Páginas

domingo, 11 de fevereiro de 2024

Joaquim Palminha Silva

Nasceu em Évora, na Freguesia de Santo Antão, em 1945. Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa, desenvolveu a sua atividade profissional na área da Sociologia da Cultura e da História. Funcionário do Ministério dos Negócios Estrangeiros/Secretaria de Estado dos Consulados e das Comunidades Portuguesas optou, após duas décadas, pela transferência para a Administração Local (Câmaras Municipais de Cuba e Beja).

Colaborou na imprensa regional e nacional desde muito jovem: “Democracia do Sul”, “Jornal de Évora”, “Notícias de Évora” e “A Defesa”; a “República” e o “Diário de Lisboa”.

A atividade cívica na terra natal, levou-o ao exílio (França, Bélgica, Holanda, Itália), face à perseguição da polícia política da ditadura, até Maio de 1974.

Após breve passagem por Angola (como militar recém ingressado nas fileiras do Exército) no período da então denominada descolonização, e a colaboração na extinta revista semanal ABC (Luanda), retomou a sua atividade literária.

Posteriormente colaborou na imprensa regional: “Diário do Alentejo” e na revista de cultura da Câmara Municipal de Beja, “Arquivo de Beja”. Manteve colaboração assídua no “Diário do Sul” (Évora) e no semanário “A Defesa”. Desde 1974, tem colaboração dispersa na imprensa nacional e em revistas da especialidade: “Diário de Lisboa”, “Diário Popular”, “Sempre Fixe”, “Portugal Hoje”, “Diário de Notícias”, “Expresso”, “Jornal de Letras, Artes e Ideias”, “Grande Reportagem”, revista “História” (1.a série), “O Mundo Português” (“O Emigrante”).

Publicou A Revolução da Maria da Fonte (subsídios para a sua interpretação), Porto, 1978; O Nosso Cônsul em Havana: Eça de Queirós, Lisboa, 1981; Jaime Batalha Reis na Rússia dos Sovietes, Porto, 1987; Comunidades Portuguesas e sua Imprensa / Subsídios para um inventário, Porto, 1987; Pequeno Dicionário do Movimento Socialista Português, Lisboa, 1989; Portugueses no Havai, Ponta Delgada (Açores), 1996; Poetas da Nossa Terra (recolha e organização da antologia dos poetas populares do Concelho de Cuba); Bibliografia Passiva de Fialho de Almeida, Beja, 2000; Alvito …há cem anos / Memórias e Retratos, Alvito, 2000; Manuel Severim de Faria (ensaio biográfico), Évora, 2003; Dicionário Biográfico de Notáveis Eborenses, Évora, 2004; Évora – cidade esotérica e misteriosa, Lisboa, 2005; Évora – das invasões napoleónicas à resistência patritótica (1807-1808), ed. CME, 2008; [Para publicação: Fotobiografia de Estrela Faria (artistaplástica eborense)]. Colaborou com várias centenas de “entradas” no Dicionário Cronológico de Autores Portugueses, organizado pelo Instituto Português do Livro e das Bibliotecas.

Joaquim Palminha Silva faleceu em Évora no dia 15 de Novembro de 2015.

https://www.cm-evora.pt/municipe/evora/personalidades-ilustres/


Sem comentários:

Enviar um comentário