terça-feira, 18 de agosto de 2009

Candidatos do PSD às eleições legislativas pelo distrito de Évora






ÉVORA


CANDIDATOS
1. Luís Capoulas
2. Sónia Ferro
3. Josué Bacalhau



SUPLENTES
1. Nuno Rato
2. Ana Garcia
3. Ricardo Videira




Luís Capoulas
Luís Capoulas
60 anos
Engenheiro Electrotécnico

Identificação

Nome: Luís António Damásio Capoulas

Data e Local de Nascimento: Montemor-o-Novo, 60 anos.

Habilitações Literárias: Licenciatura em Engenharia Electrotécnica pelo Instituto Superior Técnico (1971).

Actividade Profissional

1975-1984 – Quadro Superior da Federação de Municípios dos Distritos de Évora e Portalegre;

1984-1990 / 1995-2002 – Director e Assessor de Administração em empresa do Grupo EDP;

2005-(…) – Empresário agrícola.

Actividade Política

- 1982-1985 – Vereador na Câmara Municipal de Évora;

- 1985-1987 - Deputado à Assembleia da República e presidente da Comissão Parlamentar de Agricultura;

- 1987-1990 – Deputado à Assembleia da República;

- 1990-1991– Secretário de Estado da Alimentação do XI Governo Constitucional;

- 1991-1995 – Secretário de Estado dos Mercados Agrícolas e Qualidade Alimentar do XII Governo Constitucional;

- 2002-2005 – Governador Civil do Distrito de Évora.

PSD - Linhas Gerais do Programa Eleitoral para as eleições legislativas

1 . O Programa Eleitoral do PSD tem como objectivo a apresentação das orientações políticas que, merecendo a confiança dos Portugueses, seguiremos quando formos chamados a formar Governo. O Programa Eleitoral do PSD faz escolhas para transformar Portugal. Mais do que ganhar eleições temos que ganhar o País. Daí que as nossas escolhas incidam sobre o que entendemos que pode e deve ser feito para que o País se aproxime do pelotão da frente dos seus parceiros da União Europeia.

As nossas propostas políticas são ambiciosas. Ambiciosas porque queremos renovar a esperança dos Portugueses e porque sabemos que, para essa renovação, é preciso cumprir todas e cada uma das propostas que apresentamos. E é necessário cumpri‐las no prazo de uma legislatura.
Não podemos continuar a hipotecar o futuro dos Portugueses, sobretudo das novas gerações. Temos que os envolver e mobilizar neste processo de transformação de Portugal.

Defendemos uma Política de Verdade e estamos convictos de que só assim combateremos eficazmente a crise e transformaremos Portugal. É com esse objectivo que apresentamos as nossas prioridades políticas, permitindo aos Portugueses uma escolha livre e esclarecida, neste momento importante da nossa vida colectiva.

Recusamos, por isso, o facilitismo dos programas anunciados como catálogos de promessas, algumas agora, de novo, revisitadas mas nunca cumpridas.
Rejeitamos, também, a opção por um manifesto idealista sobre tudo o que gostaríamos de ter, gerador de ilusões e que se esfuma perante o primeiro embate com a realidade.



2. Portugal confronta‐se hoje com uma das crises mais graves desde que se tornou num País democrático. Esta crise é, porém, diferente das outras – mais complexa, mais ampla e mais profunda. É, antes de mais, uma crise estrutural, interna, em que é a própria independência económica do País que está em causa.
É uma crise mais complexa porque nos atinge num momento em que as soluções anteriores, de integração europeia, só por si já não bastam. É mais ampla porque enfrenta uma conjuntura internacional grave. E é mais profunda porque não é apenas uma crise económica – é também uma crise social, uma crise decredibilidade da política, uma crise de confiança na justiça, uma crise que encontrou o Governo numa situação de divórcio com as diversas classes profissionais, depois de quatro anos de confrontos e humilhações inúteis.

O País encontra‐se numa encruzilhada: ou reforçamos a democracia, credibilizamos a política e adoptamos as medidas correctas para sairmos da crise em condições de reiniciar o crescimento económico e a convergência com a Europa, com mais justiça social; ou insistimos nos mesmos erros políticos e a crise adensar‐se‐á, tornando‐nos progressivamente mais pobres, com a própria
estabilidade social e política ameaçada. Sabemos, os Portugueses sabem, que é possível fazer muito mais. Que é necessário, sobretudo, ter um olhar mais atento por quem mais precisa. Sabemos que é necessário ouvir os Portugueses e o PSD ouviu‐os. Agora, é tempo de fazer.
A actual situação não é uma fatalidade. Ela é fruto das promessas apresentadas em catadupa e não cumpridas, de iniciativas avulsas sem uma visão estratégica adequada, da propaganda ofuscante e do condicionamento das liberdades ou, ainda, de “atirar” dinheiro para cima dos problemas, endividando ainda mais o País. A actual situação é o resultado de uma política de duplicidade e de fingimento. Precisamos de políticas correctas, de prioridades claras e de soluções exequíveis.
3 É importante definir prioridades e afirmar sem receios onde é necessário romper com os erros do passado. Há que ser transparente nas escolhas políticas. De pouco adianta prometer fazer tudo ao mesmo tempo. É, sobretudo, com todos os Portugueses que vamos conseguir alterar o actual estado das coisas. E só uma Política de Verdade é compatível com a afirmação clara das prioridades.

São quatro as nossas prioridades:
• Economia. Criar condições para aumentar o emprego e para melhorar a competitividade das empresas são os nossos objectivos centrais. Recuperar a competitividade, retomar o crescimento e a convergência com o pelotão da frente da União Europeia são premissas não só para atingir aqueles objectivos, como para pôr em prática estas nossas políticas.
• As Questões Sociais e a Solidariedade. Aumentar a coesão social – que passa também por uma maior acessibilidade aos serviços de saúde – é fundamental, a par da necessidade imperiosa de se acudir aos problemas mais prementes da pobreza e das desigualdades. Prioritárias são as pessoas. Não nos serve um desenvolvimento que não se alicerce no bemestar social.

• Justiça e Segurança. Recuperar a confiança no sistema judicial e garantir a sua eficácia é uma das metas do PSD para a próxima legislatura. Trata‐se de um investimento decisivo, sob pena de todo o tecido social e económico se esboroar. A justiça é o primeiro pilar da garantia e defesa das liberdades. Na segurança é fundamental o reforço da autoridade do Estado, uma efectiva política de prevenção e a melhoria da coordenação dos meios de combate à criminalidade. Sem segurança não há liberdade.

• Educação. A educação é a base do livre desenvolvimento da pessoa, o alicerce de todo o nosso desenvolvimento económico, social e cultural. O combate ao facilitismo e a recuperação do prestígio dos professores serão linhas mestras do nosso programa de acção.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

ESTÁGIOS PROFISSIONAIS NA ADMINISTRAÇÃO LOCAL

Número de Estágios por habilitação e área funcional de oferta:
O número de estágios é de três (3), sendo:
- um (1) Engenharia Civil(nível V);
- um (1) Arquitectura Paisagista (nível V);
- um (1) Educação e Formação (nível V)

Publicado nos jornais "Público" e "Diário do Sul" dia 7 de Agosto de 2009.

Data de início de Candidaturas: 07/08/2009
Data de fim de Candidaturas: 21/08/2009

Qualquer esclarecimento poderá ser obtido através dos seguintes contactos:
Divisão de Recursos Humanos e Formação
Praça de Sertório - 7004 - 506 Évora Codex
Telef.: +351 266777000 Fax: +351 266702950
Email: cmevora@mail.evora.net


(de preenchimento obrigatório)
Programa de Estágios Profissionais na Andminstração Local - 3ª edição
Número de Estágios por habilitação e área funcional de oferta:
O número de estágios é de três (3), sendo:
- um (1) Engenharia Civil(nível V);
- um (1) Arquitectura Paisagista (nível V);
- um (1) Educação e Formação (nível V)

Publicado nos jornais "Público" e "Diário do Sul" dia 7 de Agosto de 2009.

Data de início de Candidaturas: 07/08/2009
Data de fim de Candidaturas: 21/08/2009
Destinatários:
Jovens entre os 18 e os 30 anos, possuidores de licenciatura (nível V) ou bacharelato (nível IV), recém-saídos do sistema de educação à procura do 1º emprego ou desempregados à procura de novo emprego.

Número de Estágios por habilitação e área funcional de oferta:
O número de estágios é de três (3), sendo:
- um (1) Engenharia Civil(nível V);
- um (1) Arquitectura Paisagista (nível V);
- um (1) Educação e Formação (nível V)

Duração: 12 Meses

Local de realização: Os estágios decorrerão em Évora, nas diversas instalações da Câmara Municipal de Évora

Métodos de selecção: Avaliação curricular; Entrevista profissional de selecção.

Oferece-se: Bolsa de estágio no valor de 900 € mensais (correspondente a dois salários mínimos nacionais); Subsídio diário de refeição no valor de 4,27€ (igual ao valor fixado para os trabalhadores da Administração Pública); Seguro de acidentes pessoais

Formalização das Candidaturas: As candidaturas são formalizadas obrigatoriamente utilizando o formulário próprio para este efeito que se encontra disponível nos seguintes sítios: www.dgaa.pt; www.cm-evora.pt; www.bep.gov.pt. Juntamente com o formulário de candidatura, devidamente preenchido e assinado, o candidato deve enviar o Curriculum vitae.

Prazo de formalização das candidaturas: As candidaturas deverão ser formalizadas no prazo de 10 dias úteis a contar da data de publicitação desta oferta pública de estágio nos jornais “Público” e “Diário do Sul”.

Envio das Candidaturas: As candidaturas deverão ser entregues pessoalmente na Divisão de Gestão de Recursos Humanos, de 2ª a 6ª entre as 9h00 e 12h30 e entre as 14h00 e as 17h30, ou enviadas pelo correio, em carta registada com aviso de recepção, para: Câmara Municipal de Évora – Divisão de Gestão de Recursos Humanos – Praça de Sertório, 7004-506 Évora.

Informações complementares: Os interessados poderão obter informações complementares mediante consulta aos sítios da Direcção-Geral das Autarquias Locais, da Bolsa de Emprego Público ou da Câmara Municipal de Évora, e ainda telefonicamente junto da Divisão de Gestão de Recursos Humanos da C.M. Évora através do telefone 266 777 000.

Nota: Serão excluídos os candidatos que anteriormente tenham frequentado Estágios PEPAL ou PEPAP na mesma área funcional ou nível.

domingo, 16 de agosto de 2009

1 de Maio de 1974: manifestação no Rossio


Autor Carlos Tojo
Data Fotografia 1974-05-01 -
Legenda 1 de Maio de 1974: manifestação no Rossio
Cota AC - Propriedade Arquivo Fotográfico CME

sábado, 15 de agosto de 2009

Equipa de peritos já está em Évora a investigar queda de avião

Uma equipa do dois peritos técnicos já está a analisar os destroços do avião bimotor de uma empresa de paraquedismo que se despenhou sexta-feira num bairro periférico de Évora.

Perante alguns agentes da PSP, que fizeram vigilância aos destroços da aeronave durante a noite de sexta-feira e madrugada de hoje, e a curiosidade de alguns moradores do bairro de Almeirim, que já se concentram no local, os dois peritos do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves (GPIAA) encontram-se a a observar e a recolher peças do aparelho. A queda do avião provocou a morte de duas pessoas: o piloto e dono da empresa, de 39 anos, e um paraquedista de 30.

O avião da SkyDive, empresa de paraquedismo sediada no Aeródromo Municipal de Évora, a menos de um quilómetro de distância do bairro de Almerim, despenhou-se pouco depois das 19h00 de sexta-feira numa rua daquela urbanizaçao, depois de "raspar" num prédio. No meio dos destroços que se encontram carbonizados no chão, a cauda do aparelho é a parte mais perceptível, por ter ficado menos destruída.

As autoridades avançaram sexta-feira à noite que tanto a casa mais atingida no exterior pelo incêndio e explosão do aparelho como a seguinte eram habitadas, mas os moradores não estavam presentes na altura da queda por se encontrarem de férias.

O proprietário de uma das residências tinha-a disponível para aluguer. Manuel Guerra, de 70 anos, pai da proprietária de uma das moradias (que estava de férias com a família no Algarve) estava em Évora quando foi alertado para o sucedido pela próprio genro.

"Eles é que me avisaram porque eu não sabia de nada. Até julguei que estavam a brincar comigo quando me disseram que estava tudo queimado e havia um avião despenhado", disse.

Os destroços, segundo o comandante Lima Bastos, serão "ainda hoje" transportados para o parque da Câmara Municipal, estando já técnicos da autarquia no terreno a proceder a algumas operações.

Segundo revelou hoje o director do aeródromo municipal o avião da empresa de paraquedismo SkyDive já tinha uma avaria no motor esquerdo antes do acidente. O comandante Lima Bastos disse que durante o voo que acabou no acidente, o piloto do avião comunicou aos paraquedistas que transportava que havia uma "emergência" tendo estes efectuado o salto.

O director do Aeródromo Municipal de Évora, que é também investigador profissional de sinistros com aeronaves, revelou poder já adiantar, contudo, que "houve uma falha de motor". "Como há testemunhas e vários elementos, já poderei pelo menos adiantar que houve uma emergência em voo. Os pára-quedistas saltaram todos e o avião veio em emergência até à pista, com o motor fora de serviço".

Depois, na aterragem, continuou, o piloto do bimotor Beechcraft 99 terá tido "algumas dificuldades" e "o avião 'borregou', ou seja, recolheu o trem e voltou a voar". "Mas, só com aquele motor [o direito a funcionar], aconteceu o que aconteceu", disse, frisando ser "nítido", pelas "hélices do motor esquerdo", que se encontram no meio dos destroços, que "o motor parou".

O comandante Lima Bastos declarou sexta-feira à noite aos jornalistas que o piloto da aeronave que se despenhou no Bairro de Almeirim, a menos de um quilómetro do aeródromo, tinha efectuado uma "manobra proibida" naquela infra-estrutura aeronáutica, ao percorrer toda a pista e virar o aparelho à esquerda. Esse procedimento está proibido no aeródromo, em algumas descolagens, devido à proximidade de casas e do próprio Bairro de Almeirim, explicou na altura, recusando, ainda assim, atribuir a essa manobra a causa do acidente.

Questionado hoje pelos jornalistas, o comandante Lima Bastos manteve que tal manobra é proibida e insistiu que "nunca" culpou o piloto, o qual qualificou como "muito bom". "Tem a falha do motor, vai pela esquerda, o motor [direito] tem mais força de um lado do que do outro e o avião tende a ir para" a direita, precisou.

"Só com um motor, uma pessoa tem dificuldade em manobrar o avião, de seguir em frente, e terá tido o azar de vir nesta direcção [do bairro]", concluiu. O mesmo responsável comparou também este sinistro com o do antigo primeiro-ministro Francisco Sá Carneiro, que morreu a 04 de Dezembro de 1980 quando o avião em que seguia se despenhou em Camarate.

"O caso de Sá carneiro é exactamente isto. O avião descola, tem a falha do motor, vai pela esquerda e acaba no bairro de Camarate. Neste caso é a mesma coisa", opinou.

Viagem audioguiada à história de Évora


Évora Monumental:

101 - Porta de D. Isabel - (Versão para crianças - 201)
103 - Termas Romanas - (Versão para crianças - 202)
104 - Templo Romano - (Versão para crianças - 203)
106 - catedral - (Versão para crianças - 204)
108 - Praça de Giraldo - (Versão para crianças - 205)
110 - Igreja de S. Francisco - (Versão para crianças - 206)
111 - Igreja da Graça - (Versão para crianças - 207)
112 - Porta de Moura - (Versão para crianças - 208)
113 - Universidade - (Versão para crianças - 209)
114 - Porta do Moinho de Vento - (Versão para crianças - 210)

Idiomas: Português, English, Français, Castellano

Distância do percurso: 2500m | Tempo estimado de duração: 1.5H

Avião mata duas pessoas ao cair no bairro de Almeirim

A queda de um avião da escola de pára-quedismo de Évora Skydive matou ontem o dono da empresa, Eddy Resende, de cerca de 40 anos, e João Silva, de 30, instrutor da mesma escola. A aeronave, ao que tudo indica por problemas mecânicos, caiu a pique e explodiu ao embater num prédio do bairro residencial de Almeirim, pouco depois de ter largado um grupo de pára-quedistas.

O acidente, ocorrido às 19h08, só não provocou uma enorme tragédia entre os moradores porque o piloto (Eddy Resende) conseguiu evitar a colisão do aparelho - um bimotor Beech 99 com capacidade para 20 pára-quedistas - contra as moradias. O avião bateu apenas com uma asa num prédio, provocando estragos nas paredes na sequência do incêndio e explosão.

Por sorte não havia carros estacionados na rua nem moradores. Das duas casas atingidas, uma estava desocupada e os proprietários da outra estão, segundo os vizinhos, de férias. "Não estava ninguém. Nós escapámos por milagre porque a esta hora costumamos parar aqui o carro", disse Engrácia Pinho, moradora numa casa paredes meias com as atingidas pelo avião.

Luís Matos, também morador no bairro localizado a poucas centenas de metros do aeródromo municipal, ainda viu o avião no ar. "Largou pára-quedistas e minutos depois ouvi o estrondo. Foi uma queda a pique".

O responsável do aeródromo de Évora, Lima Bastos, confirmou ao nosso jornal que a aeronave tinha a bordo dois pilotos, estando a ser pilotada pelo dono do avião.

"Levantou voo e lançou alguns pára-quedistas. Quando se preparava aterrar, passou sobre a pista e fez um ângulo de 180 graus para parar na pista inversa, tendo então passado sobre o bairro e caído", explicou.

A governadora civil de Évora, Fernanda Ramos, lamentou as duas mortes. Referiu ainda que o acidente não causou estragos no interior das moradias.

No local estiveram 29 bombeiros de três corporações.

Alexandre M. Silva

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

O Comércio Está na Rua

O COMÉRCIO ESTÁ NA RUA
As lojas do Comércio Tradicional de Évora vão estar abertas até às 22h30

SEXTA-FEIRA
PRAÇA DO GIRALDO
das 20h00 às 23h00

14 Agosto - música DJ Mendoza
4 Setembro - música popular portuguesa Artur Barroso



quinta-feira, 13 de agosto de 2009

POLÍTICAS DE CONSERVAÇÃO E GESTÃO DO CENTRO HISTÓRICO DE ÉVORA

Centro Histórico de Évora - Enquadramento

Em termos históricos, conhecem-se vestígios da ocupação humana na cidade ou arredores desde o paleolítico superior, embora no neolítico tivesse sido palco de grandes movimentações humanas testemunhadas por centenas de monumentos megalíticos.

O Município latino foi formado no ano 59 A.C., pelo Imperador César Augusto, com o nome de Liberalitas Julia.

Após a colonização romana, foi ocupada pelos árabes durante cerca de 5 séculos, tendo sido conquistada definitivamente pelo guerrilheiro cristão Giraldo Sem Pavor em 1165, tendo sido integrada no Reino de Portugal.

Nos dois períodos de dominação de Portugal por Castela (1383/85 e 1580/1640), Évora distingue-se pelos movimentos de resistência e por acções decisivas para a reconquista da independência, assim como aquando das Invasões Francesas em 1808.

1foto14.gif (67354 bytes)Os Séculos XV e XVI foram as épocas de maior crescimento e engrandecimento da cidade - o facto de ter sido sede da Corte durante longos períodos, teve como consequência a construção de Palácios, Igrejas, Conventos, edifícios militares e infra-estruturas importantes de engenharia civil como o Aqueduto e o abastecimento de água à cidade. Foi em Évora que o Rei D. Manuel I entregou a Vasco da Gama as instruções e o comando das naus que partiram à descoberta do caminho marítimo para a Índia. As maiores figuras renascentistas portuguesas por aqui passaram ou viveram, marcando para sempre a personalidade da cidade.

A cidade de Évora nasceu numa colina e estende-se suavemente pelas encostas. Qualquer ângulo de observação é marcado fortemente por um perfil característico, no qual se destacam a Catedral e outros monumentos históricos, dos quais o ex-libris é o Templo Romano.

A cidade conteve-se nas muralhas medievais até ao Século passado e só nas últimas décadas cresceu até perto de 50.000 habitantes.

É hoje uma cidade moderna com um Centro Histórico importante, polo da vasta região onde se insere. Os serviços são a principal fonte do emprego, embora disponha de um sector industrial em crescimento. O turismo cultural e a instalação em Évora de uma Universidade cada vez maior, mais dinâmica e mais prestigiada, deram à cidade novos motivos para a sua crescente força na rede urbana regional e nacional.

Evolução da População Residente - V.A.

Centro Histórico de Évora - Breve caracterização

1foto16.gif (54673 bytes)O Centro Histórico de Évora, com 107 hectares, confina-se às muralhas medievais, com mais de 3 km de extensão.

Évora conserva, em grande parte no seu casco antigo, o pitoresco e o tipicismo das diversas civilizações, culturas e épocas históricas que por ela passaram. Celtas, Romanos, Árabes, Judeus e Cristãos, todos estes povos e todas estas culturas influenciaram a maneira de ser e de estar das gentes eborenses.

O Centro Histórico, enquanto conjunto arquitectónico e patrimonial de beleza ímpar, alia a monumentalidade ao cunho pitoresco das casas das ruas estreitas e travessas, pátios e largos. Tudo se conjuga para o equilíbrio e a harmonia entre o monumental e o simples, entre o erudito e o popular.

O Centro Histórico é constituído por um núcleo central correspondente à Muralha Romana, no qual se situam alguns dos mais importantes monumentos: o Templo Romano, a Sé Catedral, Conventos e Palácios.

No lado sul da antiga Cerca, nasceu a Praça do Giraldo, da qual divergem as vias principais em estrutura radial. Até às muralhas medievais, o tecido urbano é uma rede densa de ruas estreitas (como a Mouraria e a Judiaria), interrompida aqui e ali por Largos e Praças menores e ainda por conjuntos monumentais, como o da Universidade.

Muros altos escondem pátios, hortas e jardins insuspeitados, dando à cidade uma importante estrutura verde privada e um agradável sabor mourisco.

No princípio do Século, o Centro Histórico apresentava uma imagem de algum abandono e progressiva degradação.

Desde os anos 20 que grupos de cidadãos influentes na cidade iniciaram um processo de defesa do Centro Histórico, desde então irreversível. Homens ligados aos sectores intelectuais e culturais fundaram o Grupo Pró-Évora (1919) que influenciou decisivamente o futuro da cidade. Algumas intervenções de vulto, sobretudo em grandes quarteirões degradados correspondentes a antigos conventos, foram ocupados com novos edifícios de serviços cuja promoção dependeu quase exclusivamente da Administração Central. O Estado Novo cuidava também de reforçar a sua imagem de poder através de edifícios emblemáticos. Alguns exemplos:

  • Salão Central Eborense

  • Edifício dos Correios

  • Edifício do Tribunal

  • Banco de Portugal

  • Hospital Distrital

Além disso, promoveu-se também a recuperação de alguns grandes edifícios (sobretudo palácios e conventos) para a instalação de serviços públicos, nomeadamente, o Museu Regional, a Biblioteca Pública, o Governo Civil, a Direcção dos Monumentos Nacionais do Sul, a Escola Preparatória de Santa Clara, a Escola do Magistério Primário, a Pousada dos Lóios e o Tribunal da Relação.

Contudo, só após a eleição da primeira Câmara democrática (depois do regime totalitário de Salazar) a defesa, valorização e vivificação do Centro Histórico passaram a constituir objectivos permanentes de actuação.

As políticas municipais para o Centro Histórico

1foto17.gif (28307 bytes)O período desde a revolução democrática até 1986

Nos anos 70 a cidade tinha 38.300 habitantes, dos quais 15.900 residiam na cidade intra-muros. Aqui, coexistiam zonas de palacetes e residências de classes com grande capacidade económica, correspondentes, na sua maioria, a abastados proprietários agrícolas, ao lado de áreas habitacionais muito densas, de habitações de pequenas dimensões e com fracas condições de salubridade. Por outro lado, concentrava-se também no Centro Histórico a grande maioria dos postos de trabalho da cidade (62%), sobretudo em actividades terciárias.

O primeiro grande instrumento de planeamento da cidade data da realização do Plano Director Municipal, elaborado em 1979, que definia objectivos urbanísticos para toda a cidade e enquadrava as necessidades de intervenção no Centro Histórico, cujos objectivos foram assim equacionados:

- Protecção e valorização do Centro Histórico

- Manutenção de actividades terciárias no centro

- Intensificação do uso do centro da cidade pela população.

Aquele Plano Director Municipal apontava também para a necessidade de elaboração de um plano específico para o Centro Histórico e ainda de outro para a Circulação e Transportes.

O Plano de Recuperação do Centro Histórico data de 1981. Nesse Plano de Salvaguarda foram estabelecidos os seguintes objectivos globais de intervenção:

- Recuperar o tecido urbano intramuros;

- Melhorar as condições de habitabilidade dos alojamentos

- Preservar o seu património histórico-cultural

- Evitar o desalojamento e substituição da população respectiva

- Criar, simultaneamente, condições de revitalização económica, social e cultural;

- Manter Évora - e nomeadamente o Centro Histórico - com as funções de polo regional.

O primeiro Plano de Circulação e Transportes de 1980, tinha como objectivos

- Favorecer o acesso ao centro, melhorando os transportes públicos e criando áreas de estacionamento periféricas;

- Eliminar e evitar conflitos de circulação (automóveis e peões), definindo áreas proibidas e condicionadas ao acesso automóvel, estabelecendo sentidos únicos de trânsito e zonas reservadas a peões;

- Impedir a circulação desordenada dos automóveis, condicionando os acessos à cidade intra-muros;

- Favorecer o funcionamento dos serviços básicos da cidade: recolha de lixos, bombeiros e ambulâncias, segurança pública e abastecimentos;

- Assegurar a ligação directa de transportes públicos ao centro e aos estabelecimentos escolares mais importantes.

1foto18.gif (64861 bytes)Para o cumprimento destes objectivos, a Câmara Municipal de Évora instituiu em 1983 um Gabinete próprio - o Núcleo do Centro Histórico - que, na estrutura dos serviços municipais, tinha competências para tratar de maneira específica todos os problemas de planeamento e gestão urbanística.

Isso permitiu que fossem melhoradas as condições de habitação de muitos fogos, que aumentasse o investimento público e privado para a reabilitação de edifícios degradados (muitos de grandes dimensões). O Centro Histórico reforçou o seu papel como centro urbano, com a revitalização de muitas actividades - turismo, comércio e serviços. De facto, esta época correspondeu à inversão da tendência de degradação do património e tecido urbano.

Esta situação é tanto mais significativa quanto a envolvente jurídico-financeira era adversa. Existiam condicionalismos à actuação municipal que não permitiram o desenvolvimento de políticas mais actuantes, nomeadamente:

- o não cumprimento da Lei de Finanças locais que limitou a capacidade de investimento

- a ausência de colaboração do Poder Central com o Poder Local, que inviabilizou acordos de cooperação propostos pelo município

- a existência de uma Lei de Solos desadequada às necessidades de intervenção

- a falta de articulação das entidades que actuavam no terreno

- o reduzido número e dimensão dos programas públicos de reabilitação urbana.

Desde a classificação da UNESCO à actualidade

Com a valência Património da Humanidade, adquirida em 25 de Novembro de 1986, por classificação da UNESCO, iniciou-se uma nova etapa da história e da vida da cidade, das suas instituições e dos seus habitantes, caracterizada por uma maior responsabilização ao nível do património e por um acréscimo do turismo e de outros serviços ligados a este sector.

Entretanto produziram-se outras alterações significativas na cidade:

- O Centro Histórico perdeu mais de metade da população entre 1940 e 1991, por deslocação dos casais mais jovens para habitações nas novas zonas residenciais;

- A população que ficou é bastante envelhecida, e, na sua grande parte, com fracos recursos económicos;

- O crescimento exponencial da Universidade deu novas vivências à cidade intra-muros, dando lugar a fenómenos de recuperação de muitas habitações para aluguer a estudantes, assim como a transformações no comércio e restaurantes tradicionais, muitos dos quais se voltaram para a satisfação de hábitos de consumo da juventude;

- A própria Universidade, que definiu como "Campus" o Centro Histórico, contribuiu para a recuperação de grandes edifícios e palacetes, tanto para as Faculdades como para residências universitárias;

- A instalação em Évora de serviços desconcentrados da Administração Central, permitiu o arrendamento ou a aquisição de grandes imóveis, tendo contribuído para a sua recuperação;

- O mesmo processo aconteceu com Bancos e Seguradoras.

- O crescimento exponencial da taxa de motorização criou novos problemas de circulação e transportes;

1foto19.gif (67376 bytes)De facto, factores diversos influenciaram positiva e negativamente a obra realizada pelo município. Como factor negativo mais importante, salienta-se a escassez de verbas destinadas ao Centro Histórico - o resto da cidade crescia em ritmo acelerado, as necessidades em infraestruturas e equipamentos eram gritantes e absorviam grande parte do orçamento municipal.

Os planos elaborados para o Centro Histórico, embora previstos para serem faseados, não tiveram um cumprimento integral, ficando alguns objectivos longe de serem cumpridos.

- Na área da circulação e transportes, cujo resultado foi globalmente positivo, a questão dos transportes públicos ficou muito aquém dos projectos, situação agravada pelo crescimento exponencial da taxa de motorização da população.

- A reabilitação do centro como polo de actividades terciárias foi bastante conseguida, tendo para isso contribuído o facto de alguns serviços da Administração (Estado e Banca) terem adquirido grandes imóveis e palácios em vias de degradação e terem-nos recuperado para a cidade.

- A melhoria das condições de habitabilidade dos fogos deu-se por duas vias: pela saída de moradores que viviam em casas sobreocupadas para as habitações que se construíram extra-muros e pela recuperação de muitos imóveis (melhorando sobretudo as condições de salubridade), com o recurso significativo a programas municipais.

- A revitalização económica e social teve um contributo importante decorrente do crescimento exponencial da Universidade, que definiu como "campus" todo o Centro Histórico de Évora.

- O crescimento do turismo, devido em grande parte à classificação da Centro Histórico como Património da Humanidade foi também um factor de vivificação da cidade em geral e do comércio e da hotelaria em especial.

A contínua e qualificada observação da evolução do Centro Histórico faz com que os novos desafios que hoje enfrenta estejam diagnosticados e as respectivas soluções encaradas com bastante antecipação.

1foto15.gif (62222 bytes)Hoje é muito mais evidente a necessidade de conciliação das questões associadas ao crescimento com os imperativos da preservação do património.

Os conflitos que se estabelecem entre os interesses e motivações pessoais e os anseios e interesses da comunidade são mais agudos e permanentes.

Há sinais de especulação imobiliária que são preocupantes e pressões de promotores privados que, não sendo controladas, podem resultar em fracturas no tecido social intra-muros e em transformações não desejadas.

No plano social e cultural defrontam-se novos e antigos hábitos de vida e cultura.

Alguns projectos que estão a ser implementados já traduzem essas novas necessidades:

- O Sistema Integrado de Transportes e Estacionamentos (SITE), visa conciliar as características físicas e económicas do Centro Histórico com as necessidades de maior mobilidade, de diminuição de consumo de energia e de preservação do ambiente urbano;

- A instalação da TV por cabo, que abrange quase todo o Centro, vai de encontro à necessidade estética de remover as antenas, mas permitirá também novas formas de comunicação da autarquia com os cidadãos;

- A elaboração de um projecto conjunto autarquia/comerciantes de urbanismo comercial vai responder simultaneamente a objectivos de :

- modernização do comércio tradicional e requalificação do mesmo no Centro Histórico, de forma a responder aos desafios da liberalização e a novas necessidades de residentes e turistas

- requalificação dos espaços públicos nas zonas mais comerciais, tendo em conta a necessidade de melhorar os percursos de peões, de instalar mobiliário urbano, de melhorar a iluminação, de promover a animação dos espaços públicos.

As perspectivas

No novo Plano Geral de Urbanização para a cidade de Évora, foi elaborado um novo diagnóstico da situação que apontou para a existência ou persistência de problemas no Centro Histórico:

- Excessivo acentuamento das funções de centro cívico, administrativo, económico (terciarização), e cultural da cidade, apesar das restrições do anterior Plano;

- Deficiente articulação com o resto da cidade;

- Perda de população (quase 30% na última década);

- Envelhecimento da população (metade dos residentes com idade superior a 50 anos);

- Existência de problemas ao nível das habitações : 18,8% de alojamentos com carências relativas a condições de salubridade e ainda problemas de conservação resultantes de arrendamentos antigos, com rendas muito baixas.

Por isso, o novo Plano aponta para algumas soluções:

- A instalação de serviços públicos em espaços exteriores, mas contíguos às muralhas, o que vai, por um lado, diminuir a pressão para a continuação da terciarização e, por outro, estender a centralidade do Centro Histórico para o exterior proporcionando um melhor relacionamento entre a cidade intra e extra-muros, assim como de maior equilíbrio na repartição das diversas funções da cidade intra-muros (residencial, comercial, serviços ...);

- Maior investimento nas muralhas e áreas anexas, com o objectivo de facilitar a integração intra e extra-muros, encontrando soluções urbanísticas, de circulação automóvel e pedonal e de arranjos exteriores que permitam um novo relacionamento de Centro Histórico com a cidade nova.

Por sua vez, políticas municipais complementares do Plano de Urbanização, perfilam-se no horizonte de curto prazo, nomeadamente:

- A definição de uma estratégia para as Praças e Largos, atribuindo vocações específicas a cada um, de acordo com necessidades culturais, económicas, de convívio ou lazer. Só após esta definição, se elaborarão os projectos de pavimentos e mobiliário urbano adequados à respectiva função.

- A definição de uma estratégia para os equipamentos culturais municipais, numa lógica de funcionamento em rede e de complementaridade com equipamentos da responsabilidade de outras entidades. Da mesma forma, assume-se que a cada equipamento seja cometida uma função clara que permita uma gestão mais rentável de cada um e do conjunto dos equipamentos.

- A reivindicação de saída de legislação que permita um normal funcionamento do mercado de arrendamento, que, por sua vez, dê condições aos proprietários para a execução de obras de conservação e maior poder de intervenção do município nesta área tão sensível da preservação do património habitacional dos habitantes mais carenciados.

- Maior controlo da mudança de uso de edifícios anteriormente destinados a habitação - por exemplo, nos grandes edifícios, de cara aquisição e reabilitação, vai ser promovida a realização das obras através de particulares que promovam o fraccionamento em vários fogos destinados à habitação, em vez de serem adquiridos e restaurados pelos serviços da administração ou pelos bancos, como é mais frequente neste momento;

- Maior abertura ao nível das intervenções arquitectónicas no Centro Histórico, para permitir aqui, sem provocar roturas com o existente, o nascimento de património moderno, contrariando a tendência para a sua "mumificação", verificada após a classificação como Património da humanidade.

1foto20.gif (50625 bytes)Por último, aparece o ÉVORACOM (Projecto Especial de Urbanismo Comercial "Revitalização do Centro Histórico de Évora") que é um programa de apoio aos comerciantes instalados em algumas zonas do Centro Histórico de Évora e está a ser promovido pela Associação Comercial do Distrito de Évora e pela Câmara Municipal de Évora.

Este programa resulta de um acordo de candidatura conjunta da Associação Comercial do Distrito de Évora e da Câmara Municipal de Évora ao programa PROCOM (Programa de Urbanismo Comercial) da responsabilidade da Secretaria de Estado do Comércio e Turismo e que foi homologado pelo despacho 929/97/sect de 26 de Maio do Senhor Secretário de Estado do Comércio e Turismo.

De acordo com os princípios definidos pela legislação que cria este programa, os seus objectivos dirigem-se fundamentalmente ao apoio a prestar às autarquias e aos comerciantes, no sentido de modernizarem os seus espaços comerciais mas, também, a sua envolvente urbanística ( praças, arruamentos, iluminação, estacionamento, etc.).

A filosofia actual de intervenção da Câmara Municipal de Évora baseia-se no facto de que as cidades se constituem em monumentos na exacta medida em que conferem aos seus cidadãos, em primeiro lugar, condições ideais de qualidade de vida.

Évora, Cidade Património Mundial, só sobreviverá enquanto tal se, no seu interior e fora dele, se sentir o pulsar das suas gentes e o respirar do seu tecido económico, social e cultural.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Manifestação na Praça do Giraldo



Autor Carlos Tojo
Data Fotografia 1974 -
Legenda Manifestação na Praça do Giraldo
Cota AC - Propriedade Arquivo Fotográfico CME

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Cuecas na cara para roubar CTT de Évora

Com umas cuecas enfiadas na cabeça para esconder a cara, um ladrão estrangeiro entrou ontem de manhã numa dependência dos CTT de Évora com o objectivo de roubar o dinheiro em caixa. Esperou que os clientes saíssem da estação e ameaçou a funcionária de serviço com uma faca, forçando-a fugir. Depois saltou para dentro do balcão e, consumado o assalto, abandonou o local numa bicicleta.

"Levou uma quantidade de dinheiro pouco significativa", informou fonte da empresa, que se escusou a revelar o montante.

O assaltante aparentava ser de um país de Leste, com cerca de 30 anos e 1,80 metros de altura. Uma testemunha, que preferiu o anonimato, referiu ao nosso jornal que o homem andara de manhã a rondar a estação na companhia de uma mulher. "Depois do assalto ninguém mais os viu", acrescentou. Ao final da tarde ainda não tinha sido detido.

O roubo ocorreu pelas 09h45 numa dependência dos Correios, situada no largo das Portas de Moura, em Évora. "A funcionária afastou-se do local quando se viu ameaçada pela arma branca. Ninguém ficou ferido", referiu a PSP.

A PSP de Évora recolheu vestígios no interior da estação e testemunhos para tentar chegar à identidade do assaltante.

Nenhum dos funcionários dos Correios de Évora quis ontem prestar declarações.

A dependência esteve fechada durante a manhã. A assessoria dos CTT referiu que não houve danos físicos a lamentar.


Alexandre M. Silva

BREVE CARACTERIZAÇÃO DO MUNICÍPIO

1foto1.gif (33613 bytes)

Área do Concelho – 1.309 Km2 (5% da área da Região)

Área Urbana – 1.643,5 ha

Área do Centro Histórico – 103 ha

O Concelho está dividido administrativamente em 19 Freguesias: 7 Freguesias Urbanas (das quais 3 no Centro Histórico) e 12 Freguesias Rurais.

POPULAÇÃO

A população residente no Concelho era, em 1991, de 53.754 habitantes (densidade41,1 habitantes/K2); na área urbana residiam 44.199 pessoas (incluindo a zona de transição), das quais 7.842 no Centro Histórico.

Évora tem visto crescer o seu peso demográfico em relação à região (4,5% em 1960 e 8,2 em 1991). Em relação ao país, o peso demográfico de Évora mantém-se estacionário, embora com uma tendência para um ligeiro reforço.

O Concelho tem vindo a ganhar população desde 1911, com uma ligeira quebra na década de 60. A cidade também tem crescido continuamente ao longo do século, sobretudo no exterior das muralhas, já que intra-muros (Centro Histórico) se verificou um decréscimo acentuado na última década.

De realçar a crescente urbanização do concelho: em 1960, as freguesias urbanas concentravam 68,25 da população; em 1991, esse valor era de 82,5%.

No Concelho de Évora a população tem vindo a envelhecer. Observa-se um aumento da representatividade dos grupos etários mais idosos e uma diminuição acentuada dos mais jovens. Este fenómeno deve-se a decréscimos simultâneos da natalidade e da mortalidade. Há indícios de que na década de 80 o fenómeno pode estar a sofrer alterações, devidas à capacidade de Évora atrair novos residentes (Universidade, Serviços Regionais da Administração, entre outros factores de atracção). A maioria dos novos residentes são oriundos de concelhos exteriores ao Distrito.

No conjunto da área urbana, a população é mais jovem que no resto do concelho.

A dimensão média da família na área urbana em 1991 (2,96), é ligeiramente inferior à média do país (3,13).

A população residente na cidade de Évora apresenta níveis de instrução favoráveis, quando comparada com o país; pelo contrário, as zonas rurais apresentam valores comparativamente desfavoráveis (aqui 1 em cada 4 residentes adultos era, em 1991, analfabeto).

1.gif (41061 bytes)População activa e desemprego

A taxa de actividade do concelho de Évora era em 1991 de 46,6% (44,6% para o país). A taxa de desemprego era de 6,7% (6,1% para o país), sendo a zona rural a mais responsável por estes valores.

Existe um elevado peso dos reformados nos "residentes sem actividade económica". Há um baixo peso relativo das mulheres "Domésticas" (na cidade, quase metade da média nacional, em 1991).

A população empregada tem, em 1991, uma estrutura relativamente envelhecida, quando comparada com a do país. Os quadros intermédios, os empregados na administração, comércio e serviços são maioritariamente ocupados por mulheres.

Évora constitui uma "bacia de emprego" da região. A cidade atrai população das áreas rurais do concelho e ainda de outros concelhos que para aqui se deslocam para trabalharem diariamente. Em 1991, 1 em cada 9 empregados residia for a do concelho de Évora.

A CIDADE

A cidade de Évora, com cerca de 50.000 habitantes, um importante Centro Histórico, delimitado pela Muralhas Medievais.

O núcleo mais antigo é rodeado pela muralhas romanas e contém alguns dos mais importantes monumentos da cidade e o seu ex-libris – o Templo Romano.

No Século XV começa a "idade de ouro" da cidade – a família real instalava-se em Évora por largos períodos e com ela a corte de nobres, cientistas, cronistas. Desta época datam os grandes palácios da cidade, as casas nobres, o Aqueduto e o sistema de abastecimento de água às fontes da cidade, inúmeros conventos a Universidade. Os estilos manuelino, renascença, e barroco estão largamente representados na cidade que então se construiu.

Todo este riquíssimo património histórico-monumental que se manteve preservado, aliado a uma forte identidade cultural, levaram à classificação da cidade como Património da Humanidade em 1986 pela UNESCO, por proposta da Câmara.

Mas hoje a cidade não vive somente das glórias do passado – constrói o futuro com serenidade e segurança, com base em planos e projectos feitos pelos arquitectos mais prestigiados do país (ninguém pode, por exemplo, ficar indiferente ao Bairro da Malagueirado, projectado pelo Arquitecto Siza Vieira) e no trabalho persistente dos eleitos e da população.

Évora foi pioneira no planeamento urbanístico e estratégico; tem programas de revitalização para o Centro Histórico, tem projectos de tratamento integrado de transportes e estacionamentos, tem o projecto de uma rede de espaços verdes que abrange toda a cidade, tem um plano estratégico para a cultura, tem projectos de grandes equipamentos que constituirão as bases do futuro. Tudo isto está a ser posto em prática à medida que os meios o permitem.

ACTIVIDADE ECONÓMICA

1foto4.gif (50127 bytes)Agricultura

Sendo hoje um sector com reduzida ocupação de mão.de-obra, a agricultura é ainda geradora de riqueza no concelho. As tradicionais culturas de sequeiro estão paulatinamente a dar lugar a culturas de regadio, à vitivinicultura e a outras actividades, nomeadamente as agro-ambientais – turismo rural, turismo cultural, turismo ambiental, turismo de caça.

A criação extensiva de gado continua a ser uma actividade importante. Ao nível silvícola, a cortiça é a principal fonte de riqueza.

Indústria

O peso da indústria do concelho em relação ao país era baixo e bastante estabilizado em 1991 (0,6% dos estabelecimentos, 0.5% do pessoal ao serviço e 0,3% do VBP). A indústria alimentar, antes detentora de uma posição favorável encontra-se em sério declínio. Em termos de pessoal ao serviço, o ramo das indústrias de máquinas eléctricas ocupa o primeiro lugar, logo seguido do fabrico de artigos de vestuário.

Comércio e serviços

Em termos de comércio a retalho, predominam os estabelecimentos de produtos alimentares e bebidas (Estatística do Cadastro Comercial, 1992). O papel da cidade de Évora como Polo Regional surge particularmente evidente no comércio de "materiais de construção e ferragens", "automóveis, bicicletas e acessórios", entre outros. Nos últimos anos, o comércio de produtos de vestuário e calçado conheceu um grande incremento e uma forte requalificação.

No comércio grossista, o acento vai também para os produtos alimentares – a recente inauguração de um Mercado Abastecedor veio responder a novas procuras deste sector.

1foto3.gif (52902 bytes)Turismo

O turismo é um sector em forte crescimento, sobretudo na década de 90 – viu, por exemplo, a sua capacidade hoteleira crescer de forma exponencial. Existe um relativo equilíbrio entre turistas nacionais e estrangeiros, o que demonstra uma não excessiva dependência de eventuais flutuações do mercado e dos grandes operadores turísticos.

O aumento de turistas e de estudantes universitários na cidade contribuiu também para o enorme "boom" de estabelecimentos ligados à restauração.

Administração Pública

A Administração Pública está muito bem representada na cidade, em termos de serviços e de emprego. A somar aos serviços de nível local e distrital, concentram-se na cidade, no todo ou em parte, a maioria das Direcções Regionais da Administração Central que prestam serviços ao Alentejo.

TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES

1foto5.gif (31955 bytes)Évora está ligada por Auto-Estrada a Lisboa e a Madrid. O Itinerário Principal 2 também atravessa o concelho, e embora ainda haja troços não renovados, tem, por esta via, uma boa acessibilidade ao Norte a ao Sul do País, pelo interior. A recente construção de um novo Terminal Rodoviário trouxe possibilidades acrescidas aos transportes públicos de passageiros, assim como a novas funções de âmbito supra-local.

A ligação ferroviária faz-se através de linha ainda não electrificada, sobretudo com Lisboa e o Algarve.

O Aeródromo Municipal, recentemente objecto de obras de vulto para ampliação da pista e construção de gare, dá possibilidades de manobra a aviões de médio porte.

As telecomunicações são em Évora das mais avançadas do País. O índice de cobertura telefónica de Évora era, em 1992, muito superior ao verificado para o resto do Continente.

Em termos dos "media", Évora constitui-se como um centro privilegiado do espaço informativo do Alentejo – jornais e rádios locais, delegações de serviços nacionais de jornais, rádios e televisões.

CULTURA, EDUCAÇÃO, SAÚDE

7.gif (35490 bytes)No concelho de Évora operam mais de uma centena de Associações e Agentes de Cultura, Desporto e Tempos Livres.

Música, teatro, convívio, dezenas de modalidades desportivas, são exemplos da diversificação da oferta no âmbito da cultura, desporto e lazer.

Évora tem uma boa cobertura de estabelecimentos de ensino básico. O secundário está também bem representado. A boa rede de Escolas Profissionais em Évora é a garantia da formação de quadros de nível intermédio. A Universidade, com cerca de 6500 alunos e uma grande diversidade de cursos nas áreas técnicas e humanísticas, representa um polo de desenvolvimento da cidade e a formação de importante faixa de recursos humanos.

Em termos de saúde, a oferta está muito centralizada em Évora, pela via da localização do hospital regional e da residência de técnicos especializados. Em termos de especialidades e de nº de profissionais, pode dizer-se que Évora está bem servida de serviços de saúde.

A tendência para um grande consumo dos serviços de saúde deve-se à elevada percentagem de pessoas idosas. A taxa de mortalidade infantil é mais baixa que a média do país.

ANEXOS:

Quadro 1 - Freguesias – Áreas e Eleitores

FREGUESIAS

Área (ha)

Eleitores (1997)

URBANAS
Santo Antão

27

2.281

S. Mamede

23

3.060

Sé e S. Pedro

63

3.073

Malagueira

1.930

9.167

Horta das Figueiras

4.400

5.102

Senhora da Saúde

1.930

8.991

Bacelo

1.460

4.824

RURAIS
Canaviais

6.787

1.945

Nª Srª da Boa Fé

3.450

367

Nª Srª da Graça do Divor

8.556

382

Nª Srª de Machede

18.500

1.001

Nª Srª da Tourega

19.420

918

Nª Srª de Guadalupe

6.685

458

S. Bento do Mato

6685

1.244

S. Manços

10.530

955

S. Miguel de Machede

8700

857

S. Vicente do Pigeiro

4994

454

Torre de Coelheiros

22600

787

S. Sebastião da Giesteira

4060

738

TOTAL

130.800

46.604

Quadro 2 - Evolução da População Residente

1911

1940

1960

1970

1981

1991

Cidade Intra-Muros

14074

18559

15696

12692

10783

7842

Área Urbana

14108

22174

28652

28186

34851

38094

Á. Urbana + Z. Transição

17907

26416

34145

34954

41102

44199

Concelho de Évora

30257

42765

50095

46900

51572

53754



segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Évora: Assalta CTT e foge de bicicleta

Um homem encapuzado assaltou esta segunda-feira, por volta das 9h45, a dependência dos CTT localizada nas Portas de Moura, no centro da cidade de Évora, tendo roubado algum dinheiro e fugido de seguida de bicicleta.

De acordo com o comunicado divulgado pelo Comando de Évora da Polícia de Segurança Pública (PSP), o suspeito mede cerca de 1,80 metros, é relativamente jovem e ameaçou a funcionária com uma faca, tendo saltado para dentro do balcão e roubado o dinheiro que aí se encontrava.

1 de Maio de 1974: manifestação no Rossio


Autor Carlos Tojo
Data Fotografia 1974-05-01
Legenda 1 de Maio de 1974: manifestação no Rossio
Cota AC - Propriedade Arquivo Fotográfico CME