terça-feira, 1 de novembro de 2016

Marcas da Inquisição em Évora. Acervos do Museu e da Biblioteca Pública


Horário: Terça a Domingo das 09h30 às 17h30
Fim do Evento: 31 dezembro
Localização: Museu de Évora
No ano em que se assinalam os 480 anos da instalação do Tribunal do Santo Ofício em Portugal, o CIDEHUS, em conjunto com a Biblioteca Pública de Évora, o Museu de Évora, a Fundação Eugénio de Almeida e a Câmara Municipal de Évora, organiza uma exposição que pretende dar a conhecer alguns dos tesouros guardados no Museu e na Biblioteca. Estes objetos​ permitem fazer a História de uma das instituições mais marcantes da sociedade portuguesa entre os séculos XVI a XVIII.

Convidamo-lo a participar!

O Tribunal do Santo Ofício da Inquisição começou a funcionar de forma continuada em Portugal em 1536. Perdurou até 1821. Neste intervalo foi uma instituição marcante na sociedade portuguesa. Em nome da ortodoxia e com a adesão de praticamente todos os grupos sociais, contribuiu fortemente para a uniformidade ideológica. Ninguém estava teoricamente excluído da sua jurisdição.
A bula que introduziu o Santo Ofício em Portugal foi publicada em Évora, cidade onde, por essa altura, se encontrava a Corte.
Évora foi também sede de um dos quatro tribunais de distrito da Inquisição portuguesa. Hoje é a urbe que conserva maior património edificado sobre esta instituição e que importa dar a conhecer e valorizar. 
É por esta razão que hoje, em tempos de tolerância e de interesse pelo Património local e do mundo, se apresenta esta exposição, constituída por parte do acervo que se encontra no Museu e na Biblioteca Pública.
A iniciativa é organizada pela Direção Regional de Cultura do Alentejo - Museu de Évora, CIDEHUS - Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora e Fundação Eugénio de Almeida, com o apoio da Câmara Municipal de Évora e Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Évora.

Informações Adicionais
Org.: Direção Regional de Cultura do Alentejo - Museu de Évora, CIDEHUS - Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora e Fundação Eugénio de Almeida
Contactos: Telef.266730480 | E-mail: mevora.secretariado@cultura-alentejo.pt | Site: http://www.museudevora.pt/
Apoios: Câmara Municipal de Évora e Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Évora

Informação retirada daqui

Sem comentários: