sexta-feira, 3 de novembro de 2017
quarta-feira, 1 de novembro de 2017
Évora anuncia intenção de se candidatar a Capital Europeia da Cultura em Paris
"Pretendemos, nesta primeira fase, mostrar que Évora reúne as condições para poder vir a ser Capital Europeia da Cultura e que estamos empenhados em preparar uma candidatura vencedora", realçou o presidente do município.
A cidade de Évora vai anunciar oficialmente a sua intenção de se candidatar a Capital Europeia da Cultura em 2027, na quinta-feira, no Salão Internacional do Património Cultural, em Paris, França, revelou hoje o presidente do município.
“É o local internacional mais adequado para anunciar a intenção”, porque “é o maior salão mundial de património”, com “ligações à UNESCO e a cidades com história e tradição cultural”, afirmou à agência Lusa o presidente da Câmara de Évora, Carlos Pinto de Sá.
A apresentação da intenção de candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura em 2027, que faz parte do programa definido por uma comissão executiva, consiste numa conferência sobre o projeto, a qual está marcada para as 15:00 (hora local), integrada na programação do certame.
O autarca disse esperar que “uma parte dos responsáveis dos cerca de 200 expositores” do certame, que têm “influência na cultura mundial”, possa assistir à conferência, onde será feito o anúncio oficial e divulgadas “as potencialidade” da cidade alentejana.
“Pretendemos, nesta primeira fase, mostrar que Évora reúne as condições para poder vir a ser Capital Europeia da Cultura e que estamos empenhados em preparar uma candidatura vencedora”, realçou o presidente do município.
Pinto de Sá observou que o processo “exige uma preparação muito significativa”, sublinhando que Évora tem “todos os ingredientes necessários para que possa ser aprovada como Capital Europeia da Cultura”.
“Estamos a preparar a candidatura e só depois de elaborada e avaliada é que será decidida” a sua concretização, notou, indicando que, de acordo com o calendário europeu, a decisão sobre a Capital Europeia da Cultura em 2027 será tomada cinco anos antes, em 2022.
O autarca adiantou que, após esta primeira apresentação internacional, será feita, brevemente, na cidade, uma cerimónia sobre a intenção de candidatar Évora a Capital Europeia da Cultura em 2027.
A comissão executiva integra, além do município, a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Alentejo, Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, Direção Regional de Cultura do Alentejo, Fundação Eugénio de Almeida e a Universidade de Évora.
O centro histórico de Évora comemora este ano o 31.º aniversário da classificação como Património Mundial, pela Organização das Nações Unidas, para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
Informação retirada daqui
segunda-feira, 30 de outubro de 2017
Exposição de pintura "Partilhar o Jazz"
Horário: 18h
Evento: 04 novembro
Localização: Hotel Mar D'Ar Aqueduto
Os Hotéis M'AR De AR e o pintor XicoFran, em colaboração com a Yori By Sónia Soares e a Capote’s Emotion, têm o prazer de o convidar a estar presente na inauguração da Exposição de Pintura "Partilhar o Jazz", que decorrerá no dia 4 de Novembro de 2017, pelas 18h, na Galeria do Hotel M'AR De AR AQUEDUTO. Neste evento será apresentada a linha de roupa feminina da marca Yori, baseada nos padrões das obras do pintor, assim como os Capotes Emotion que se associaram a este projeto. Iremos também poder assistir a uma intervenção do reconhecido artista Fernando Pereira, “Lord of the Voices”, e a interpretação de um solo de jazz pela Daniela Casimiro, intérprete de Dança Contemporânea.
Org: M'AR De AR Aqueduto
Contactos: 266740700 | geral@mardearhotels.com | http://www.mardearhotels.com/noticias/inauguracao-da-exposicao-partilhar-o-jazz/
APOIOS: Camara Municipal de Évora
Entrada livre
Informação retirada daqui
Nathalie - Fado
Horário: 21h30
Evento: 04 novembro
Localização: Teatro Garcia de Resende
Nathalie não é estilismo ou arremedo globalizante: a fadista vive nos Estados Unidos e foi lá que o fado a apanhou, quando contava apenas 13 anos, prova de que há de facto uma razão para que este património tenha sido distinguido pela UNESCO - é que a sua dimensão é de facto universal. Carlos do Carmo, um dos grandes impulsionadores deste reconhecimento internacional do fado, aliás, viu também algo de especial em Nathalie, voz que tem feito questão de ter ao seu lado em vários concertos.
Org: UGURU | Câmara Municipal de Évora
Contactos: www.uguru.net
Informação retirada daqui
4º Festival de Música 2017 | Escola de Artes da Universidade de Évora
Horário: 21h30
Inicio do Evento: 30 outubro
Fim do Evento: 03 novembro
Localização: Auditórios dos Colégios Mateus d'Aranda e Espírito Santo e Teatro Garcia de Resende
No dia 30 de Outubro tem início a 4ª edição do Festival de Música 2017 do Departamento de Música da Escola de Artes da Universidade de Évora. Esta iniciativa visa, em primeiro lugar, partilhar com a comunidade envolvente o trabalho artístico desenvolvido no Departamento de Música; por outro lado, contribui para potenciar intercâmbios, com entidades externas e proporcionar aos estudantes envolvidos oportunidades para se apresentarem em público. A presente edição foca particularmente as formações de conjunto alargado do Departamento de Música: Orquestra clássica, Orquestra de jazz, Orquestra de sopros e Coro, sob a orientação dos docentes Kodo Yamagishi, Claus Nymark e Yan Mikirtumov. Inclui, igualmente, obras em estreia; a primeira, Quatro Poemas de Christopher Bochmann, sobre textos de José Alberto Machado, consubstancia uma frutífera colaboração artística entre docentes de diferentes unidades orgânicas da Universidade de Évora; e de salientar, neste contexto, a participação da soprano Lara Rainho, ex-aluna do Departamento de Música. A segunda, Missa de Alcaçus, de Danilo Guanais, traduz-se num intercâmbio internacional efetivo entre a nossa Universidade, as Universidades Federais de Campina Grande e Rio Grande do Norte (Brasil) e ainda o Coro Loiret's Singers (França). A organização do festival é do Departamento de Música da Escola de Artes da Universidade de Évora, sob a coordenação da docente Liliana Bizineche.
Org: Departamento de Música da Escola de Artes da UÉ
APOIOS: CME | CENDREV
Contactos: 266760260 | mbcorr@uevora.pt | www.eartes.uevora.pt
Entrada livre na UÉ e bilhetes à venda no local para o Teatro Garcia de Resende
Informação retirada daqui
Concerto “Missa de Alcaçus”
Integrado no Festival de Música 2017 da Escola de Artes da Universidade de Évora Concert - Integrated into the Music Festival 2017 - School of Arts, University of Évora
Horário: 21h30
Evento: 03 novembro
Localização: Teatro Garcia de Resende
Estreia em Portugal a Missa de Alcaçus (1996,revisada em 2016) do compositor brasileiro Danilo Guanais que será apresentada em Évora numa versão para solistas, coro, percussão e piano. Em Maio deste ano foi ouvida pela primeira vez em Nova York na famosa sala de concertos de Carneggie Hall na direção do Maestro Vladimir Silva.
A Missa inaugura o seu atual estilo de composição, que ele próprio defina como uma renovação da estética Armorial que propõe a criação de uma arte erudita com base na Cultura Popular do Nordeste brasileiro. É este o objetivo do compositor brasileiro que sonha realizar obras que expressam musicalmente as suas convicções sobre a presença do homem como parte de uma comunidade que crê e que professa a sua fé coletiva.
A Missa faz parte de um conjunto de obras entre os quais Sinfonia nº1, Paixão segundo Alcaçus e concluirá com a Stabat Mater prevista a estrear este ano.
O concerto tem como protagonistas internacionais o Maestro Vladimir Silva, solistas, pianista e o coro Loiret’s Singers da França que vai juntar-se ao coro dos alunos e de percussão do Departamento de Música da Escola de Artes.
Uma obra a não perder nos 45 minutos de música a encher o palco do Teatro eborense.
Os bilhetes à venda no local.
Participantes:
Maestro Vladimir Silva (Brasil)
Julie Cássia Cavalcante (soprano)
Luís Carlos Figueiras barítono (Portugal)
Regiane Yamaguchi piano (Brasil)
Bruno Domingos, David William e Rodrigo Oliveira percussão
Coro Loiret’s Singers (França) Elodie Bigé, Marie-Lou Vinchon, Emmanuelle Bardet, Laure Crotte e Patricia Felix (sopranos); Alice Legroux, Chérryl Nagot, Danièle Rossi et Annie Delbecq (altos); Eric Flandry, Mahmoud Idir, Steeve Place, Alexis Marie (Tenors) e Gérad Barbier,Yannick Nagot et Nicolas Vicquenault (baritono-baixos) e Maria das Graças Medina Arrais (Brasil)
Maestro: Yan Mikirtumov
Org: Universidade de Évora - Departamento de Música
Parceria: CENDREV
Apoio: Câmara Municipal de Évora
Preços: Normal: 6 € Sindicato dos Professores da Zona Sul (SPZS): 4€ Descontos 50%: Cartão Estudante, + 65 anos, Reformados/Pensionistas; Funcionários da C. M. Évora, Crianças até aos 12 anos: 3 Euros Preço para Grupos Escolares e outros (para mais de 12 pessoas): 3 Euros
Cartão PassaporTeatro (estudante): 3 Euros
Cartão Passaporteatro Sénior: (Assinatura Anual)
Informação retirada daqui
18º Encontro Internacional de Arte Jovem - Évora 2017
Fim do Evento: 01 novembro
Localização: Paços do Concelho | Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo | Igreja do Salvador | INATEL | Teoartis galeria
Exposição das obras do 18º Encontro Internacional de arte Jovem - ÉVORA 2017 - fase de concurso. Exposições individuais de participantes premiados. 3ª Exposição Internacional de Artistas e Professores de Arte.
18th International Youth Arts Meeting. Exhibition of works - contest.
Individual exhibitions of award-winning participants. 3rd International Exhibition of Artists and Art Teachers.
Org: Teoartis galeria
Contactos: 266702736 | teoartis.galeria@gmail.com
Parceria e apoio: Câmara Municipal de Évora, apoio Fundação Eugénio de Almeida, Direcão Regional de Cultura do Alentejo, Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo
domingo, 29 de outubro de 2017
Antigo Palácio dos Condes de Sortelha (Atual Câmara Municipal)
Do primitivo edifício, cujos fundamentos vêem do tempo de D. Afonso V com outorga de parte do castelo velho ao seu escrivão de puridade Nuno Martins de Silveira, em Setembro de 1450, pouquíssimo escapou ao camartelo urbanístico dos finais do séc. XIX, quando da adaptação da casa a Paços do Concelho, segundo compra determinada em 1881 pelo então presidente do Município, Conselheiro José Carlos Gouveia. O descendente do donatário, D. Luís da Silveira, 1.° Conde de Sortelha (1481-1534), foi guarda-mor de D. João III, diplomata e guerreiro consumado nos lugares de África, em Tânger, Arzila e Azamor, além de poeta do Cancioneiro Geral, de Garcia de Resende. Em 1606, no tempo do 3.° e último conde D. Luís da Silveira, guarda-mor de Filipe II, de Portugal, parte da moradia situada na banda Norte alienada, deu lugar ao Convento de S. Salvador, ficando, todavia, o edifício ainda com proporções majestosas. Nele continuaram a viver descendentes deste titular, como sua filha segundogénita D. Madalena de Lencastre, senhora de Sortelha, do condado de Vila Nova de Portimão e 2.ª Condessa de Figueiró, e o célebre arcebispo Primaz de Braga cardeal D. Veríssimo de Lencastre.
De merecimento arqueológico subsiste, no imóvel, uma bela sala térrea, servindo de Arquivo Municipal, de planta circular, com abóbada nervurada, em ogivas enlaçadas por bocetes de intenção geométrica ou naturalista, de alvenaria. Os artezões, de aresta viva, emoldurados, rompem de friso misulado, com volutas de enrolamento. É obra da Renascença Clássica, de c.ª 1560. Na mesma sala existem, também, dois portados de cantaria, do estilo gótico, lanceolados e constituídos por três meias canas rompentes da soleira. São restos arcaicos do tempo de D. Afonso V ou de D. João II. Sobrepujantes, em relevo, urnas e vasos engrinaldados, da época da cobertura. A dependência anexa, rectangular, tem tecto de barrete de clérigo centrado por chave brasonada com as três faixas (?) dos Silveiras. Do recheio antigo da Municipalidade, poucos objectos artísticos subsistiram às contingências e evoluções dos tempos e dos gostos humanos. Apontam-se os seguintes: BANDEIRA - Tecida sobre damasco vermelho, com a efígie de Geraldo Sem Pavor e uma cabeça de mouro por terra, de seda pintada e bordada a matiz, ouro, prata e lantejoulas.
A figura equestre, de armadura e espada erguida, é recorte de pano antigo, com características dos fins do séc. XVI. Em bordadura inferior, a legenda bordada e dourada: PERPETUAE + LAVDIS + DAT + MONVMENTA + TIBI + . Na outra face, também aplicado, o escudo da Casa Real Portuguesa. BATALHA DO SALADO - Tábua de madeira de carvalho, representando os reis D. Afonso IV de Portugal e Afonso XI de Castela, com suas comitivas lutando contra os exércitos mouriscos em 30 de Outubro de 1340. Pintura do período maneirista de c.ª 1600, de autor eborense anónimo, que pertenceu ao altar de N.ª S.ª da Vitória, erecto na Igreja de S. Vicente, do padroado do Município Eborense. Alt. 1,10 x larg. 1,22 m (1). Existem três núcleos de cadeiras de merecimento, a saber: Grupo de cinco cadeiras de castanho, costas altas de couro repuxado, com predomínio de albarradas e anjos floreiros. Pregaria de latão, e tabelas axiais de vieiras frontais. Peças do estilo barroco. Séc. XVII. Foram restauradas recentemente. Alt. 120 x larg. 0,53 m. (Gabinete do Presidente). Seis cadeiras de nogueira, com braços e espaldar esculpidos por palmetas, ornatos e vieiras estilizadas. Pernas recurvas e pés de garra. Costas e fundos estofados. Uma delas tem variantes na obra de talha e conserva pregaria aguda no espaldar. Estilo D. João V (meados do séc. XVIII). Alt. 1,26 x larg. máx. do assento, 0,63 m. (2). 32 cadeirões de braços e costas altas, de madeira de nogueira esculpida, com predomínio de elementos florais e marinhos - crisântemos, palmetas e conchas estilizadas. Tabelas encruzadas. Fundos modernos de veludo escarlate. Este conjunto, de que fazem parte dois bancos de três assentos, foi feito no séc. XIX, na imitação do estilo rocócó bastardo. Dimensões das cadeiras: Alt. 1,38 x larg. do assento, 0,66 m. Bancos: Alt. 1,16 x comp. 1,86 m. TREMÓ - De madeira de casquinha dourada e marmoreada. O alçado, com espelho e pintura campestre no tímpano, é peça portuguesa do estilo rocócó (2.ª metade do setecentismo) e a mesa é do estilo Luís XVI.
Foi adquirido na década de 1950 aos herdeiros do Comendador António Coelho Vilas Boas, em proveniência do palácio dos Morgados da Mesquita. Alt. total 4,10 x larg. 1,32 m. Peças de prata. SALVA - De prata branca, lisa, de pé alto e moldura lobulada. Armas de Portugal no centro, tendo como timbre o conquistador da cidade - Geraldo Sempavor. Na base a inscrição: HE DA CAMARA DE EVORA Punções de Évora. Marca do prateiro Luís Nunes, 1738. Diâmetro, 0,29 m. ESCRIVANINHA - De prata branca, composta por quatro peças: prato, de secção oval (diâm. máx. 0,26 m.), tinteiro, poeira e campainha. Ornatos de caneluras e tabelas discóides encerrando a efígie de Geraldo Sempavor. Figurinha esculpida, servindo de pega, simbolizando Sertório. Marca do prateiro eborense Alexandre Nunes, 1738. PAR DE CASTIÇAIS - De prata branca, lisa, com base quadrada e hastes cilíndricas, aneladas. Geraldo Sempavor gravado em tabela ovóide. Sem marcas. Séc. XVIII. Alt. 0,12 x 0,12 m. COLECÇÃO METROLÓGICA - A Câmara conserva em seu poder, felizmente, os jogos de aferição dos secos e líquidos da reforma de D. Sebastião, e o marco-padrão de pesos de D. Manuel, de bronze, fundido em Lisboa no ano de 1499, com a marca da cidade de Lisboa - nau e dois corvos - e a legenda de caracteres góticos dispostos em duas linhas concêntricas: O MVITO ALTO + E + EIXELENTISSIMO + REI + DOM + EMANVEL + OPRIMRO + DE + POR TVGAL + ME + MANDOV + FAZER + ANO + DONCMTO + DE + NOSO + SNÕR + IHV + XPO + D + 1499 + Existe outra caixa de pesos de bronze de menores dimensões coetânea, com esta inscrição: ME + MANDO + FAZERE + DOM + EMANVEL + REI + DE + PORTVGAL + ANO + D. + 1499 + Tampa adornada de escudos de Portugal com bordadura de nove castelos: tabela losângica, em pala, das iniciais TR (monograma). Punções de Lisboa: galeão com dois corvos e marca Y coroada. As medidas padrões da reforma de D. Sebastião, moldados no tipo original da Câmara de Lisboa, foram fundidos nesta cidade nos alvores de 1576 dando cumprimento à lei do ano anterior, corroborada pela chancelaria, segundo alvará de 3 de Janeiro assinada por Martim Gonçalves da Câmara.
As duas séries, completas, compõem-se de 12 peças de bronze campanil, constituídas desde o meio quartilho, canadas e almudes aos alqueires e meio-selamim. Estão todas armorejadas com o escudo de Portugal sobrepujados por coroas reais fechadas numa face e na outra por tabelas barrocas de letreiros em baixo-relevo, que dizem: R / SEBAS / TIANVS / I L/V ou apenas em abreviaturas: R / SBTÃ /I L/V 1575 Têm punções de Lisboa e a marca do fundidor; A. S. (3). No murete moderno do varandim do edifício municipal, com face para a Rua de Olivença, a edilidade de 1950 ordenou a reposição do nicho do Senhor Jesus da Consolação, que existia num alçado da cerca do destruído Convento do Salvador do Mundo e que olhava à Carreirinha do Menino Jesus. O antigo, com obra de talha dourada do estilo rocócó de D. João V, metido em lâminas de ardósia, perdeu-se durante a construção do actual edifício dos C. T. T., exceptuando a imagem de madeira populista, do Crucificado, que é a subsistente, no novo lugar. (1) O painel voltou para o seu lugar em 1966. (2) Esta última cadeira, depois de estar largos anos servindo de assento de magistrados do Tribunal da Comarca, foi cedida, em Agosto de 1964, para a capela-mor da ermida municipal de N.ª S.ª de Guadalupe, destinada aos prelados nas cerimónias solenes. (3) As três séries encontram-se, presentemente, expostas nas salas da Comissão Municipal de Turismo, na Praça do Geraldo.
Informação retirada daqui
sexta-feira, 27 de outubro de 2017
Puccini - Árias de Ópera
Horário: 18h
Evento: 29 outubro
Localização: Teatro Garcia de Resende
Org: Câmara Municipal de Évora e CENDREV
Produção: Pedro Pinto
Entradas: 5€
Informação retirada daqui
Raízes
Horário: 21h30
Evento: 28 outubro
Localização: Teatro Garcia de Resende
“Raízes” é um espetáculo de caráter pluridisciplinar que promove o cruzamento de diferentes territórios de expressão (tradicional e contemporâneo), na relação com a comunidade e na redescoberta das memórias do património.
Interpretação: GUILHERME LEAL, FÁBIO BLANCO, NÉLIA PINHEIRO, MARGARIDA BELO COSTA, RANCHO FLOR DO ALTO ALENTEJO
Ficha Artística: Direção | Coreografia NÉLIA PINHEIRO
Bailarinos GUILHERME LEAL, FÁBIO BLANCO, NÉLIA PINHEIRO, MARGARIDA BELO COSTA.
Música - Composição Musical GONÇALO ANDRADE, NÉLIA PINHEIRO
Montagem da Banda Sonora GONÇALO ANDRADE
Figurinos JOSÉ ANTÓNIO TENENTE
Desenho de Luz RAFAEL LEITÃO
Participação especial RANCHO FLOR DO ALTO ALENTEJO
Técnica PEDRO BILOU, FERNANDO DIAS
Fotografias de Cena TELMO ROCHA
Direção de Produção RAFAEL LEITÃO
"Raízes", is a multidisciplinary performance that promotes the intersection between different territories of expression (traditional and contemporary), in the relation with the community and the rediscovery of heritage memories.
Org: COMPANHIA DE DANÇA CONTEMPORANEA DE ÉVORA
Contactos: 266743492 | office@cdce.pt | www.cdce.pt
Produção: CDCE 2017
Coprodução CDCE, CINETEATRO DE ESTARREJA E CENTRO CULTURAL DE ILHAVO
A CDCE é uma estrutura financiada pela República Portuguesa – Cultura | Direção Geral das Artes
A CDCE tem o apoio da Câmara Municipal de Évora
Entradas: 8€ (5€ para jovens e seniores)
Informação retirada daqui
quarta-feira, 25 de outubro de 2017
Subscrever:
Mensagens (Atom)