terça-feira, 3 de setembro de 2013

Rua dos Dois Bairros foi alvo de profunda limpeza: Voluntários meteram mãos à obra na Malagueira



A Rua dos Dois Bairros na Malagueira foi alvo de profunda limpeza na manhã do passado sábado (dia 24), por iniciativa de uma moradora. Ana Coia decidiu agir e, com um grupo de voluntários, meteu mãos à obra para limpar aquele espaço, tornando-o mais aprazível para todos.

Logo de manhã, ainda escuro, a equipa de voluntários avançou, com entusiasmo, para a operação de limpeza.

Ana Coia conta que não hesitou em pedir ajuda à Câmara, que prontamente respondeu, contribuindo com algum pessoal, tintas e demais material necessário. Para o local, a Câmara enviou ainda uma retroescavadora e um reboque, destinados a retirar o entulho que particulares ali haviam depositado indevidamente.

“A ideia da limpeza nasce do local estar impróprio. Eu moro aqui há pouco tempo e, como as pessoas diziam que nunca se fez nada, comecei a pensar em arranjar forma de pintar isto”, relata a dinamizadora de tão meritória iniciativa, que pouco depois das seis horas da manhã já estava no local em plena laboração, acompanhada de algumas vizinhas. E prossegue: “Pedi ajuda à Câmara, que disponibilizou o material necessário e meios para limparmos a rua. Agora importa que todos tenham um bocado de cuidado para não sujar e perceberem que isto também é seu”.

Conta ainda que começou a falar com outros moradores e que toda a gente se mostrou interessada nesta limpeza, pelo que tem esperança que a partir de agora “comece a nascer o espírito do voluntariado, que todos fiquem sensibilizados e compreendam que com um bocado de trabalho de cada um se consegue muito”.


“Já temos a retroescavadora a tirar o entulho, que estava aqui muito feio”, relatou Ana Coia. “Vamos ver se com isto retirado, o muro pintado e a rua limpa, a autoestima das pessoas melhora e comecem a partilhar um pouco mais, deixando de ficar tão fechadas no seu mundo”.

Ao dar este passo, a autora da ideia procurou que esta ação fosse o ponto de partida para outras do género. Explicou que tendo encontrado o Presidente da Câmara nas festas da Malagueira solicitou a ajuda camarária. “Eu acho que os cidadãos têm vontade e querem ajudar. Só não sabem com quem falar”, disse ainda Ana Coia, explicando que a iniciativa de sábado passado poderá ser “um ponto de partida para que os cidadãos se apercebam que o importante é que as coisas sejam feitas, que é fácil pedir ajuda e que, depois, num esforço conjunto, as coisas melhoraram”. 

Noticia retirada daqui

Sem comentários: