, um convite para se conviver, para desfrutar da cidade… para vir para a rua.

Acautelados os lugares de estacionamento, a intervenção no Largo dos Penedos teve ainda em linha de conta a salvaguarda das raízes do plátano.

Por outro lado, e uma vez que se trata de um largo cujos edifícios na sua envolvente têm uso maioritariamente habitacional, com uma população envelhecida e a existência da sede da Associação de Antigos Combatentes, a Câmara Municipal de Évora decidiu apostar na criação de uma zona de lazer, com a construção de muros/bancos, que funcionarão como obstáculo aos veículos e em simultâneo criar no seu interior, uma plataforma de declive não percetível, acessível e que possa ser usada com conforto por todos, devolvendo parcialmente este espaço aos utentes residentes.


Notícia retirada da CM Évora

Sem comentários: