
“A História do Soldado” é um tema explorado por outros autores, mas na versão de Ramuz, que viveu em Paris antes da Primeira Guerra Mundial, época em que nasceu a sua amizade com o compositor Igor Stravinsky e a quem dedicou esta obra, no ano de 1918, é apresentada através de uma fórmula muito simples e directa. O enredo é entregue a duas personagens: o Soldado, homem simples, que entre os seus parcos haveres possui um violino (que simboliza a sua própria alma), o Diabo que surge no seu caminho, sob diversos disfarces, com o objectivo de lhe comprar a alma. O destino do Soldado nunca será o mesmo e as perdas serão maiores que os ganhos.
A Orquestra do Algarve estreou-se em 2002, tendo sido criada ao abrigo de um concurso nacional promovido pelo Ministério da Cultura, entidade que participa no seu financiamento, e tem como fundadores a Região de Turismo, a Universidade do Algarve, um núcleo de autarquias algarvias e o Governo Civil de Faro. Destinada a dotar a região de um equipamento cultural do mais elevado nível artístico, a Orquestra desenvolve uma acção pedagógica junto das camadas escolares e uma acção formativa profissionalizante de jovens músicos.
Até Maio terá lugar um Concerto Promenade por mês, sendo os próximos: “O Quebra Nozes”, dia 5 de Abril e “Quadros de uma Exposição” dia 3 de Maio.
Os ingressos têm o preço único de 5 euros, as crianças até aos 12 anos têm entrada livre (mediante o levantamento de bilhete). Os jovens até aos 25 anos e os maiores de 65 anos têm um desconto de 50%. As informações e reservas podem ser efectuadas pelo telefone 266 743 133 e os bilhetes estão à venda nos quiosques e tabacarias habituais.
Sem comentários:
Enviar um comentário