segunda-feira, 1 de julho de 2019

Exposição "Arquitetura do Vazio", de Rob Monaghan


Inauguração: 6 de Junho às 18h
Fim do Evento: 12 agosto
Localização: Palácio do Barrocal INATEL

Exposição de Rob Monaghan com Phyllis Akinyi (performance de vídeo) e Miguel Noya (paisagem sonora) 
De 6 de  Junho a 12 de Agosto 2019
Inauguração: 6 de Junho às 18h
18h30: espetáculo/performance de dança com flamenco de Nyar Kakan com Stefan Jarl
Rob Monaghan (Irlanda) veio a Portugal para estudar o impacto ambiental na paisagem pelas indústrias de pedreiras de mármore na região de Estremoz, mas foi imediatamente seduzido pelos sítios abandonados e pela recuperação lenta da natureza nesses espaços. Ajudar Rob Monaghan a criar a sua narrativa nas pedreiras foi o video, fotografia e a recuperação dos objetos encontrados.
Um destaque desta exposição é o vídeo da bailarina Phyllis Akinyi (Dinamarca) dançando num lago de pedreira. Miguel Noya (Venezuela) compôs a paisagem sonora para este vídeo e define um tom sensorial para a exposição.
No âmbito da inauguração desta exposição vai decorrer um espetáculo/performance de dança com flamenco (6 de junho - 18h30) de Nyar Kakan com Stefan Jarl.
I CONTAIN MULTITUDES é um espetáculo​ em que o flamenco é combinado com mistérios da África Oriental, rituais ancestrais e paisagens sonoras eletrónicas escandinavas. É um tributo às identidades multiculturais. É coreografado por Phyllis Akinyi e interpretado por Akinyi ao lado do percussionista Stephan Jarl. Com raízes quenianas e dinamarquesas, Akinyi investiga a sua própria vida, e busca uma expressão autónoma na qual a tradição encontra o contemporâneo.

Sem comentários: