terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Plano de Contingência para Pessoas Sem Abrigo


"Na sequência da emissão do Aviso do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, caracterizado por Aviso Amarelo para Tempo Frio, até às 04.00h do dia 08 de fevereiro de 2018, a Câmara Municipal de Évora reuniu esta manhã o Centro de Coordenação do Plano de Contingência para Pessoas Sem Abrigo – Tempo Frio. Por convocatória do Diretor do Plano, Vereador João Rodrigues, os trabalhos decorreram com a presença da Senhora Vereadora da Educação e Intervenção Social, dos responsáveis do Serviço Municipal de Proteção Civil e dos representantes das diversas entidades que integram o Centro de Coordenação.

Foi assim decidido a ativação do plano no Nível 2 – Nível Amarelo, na medida em que se prevê para os próximos 2 dias (no mínimo), temperaturas iguais ou inferiores a 1º c. Nessa consequência foi ativado o Centro de Acolhimento de Emergência, localizado no Monte Alentejano, estando este espaço municipal aberto durante a ativação do plano e onde as Pessoas Sem Abrigo podem recolher-se durante a noite (entre as 18.00h e as 08.00h), e tomar uma refeição quente. Foi igualmente ativada a Equipa de Rua para os Sem Abrigo, composta por técnicos de várias entidades, que, além de durante o dia sensibilizar as Pessoas Sem Abrigo para proteção contra o frio, darão indicações da abertura do Centro de Acolhimento de Emergência e verificarão necessidades de alimentação, de vestuário, de agasalhos ou de cuidados de saúde.

O Plano de Contingência para Pessoas Sem Abrigo encontra-se assim ativo, sendo a previsão de manutenção destas condições até ao dia 08 de fevereiro. Serão realizadas avaliações diárias à situação e a consequente comunicação sobre essa mesma avaliação."

Sem comentários: