domingo, 15 de março de 2009

Na Igreja de S. Vicente Exposição “O Espaço do Tempo” de René Coelho


A Fundação Obras apresenta na Igreja de S. Vicente, com o apoio da Câmara Municipal de Évora, uma exposição de fotografia e vídeo intitulada “O Espaço do Tempo”, da autoria do artista René Coelho, que será inaugurada no próximo dia 14 de Março, pelas 17 horas.
Apesar do seu nome português, René Coelho é um artista holandês. O título desta exposição é universal e intrigante: “O Espaço do Tempo”. Em milhares de instantes a exposição mostra o declínio das tulipas, o envelhecimento do rosto do artista e os passos de uma caminhada na natureza.
Antes de René Coelho se dedicar inteiramente às artes visuais, era operador profissional e fotógrafo. Como artista plástico utiliza o tempo/espaço não só tecnicamente, mas muito mais de uma maneira artística e filosófica. Ao deixarmos a noção de tempo marcado por um relógio ou calendário entramos num mundo de ilusão, contemplação e meditação. O tempo torna-se maleável.
Num primeiro momento, uma foto é apenas uma imagem de tempo estática, e um vídeo tem uma série de imagens estáticas. Agitando e rearranjando as imagens, René Coelho personaliza o espaço/tempo: expande ou comprime o tempo ou constrói um espaço intemporal.
O arranjo fotográfico e os vídeos de René Coelho comprimem a vida de uma tulipa ou de um ser humano numa percepção de apenas uns minutos. Constroem um novo espaço ao mostrarem um conjunto de detalhes aleatórios da natureza sob os seus pés quando passeia pela casa. Põem o espectador numa máquina do tempo, convidando-o a percorrer uma parede de fotografias.
O número de imagens que o artista apresenta nesta exposição é avassalador: alguns milhares. Mas deverão ser vistas como pinceladas de um pincel, pixéis de uma imagem, folhas de uma árvore: juntas mostram o tempo/espaço que fascina o artista.
René Coelho parece um pintor cuja tinta, pincel e tela são o tempo, o movimento e o espaço.
Esta mostra estará patente ao público até ao dia 12 de Abril, com o seguinte horário: terça a sexta-feira das 11:00 às 13:00, e das 15:00 às 19:00; sábados, domingos e feriados funciona só no período da tarde.

-

Sem comentários: