O artista plástico moçambicano Malangatana Valente Ngwenya vai receber o diploma Honoris Causa pela Universidade de Évora no próximo dia 11 de Fevereiro, anunciou o pintor.«A 11 de Fevereiro vou receber um diploma Honoris Causa pela Universidade de Évora», disse Malangatana, numa entrevista ao jornal O País, editado em Maputo.
Na entrada do novo ano, o artista mais consagrado nas artes plásticas em Moçambique assegurou que marcaria «o primeiro quadro de 2010», provavelmente, «o último» da sua carreira.
«Vou tentar marcar o primeiro quadro de 2010, que se calhar será o meu último quadro, porque a idade não perdoa», disse Malangatana, que em Junho comemora 74 anos.
«Planos para mim não tenho, mas já me fizeram planos para 2010. Sei e tenho a certeza de que vai ser um ano de muitas realizações», afirmou.
Um dos mais conceituados pintores africanos da actualidade, Malangatana Valente Ngwenya recebeu, no ano passado, o título de doutor Honoris Causa em arte, comunicação e linguagem pela Universidade Politécnica de Moçambique.
A universidade justificou a atribuição do diploma com o reconhecimento das obras do pintor, que é igualmente escultor, poeta, dançarino, cantor e contador de histórias, «homem com uma inestimável dimensão humana e de cidadania, artista que projecta Moçambique além-fronteiras, professor de arte e de ‘estórias’, sobretudo para crianças».
Nascido em Matalane, arredores de Maputo, Malangatana Valente Ngwenya está representado em museus, galerias e colecções particulares em todo o mundo.
Lusa / SOL
Sem comentários:
Enviar um comentário