Páginas

sábado, 30 de dezembro de 2023

Visitas livres ao Paço de São Miguel

O Paço de São Miguel remonta à Idade Média e a existência deste edifício está associada à história de duas famílias cuja presença no Páteo de São Miguel se encontra separada por cerca de cinco séculos. À primeira destas famílias, os Condes de Basto, que aqui residiu entre os séculos XV e XVII, deve-se uma campanha de obras de ampliação e reestruturação de que se destaca a encomenda do conjunto de frescos quinhentistas que reveste os tetos de algumas das salas. À segunda família, em especial a Vasco Maria Eugénio de Almeida deve-se, no século XX, a intervenção de conservação e restauro de todo o complexo de edifícios do Páteo de São Miguel.

Exposição Coleção de Carruagens

A Coleção de Carruagens reúne as atrelagens e utilitários de viagens que se encontraram ao serviço da Casa Eugénio de Almeida entre a segunda metade do século XIX e os primeiros anos do século XX, quando a sua utilização começa a ser progressivamente substituída pelo automóvel. Apesar de preteridas, as carruagens da família nunca foram descuradas, tal como os objetos fundamentais à sua utilização, assumindo-se a importância da sua conservação e restauro, circunstância que permite, atualmente, apreciar esta coleção na Fundação Eugénio de Almeida.

sábado, 23 de dezembro de 2023

Passagem de Ano 2024


 Programa

> 22h30 | Concerto da Orquestra Bamba Social & Tiago Nacarato

> 00h00 | Espetáculo pirotécnico seguido de atuação do DJ Foksen

Sobre a Orquestra Bamba Social:

Sediados na cidade do Porto, a Orquestra Bamba Social é um colectivo de músicos luso-brasileiros unidos pelo amor ao samba. Apresenta trabalhos autorais e revisita diversos clássicos da música brasileira, dando-lhes uma nova roupagem e acrescentando sonoridades de outros estilos como jazz, funk e hip-hop.

https://www.facebook.com/BambaSocial/

Sobre Tiago Nacarato:

Tiago Nacarato é um dos cantautores mais completos e coerentes da música portuguesa actual, a quem se vaticina uma longa e sólida carreira. Conta já com digressões europeias, brasileiras e em território nacional, afirmando-se, assim, como um dos mais relevantes artistas portugueses contemporâneos.

https://www.sonsemtransito.com/pt/artistas/tiago-nacarato

Org.: Câmara Municipal de Évora

ENTRADA LIVRE

Duarte Gato e Guitarras Portuguesas

 Nas décadas de 1820 e 1830, a guitarra, outrora protagonista nos salões burgueses, passa a sobreviver somente nos meios proletários de Lisboa. Terá sido assim que se dá o primeiro encontro do cordofone com o Fado, canção que identifica na guitarra a expressividade ideal para evocar as tragédias, os episódios de vida pitorescos, as cenas do quotidiano, os amores e desamores cantados na lírica fadista, que nesta fase embrionária se caracteriza pela informalidade e improvisação, sem indicação de autoria. A guitarra portuguesa tem um timbre inconfundível. É um instrumento musical carregado de simbolismo e, à mercê da sua longa aliança com o Fado, é conotado com o “modo de ser” português.


 



Telefone: +351933326005

E-mail: associarte.aca@gmail.com

Site: https://armazem-8.com/show-item/guitarras-portuguesas-15-dezembro/

Redes Sociais: https://www.facebook.com/armazem8evora/

Classificação etária: maiores de 6

Preço: 8€

Organização: Associ’ Arte – Associação de Comunicação e Artes

Apoio: DGARTES/ Câmara Municipal de Évora/ união de freguesias Malagueira – Horta das Figueiras/ Diário do Sul/ Radio Telefonia do Alentejo/ Radio Campanário/ Radio Diana/ Viral Agenda/ Baia dos Sons Produções Culturais / Jornal Registo

https://www.cm-evora.pt/eventos/duarte-gato-guitarras-portuguesas/


sexta-feira, 8 de dezembro de 2023

Concerto de Natal do Coro da Universidade de Évora

Como é já tradição, realizar-se-á no próximo dia 15 de dezembro pelas 19h na Igreja do Carmo, o Concerto de Natal do Coro da Universidade de Évora. Serão interpretadas peças alusivas à quadra natalícia. O Concerto tem o apoio da Universidade de Évora, da Câmara Municipal de Évora e da União de Freguesias de Évora.

Telefone: +351969845232

E-mail: corue@uevora.pt

Site: https://corue.weebly.com/

Classificação etária: todas as idades

Preço: gratuito

Organização: Coro da Universidade de Évora

Apoio: Universidade de Évora | União de Freguesias de Évora | Camara Municipal de Évora

Direção Musical: Maestro Pedro Nascimento

https://www.cm-evora.pt/eventos/concerto-de-natal-do-coro-da-universidade-de-evora/

Concerto de Natal no Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo | Coral Évora

 


Este ano o Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo convidou o Coral Évora, fundado em 1979, para realizar o seu Concerto de Natal. No programa alusivo a esta quadra, que teremos a fortuna de ouvir, não faltarão três peças tradicionais, com harmonização de Mário de Sampayo Ribeiro: «Natal de Évora»; «Natal de Elvas»; «Jesus, Maria, José – Cântico de Natal». Venha ouvir e saia a cantar!

Classificação etária: Público em geral

Telefone: +351 266 730 480

Email: geral@mnfmc.dgpc.pt

Site: https://pt-pt.facebook.com/museuevora/

Redes Sociais: https://www.instagram.com/museunfreimanueldocenaculo/

Organização: Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo (MNFMC)

Apoio: DGPC – Direção Geral do Património Cultural

Parceiros: Coral Évora

https://www.cm-evora.pt/eventos/concerto-de-natal-no-museu-nacional-frei-manuel-do-cenaculo-coral-evora/



Concerto de Natal pela Orquestra Sinfonietta de Lisboa

A orquestra Sinfonietta de Lisboa foi fundada em 1995 e tem como Diretor Artístico e Maestro Titular, Vasco Pearce de Azevedo. Realizou já numerosos concertos, tendo-se apresentado em Lisboa, no CCB e na Fundação Calouste Gulbenkian; no Porto, no Teatro Rivoli; e ainda em vários concelhos do país.

Um dos objetivos principais da Sinfonietta de Lisboa é o da divulgação da música de compositores portugueses contemporâneos.

Este concerto contará também com uma solista.

Para efetuar reservas, ou para mais informações, deverá entrar em contacto por email: eboraemusica@gmail.com ou por telefone: +351 266 746 750.

Classificação etária: Todos

Telefone: +351 266 746 750

Email: eboraemusica@gmail.com

Site: https://eboraemusica.pt/

Redes Sociais: https://www.instagram.com/eboraemusica/

Organização: Associação Eborae Mvsica, estrutura financiada pelo Ministério da Cultura – DGArtes

Apoio: Seminário de Évora, Antena 2, Diário do Sul, Rádio Diana, A Defesa e O Registo



Coprodução: Câmara Municipal de Évora


https://www.cm-evora.pt/eventos/concerto-de-natal-pela-orquestra-sinfonietta-de-lisboa/

quinta-feira, 7 de dezembro de 2023

Desdobra-te – Festival de Dança e Outras Artes | Um festival PédeXumbo, em Évora

Dias 17, 18 e 19 de novembro chega a 5ª edição do Desdobra-te – Festival de Dança e Outras Artes, em diferentes espaços da cidade de Évora. Bailes, concertos, oficinas, teatro e performance, atividades para famílias e passeios voltam a fazer parte do programa deste festival de outono, que a PédeXumbo promove na cidade que a acolhe e que pretende pôr quem cá vive a dançar, para além de trazer os bailadores habitués até ao Alentejo. Um desafio de três dias para todas as idades, com um programa que apresenta Lado A e Lado B e vos convida a desdobrarem-se por diferentes atividades, para conhecer ainda vários lugares da cidade!

A programação organizada em dois grupos distintos, para diferentes públicos, satisfaz tanto os impulsos dos habitués de festivais folk como os devaneios dos curiosos e das famílias que preferem uma experiência mais relaxada e abrangente. Dois públicos com características bastante diferentes encontrarão aqui o “seu festival”, mas a ideia principal permanece: cruzem-se, dobrem-se, desencontrem-se para se reencontrarem, vivam uma experiência rica em desdobragens consecutivas. Porque acreditamos na importância e força de se estar no interior e de se programar no Alentejo, o Desdobra-te é ainda um convite a conhecer as ruas, casas, associações e monumentos da cidade de Évora. O convite é para virem passar um fim-de-semana cheio de dança, música e outras artes, na bela cidade de Évora. E ainda um convite aos eborenses e alentejanos para que se juntem a nós a fazer o que mais gostamos: dançar, celebrar e partilhar.

Programa completo em http://pedexumbo.com/desdobra-te/

sexta-feira, 10 de novembro de 2023

quinta-feira, 9 de novembro de 2023

Mais.eu - 10 Novembro - Armazém 8


Mais.eu alia o passado ao presente através da poesia, texturas sonoras e escolhas tímbricas dos seus dois elementos.

maiseu (mais.eu) termo popular saloio expressão idiomática que significa comigo (ex. anda ali mais eu).

Maiseu é um projeto que visa aliar o passado ao presente através da poesia, texturas sonoras e escolhas tímbricas dos dois elementos que o compõem: Joana Camões (voz, Shruti Box e idiafones) e Miguel Samarão (violas regionais, ocarina e percussão).


 

À Espera do Sol e outros Trabalhos | Desenho e Escultura de João Honório

 

Trabalho realizado ao longo de um ano particularmente duro para todos, pontuado pelas notícias veiculadas pelos órgãos de informação, num bombardeamento sistemático e assustador, suscitado por uma Pandemia desconhecida que foi ceifando vidas indiscriminadamente, obrigando a um isolamento e a cuidados extremos. Portugal não foi exceção.

O trabalho possível, realizado nestas circunstâncias difíceis sem outra intenção que não aquela de assinalar esse tempo, esperando que todos facilmente o entendam.

Através da linha, da cor, e de algumas palavras escondidas, e através da forma e matéria, convidamo-los a participar nesta viagem ao mundo surpreendente do Desenho e da Escultura. João Honório


sexta-feira, 13 de outubro de 2023

Futebol: Lusitano de Évora vs FC Porto

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/futebol-lusitano-de-evora-vs-fc-porto/

Évora, Campo Estrela, jogo a contar o Campeonato Nacional de Futebol entre as equipas do Lusitano Ginásio Clube (Lusitano de Évora) e o Futebol Clube do Porto (FCP).

Despedida de dois batalhões em Évora 1969

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/despedida-de-dois-batalhoes-em-evora/

Évora, Batalhão de Artilharia 2900 e Batalhão de Caçadores 2907 participam em cerimónia de despedida presidida pelo comandante da Terceira Região Militar, a propósito da sua partida para o Ultramar em missão de soberania.

Comissão Instaladora do Instituto Universitário de Évora 1974

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/comissao-instaladora-do-instituto-universitario-de-evora/

Évora, José Veiga Simão, ministro da Educação Nacional, preside à cerimónia da tomada de posse da primeira Comissão Instaladora do Instituto Universitário de Évora (IUE), criado pelo Decreto-Lei 402 de 11 de Agosto de 1973 que assinala o reaparecimento da Universidade de Évora.

Visita de Marcelo Caetano a Évora e Almada 1971

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/visita-de-marcelo-caetano-a-evora-e-almada/

Marcelo Caetano, presidente do Conselho visita exposições de gado e pintura em Évora e assiste ao cortejo etnográfico "Almada: da nascente à foz do Tejo", em Almada.

Américo Tomás recebe delegação de Évora

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/americo-tomas-recebe-delegacao-de-evora/

Almirante Américo Tomás, presidente da República recebe delegação de Évora e Montemor-o-Novo no Palácio Nacional de Belém, em Lisboa.

Manifestação de apoio à reforma agrária em Évora 1977

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/manifestacao-de-apoio-a-reforma-agraria-em-evora/

Évora, agricultores e trabalhadores rurais participam em manifestação de apoio à reforma agrária e de protesto contra a denominada Lei Barreto e o Ministério da Agricultura e Pescas.

Eleições para a Assembleia Constituinte em Évora 1975

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/eleicoes-para-a-assembleia-constituinte-em-evora/

Évora, População participa no ato eleitoral relativo à realização das eleições para a Assembleia Constituinte, as primeiras eleições livres com sufrágio universal, na sequência da Revolução de 25 de abril de 1974 que depôs o regime do Estado Novo.

Vacinação contra a poliomielite em Évora

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/vacinacao-contra-a-poliomielite-em-evora/

Brigada da Delegação de Saúde organiza e promove campanha de vacinação contra a poliomielite, também conhecida por paralisia infantil, das crianças até aos 9 anos, do concelho de Portel.

Visita de Horário de Sá Viana Rebelo ao Quartel General de Évora 1972

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/visita-de-horario-de-sa-viana-rebelo-ao-quartel-general-de-evora/

Évora, General Horácio de Sá Viana Rebelo, ministro da Defesa Nacional e do Exército, é recebido por várias personalidades civis e militares na sua visita às instalações do Quartel General da Região Militar.

Gonçalves Proença visita Évora 1965

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/goncalves-proenca-visita-evora/

Évora, visita de José Gonçalves Proença, Ministro das Corporações e da Previdência Social.

Corrida à Lebre em Évora 1971

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/corrida-a-lebre-em-evora/

Évora, Herdade de Vale da Moura, cão galgo da Condessa de Cabral vence a 13ª Prova Diana de Caça de Corrida à Lebre, destacando-se a participação de representante de proprietários ingleses de galgos.

Évora e Viana do Alentejo

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/evora-e-viana-do-alentejo/

Programa de divulgação de locais de interesse e de destino turístico, situados nas regiões de Évora e Viana do Alentejo.

Catedral de Évora 1975

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/catedral-de-evora/

A Basílica Sé de Nossa Senhora da Assunção, mais conhecida por Catedral de Évora, é justamente considerado o mais belo edifício gótico a sul do rio Tejo. Com origens que remontam ao século XII e ao tempo da reconquista da cidade alentejana aos mouros, a maior parte da sua construção aconteceu no entanto ao longo dos séculos seguintes. Por esse facto a Catedral é um monumento marcado pela transição do estilo românico para o gótico, até com alguns elementos barrocos devido aos sucessivos melhoramentos de que foi sendo alvo até ao século XVIII.

sábado, 9 de setembro de 2023