sábado, 14 de março de 2009

Dia 15 de Março na Arena d’Évora Concerto Promenade “A História do Soldado”

O Ciclo de Concertos Promenade apresenta “A História do Soldado”, de Igor Stravinsky, no próximo dia 15 de Março, pelas 17 horas, na Arena d’Évora, numa interpretação da Orquestra do Algarve. Os Concertos Promenade são uma organização da Câmara Municipal de Évora, com o patrocínio da Caixa Geral de Depósitos, e são direccionados para crianças e adultos, procurando estimular o conhecimento e o gosto pela música erudita em novos públicos, através da interpretação ao vivo de algumas das mais importantes composições da música clássica.

“A História do Soldado” é um tema explorado por outros autores, mas na versão de Ramuz, que viveu em Paris antes da Primeira Guerra Mundial, época em que nasceu a sua amizade com o compositor Igor Stravinsky e a quem dedicou esta obra, no ano de 1918, é apresentada através de uma fórmula muito simples e directa. O enredo é entregue a duas personagens: o Soldado, homem simples, que entre os seus parcos haveres possui um violino (que simboliza a sua própria alma), o Diabo que surge no seu caminho, sob diversos disfarces, com o objectivo de lhe comprar a alma. O destino do Soldado nunca será o mesmo e as perdas serão maiores que os ganhos.

A Orquestra do Algarve estreou-se em 2002, tendo sido criada ao abrigo de um concurso nacional promovido pelo Ministério da Cultura, entidade que participa no seu financiamento, e tem como fundadores a Região de Turismo, a Universidade do Algarve, um núcleo de autarquias algarvias e o Governo Civil de Faro. Destinada a dotar a região de um equipamento cultural do mais elevado nível artístico, a Orquestra desenvolve uma acção pedagógica junto das camadas escolares e uma acção formativa profissionalizante de jovens músicos.

Até Maio terá lugar um Concerto Promenade por mês, sendo os próximos: “O Quebra Nozes”, dia 5 de Abril e “Quadros de uma Exposição” dia 3 de Maio.

Os ingressos têm o preço único de 5 euros, as crianças até aos 12 anos têm entrada livre (mediante o levantamento de bilhete). Os jovens até aos 25 anos e os maiores de 65 anos têm um desconto de 50%. As informações e reservas podem ser efectuadas pelo telefone 266 743 133 e os bilhetes estão à venda nos quiosques e tabacarias habituais.

Sem comentários: