quinta-feira, 5 de abril de 2018

"As Espingardas da Senhora Carrar" de Bertolt Brecht



Horário: 7 de Abril (21:30h)
Localização: SOIR Joaquim António de Aguiar
​​
O Grupo Cénico da SOIR Joaquim António d’Aguiar estreia no próximo dia 23 de Março pelas 21:30 a peça “As espingardas da senhora Carrar” de Bertolt Brecht com encenação de Luís Varela. 
Oitenta anos depois da Guerra Civil de Espanha, o teatro.
Não compete ao teatro transformar o mundo. Mas compete-lhe, muito particularmente em períodos de mais brutal opressão, abrir aos homens hipóteses de caminho para um mundo melhor, mais justo, pacífico e fraternal.
Oitenta anos depois, voltamos a este texto, à memória dessa guerra e à reflexão sobre o papel do teatro na sociedade. Acreditamos que, num tempo pós-moderno de um teatro pós-dramático, o teatro de amadores pode, prevalecendo-se da vantagem de contar com um universo de espectadores identificado e estável, contrariar a tendência para a desagregação da comunidade teatral e contribuir para a reflexão sobre o estado do mundo.
​"Não combater por nós, Teresa, não é só não combater, é combater pelos generais, diz o operário Pedro Jaqueras à sua irmã Teresa Carrar quase no fim da peça. Podia Teresa Carrar, em 1937, não tomar partido? Pode o homem, nos tempos que correm, não tomar partido?" ​
Informações Adicionais
Org: SOIR Joaquim​ António de Aguiar
Contactos: soir_jaa@hotmail.com
Apoios: Câmara Municipal de Évora | União de Freguesias de Évora | União dos Sindicatos de Évora | CENDREV

Sem comentários: