sexta-feira, 28 de abril de 2017

Évora pela PAZ | “A Situação Internacional e a Luta pela Paz” | 6 Maio | 15h30 | Teatro Garcia de Resende


O Núcleo de Évora do CPPC – Conselho Português para a Paz e Cooperação, realiza uma sessão pública, aberta a todos os interessados a refletir na defesa da Paz, Sábado, 6 de Maio, pelas 15h30, no Salão Nobre do Teatro Garcia Resende.

Serão oradores, Ilda Figueiredo, Presidente da direção do Conselho Português para a Paz e Cooperação e Frederico Carvalho, membro da Presidência do Conselho Português para a Paz e Cooperação, filiada no Conselho Mundial da Paz, sendo também presidente do Conselho Fiscal do Movimento Pelos Direitos do Povo Palestino e Pela Paz no Médio Oriente (MPPM).

Este é um tema delicado que exige uma profunda reflexão sobre a luta pela Paz. O CPPC (Núcleo de Évora) apela à participação de todos.



Ilda Figueiredo

Ilda Figueiredo: Economista e professora. Presidente da direção do Conselho Português para a Paz e Cooperação.

Foi deputada na Assembleia da República e no Parlamento Europeu. Foi autarca em Vila Nova de Gaia, Porto e Viana do Castelo.

Tem diversos livros publicados nas áreas da política, educação e poesia.



Frederico Carvalho

Frederico Carvalho: Frederico Gama Carvalho, 81, nascido em Lisboa, Portugal, licenciou-se na Universidade do Porto, em 1959, em Engenharia Electrotécnica.

Recebeu em 1967 o grau de Doktor-Ing., pela Universidade de Karlsruhe, na então República Federal Alemã, e, em 1970, equiparação ao grau de Doutor em Física, pela Universidade de Lisboa. Entre 1969 e 1974, foi Adjunto do Director-Geral para os Assuntos Científicos e Técnicos do então Laboratório de Física e Engenharia Nucleares da Junta de Energia Nuclear, sito na Bobadela, Sacavém. Entre 1979, e 1995, exerceu as funções de Director do Departamento de Física daquela instituição de investigação que, entretanto, dera origem ao então denominado Instituto Tecnológico e Nuclear (ITN). Entre meados de 1999 e meados de 2004, presidiu ao Conselho Científico do ITN.

É co-autor de cerca de uma centena de artigos científicos, nos domínios da dispersão de neutrões térmicos e da concepção e projecto de instrumentação nuclear, designadamente, espectrómetros de neutrões e sondas industriais. Aposentado desde 2006, publicou algumas dezenas de artigos sobre Política de Ciência e Ciência e Paz.
Frederico Carvalho é sócio fundador da OTC-Organização dos Trabalhadores Científicos (1975), filiada na Federação Mundial dos Trabalhadores Científicos (FMTC) desde 1979, e presidente da sua Direcção. Em 2004 foi eleito Vice-Presidente do Conselho Executivo da FMTC.

É membro da Presidência do Conselho Português para a Paz e Cooperação, filiada no Conselho Mundial da Paz. É presidente do Conselho Fiscal do Movimento Pelos Direitos do Povo Palestino e Pela Paz no Médio Oriente (MPPM).

Sem comentários: