domingo, 12 de novembro de 2017

Ermida de Nossa Senhora do Ó ou da Expectação do Parto


Erecta a cavaleiro do adarve dos muros medievais entre as duas Portas de Avis (1), foi fundada cerca de 1484 com licença do Senado e melhorada no ano de 1525, quando da entrada pública da rainha D. Catarina de Áustria, recém-casada com D. João III. Em 1651, estava bem composta, com abóbada ovóide revestida de composições murais, rodapé alto de azulejos enxadrezados, verdes e brancos, retábulo de pintura da vida mariana e imagem de vulto, policroma. A campanha militar do Verão de 1663 arruinou irreparavelmente o edifício, que se refez, na totalidade, a instâncias do padre Manuel Figueira e com subsídios do Cabido. 

Outras melhorias recebeu em 1768 e 1804, esta quando da total reconstrução da porta militar, com licença do príncipe regente D. João VI e outras modernas, como a de Fevereiro de 1963. A frontaria, de nítidas características populares, é rematada por empena de enrolamento ladeada de pináculos e grande tabela axial em octógono inscrito num rectângulo escaiolado. No acrotério de banda leste, pequena espadana com sineta de bronze. 

O portal, do tempo de D. José, em granito e lintel recurvo centrado por florão relevado conserva, ao lado, uma caixa de esmolas embebida na parede, com placa marmórea cronografada, de 1768. O corpo da nave atinge-se subindo três lanços de escada e é feita com notória singeleza de arquitectura, coberta por tecto de alvenaria caiado de branco. Comunica, directamente, com a sacristia através de arco abatido, apilastrado, onde subsiste lavabo de mármore, de taça octogonal, sem lavores e paramenteiro de carvalho com quatro gavetões discretamente esculpidos, sobre o qual existiu, pintado a têmpera, um Calvário do séc. XVII. Na coroa do vão da escada ergue-se, ligeiramente mais alto ao pavimento da nave, curioso púlpito de secção elíptica e de balaústres laminados, de ferro batido, ornados com vieiras e flores de liz. Obra siderúrgica populista, já existia no ano de 1651. 

O santuário, que se atinge subindo três degraus de granito, iluminado por vultuoso balcão que deita para o terreiro público e onde os crentes assistiam às missas, tem arco de volta perfeita revestido de estuques coloridos e abóbada de barrete de clérigo composta por pinturas de tinta de água, com tabelas geométricas, triangulares, que ostentam quatro atributos religiosos: o Espírito Santo, a Lua, a Estrela norte da Esperança e a Açucena da pureza marial. Nos alçados, onde se vislumbram outras composições subjacentes, caiadas, os bustos de S. Pedro e S. Paulo, traçados a grisaille. É obra local sem valor artístico. Princípios do séc. XIX. 

O altar, de tipo arquitravado e do estilo maneirista proto-barroco, da época de D. Afonso VI, é trabalho interessante mas acusa retoques e douramentos posteriores. Compõe-se de quatro colunas revestidas de talha floral, aves, palmetas, serafins, frutos e albarradas, sendo os fustes externos de parte torsa e parte naturalista. No nicho, redondo, venera-se a imagem padroeira, de roca e véstias bordadas e nas consolas laterais, hoje despidas de imaginária, existiram dois retábulos dos Mistérios da Virgem. O frontão, de abas e remate semicircular ostenta, no eixo, a pintura do Padre Eterno, painel sobre tábua do 1.° terço de séc. XVII. A capela-mor é de planta trapezoidal, tendo de comprimento 3,70 m. e de largura máx. 3,00 m. 

BIBL. Fr. Agostinho de Santa Maria, Santuário Mariano, VI, págs. 54-56, 1718; Pe. Francisco da Fonseca, Évora Gloriosa, págs. 224-225, 1729; Túlio Espanca, Fortificações e Alcaidarias de Évora (Cadernos de História e Arte Eborense, II), pág. 66. (1) No vão do arco primitivo, actualmente servindo de taberna, no canto direito do muro, estiveram pintadas a fresco em tamanho natural as figuras de S. Sebastião, Santo António, Nossa Senhora do Espinheiro e a cena da Fuga para o Egipto. 

Sem comentários: