quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

A Antiga Rua da Selaria (actual 5 de Outubro)

Não há na cidade artéria mais comercial e concorrida que a antiga Rua da Selaria, hoje com a denominação de 5 de Outubro. Esta proeminência advém – lhe do facto de funcionar há, pelos menos, sete séculos como o mais rectilíneo trajecto de ligação da cidade antiga com a cidade medieval, tomando como pontos de referência, respectivamente, a Acrópole e a Praça do Giraldo.
Segundo o padre Júlio César Baptista, historiador de âmbito local que viveu na centúria passada, a primeira menção à sua existência reporta-se ao ano de 1376 e foi encontrada entre “Os pergaminhos dos bacharéis da Sé de Évora”. Em 1384 também Fernão Lopes, na “Crónica del Rei Dom João I da boa memória”, lhe faz alusão ao relatar a morte da Abadessa de S. Bento, que o povo destemperado tomou por favorável a Castela e contra o Mestre da Avis.
Que, ainda antes disso, a rua já tinha vocação mercantil, assevera-o o notável historiador Afonso de Carvalho, grande estudioso “da toponímia eborense”, no primeiro volume da obra homónima em que escalpelizou minuciosamente a temática, atribuindo-lhe as primitivas designações de Rua dos Mercadores e Rua da Sapataria, em curso no século XII. Contudo, mesmo enquanto Rua da Selaria, ela nunca foi ocupada totalmente por gente do ofício, ou seja, por fabricantes de selas e arreios.
Certo é – de acordo com o referido especialista – que ali terão habitado e comerciado diversos manufactureiros de couros. Igualmente confirmada é a presença, naquela via, de ourives de origem judaica cujo labor principal consistia na lavragem da prata. A crescente actividade comercial que a animava fez mesmo com que viesse a ser a primeira rua calcetada da cidade, em meados do século XV.
De então para cá correram mais de cinco séculos, mas a rua não perdeu a sua feição originária, ainda que a evolução dos tempos haja determinado que, em diferentes momentos e em função das necessidades económicas, outros tipos de actividades e de serviços ali se fossem instalando. Muitas delas, porém, não perduraram porque esse não era o seu espaço natural. Por outro lado, é preciso não esquecer que também as antigas oficinas de produção pré-industrial foram sendo, naturalmente, afastadas dos centros das cidades e transferidas para outras zonas, nelas ficando apenas as lojas de venda e transacção de artigos.
Foi o que aconteceu na Rua da Selaria, que os republicanos rebaptizaram com a data da implantação do novo regime, mas cujo nome oficial não colou entre as gentes da cidade, exactamente as mesmas que não deixaram que o arruamento se descaracterizasse. Entretanto o turismo e a procura crescente de Évora fizeram-no ganhar um novo fôlego e trouxeram-lhe uma dinâmica insuspeita com a atribuição do estatuto de Património Mundial pela Unesco ao Centro Histórico da cidade em 1986.
Hoje, mais do que nunca, a Rua da Selaria é a via mais emblemática do comércio tradicional da região. Nesse caminho estreito, relativamente longo e de declive suave, que vai da Praça do Giraldo à Catedral e é calcorreado diariamente por centenas de visitantes nacionais e estrangeiros, existem 9 lojas onde se podem encontrar os mais diversos produtos artesanais, desde a olaria de S.Pedro do Corval, Redondo e Nisa aos bonecos de Estremoz, passando pela Tapeçaria de Arraiolos. A oferta estende-se ainda a muitos produtos regionais: objectos de cobre, estanho, ferro forjado; latoaria e cestaria em verga e vime; adornos e miniaturas em cortiça; peles (vestuário) e feltro; cerâmica, rendas, trapagem e bordados e outros diversos, às vezes feitos dos materiais mais inusitados.
No conjunto deste tipo de comércio três estabelecimentos merecem contudo particular destaque. Mencione-se em primeiro lugar a Galeria Teoartis, onde a artista Teodolinda Pascoal recria com grande mestria a azulejaria tradicional alentejana; depois, sublinhe-se a loja de Santos & Santana, na qual o tradicional mobiliário alentejano, pintado à mão, enche o olho a qualquer transeunte, sendo que a derradeira referência vai para “O Alforje”, onde alguns doces regionais de fabrico caseiro têm preparo de excepção.
Nesta rua de mercancia turística onde se cruzam idiomas, acotovelam dialectos e atropelam sotaques, três ourivesarias fazem lembrar tempos de antanho. No domínio dos trabalhos de couro, destinados ao adorno e equipagem de cavalgaduras e cavaleiros, ou à prática da montaria, só já a “Arte Equestre”, excelente loja situada na Rua Diogo Cão (transversal à Rua da Selaria) os pode fornecer.
Mas na Rua de Selaria, que deve ser percorrida com vagar, o visitante pode ainda admirar o insólito Beco do Espinosa, no qual se localiza o poço quatrocentista ou o nicho do Senhor Jesus dos Terramotos, rodeado por um caixilho de azulejos de estilo rococó e fabricação lisbonense, assim chamado por estar datado de 1 de Novembro de 1755. Quatro restaurantes, uma cafeteria e duas residenciais completam a oferta desta rua, que conta ainda com a presença de uma agência de viagens.

Texto: José Frota

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Évora Perdida no Tempo - Nave central da Sé de Évora

Autor Inácio Caldeira
Data Fotografia 1920 ? -
Legenda Nave central da Sé de Évora
Cota CME0355 - Propriedade Arquivo Fotográfico CME

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Teatro nas Ruínas da Ermida de S.Bartolomeu

Antígona em Nova Iorque 
de Janusz Glowacki

Em cena até 11 de Dezembro
lotação limitada a 44 lugares
de 4ª a Sábado às 21h30
M/16

público em geral - €8
-26 - €5
+65 - gratuito

Info e reservas: abruxateatro@gmail.com | 266 747 047 
Local: ruína da Ermida de S. Bartolomeu (Largo da Porta de Avis, Évora)
Peça contextualizada no 'Ano Europeu de Luta contra a Pobreza e Exclusão Social' 
Sinopse: Partindo da obra de Sófocles, Glowaki recria 'Antígona' aqui e agora. Três sem-abrigo vivem ao relento. Um companheiro morto de frio é ‘atirado’ para Potter’s Field, local de corpos amontoados e sem nome. Anita, uma porto-riquenha sem-abrigo, desafiando autoridade e Lei, tudo faz para resgatar o corpo abandonado e providenciar-lhe uma sepultura digna. Um texto intenso e cheio de humor, cativante de humanidade e esperança mas onde a comédia dá lugar à tragédia.
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“É certo que há uma quantidade surpreendente de humor nas palhaçadas dos três sem-abrigo que vivem num parque da cidade de Nova York, mas a sua situação é, em última instância, inevitavelmente, trágica.” (Amy Reiter, Back Stage).
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De Janusz Glowacki | Tradução de António Henrique Conde |Cenário e Figurinos de Miguel Mocho | Desenho de Luz de Carlos Arroja Direcção Técnica de Henrique MartinsEncenação e Direcção de Actores de Figueira Cid | Produção d'a bruxa Teatro.
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Interpretação de António Abernú, Figueira Cid, Lúcilia Raimundo e Pedro Estima.
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Agradecimentos a Caritas Diocesana de ÉvoraDepartamento de Artes Cénicas da U.E.Comando de Instrução e Doutrina do ExércitoAss. Colecção B/Escrita na PaisagemAss. Pédexumbo 

(Ruínas da Ermida de S. Bartolomeu | Foto por Joaquim Carrapato)

Concurso ÁRVORES DE NATAL RECICLADAS De 20 de Dezembro - 06 de Janeiro 2011



Concurso ÁRVORES DE NATAL RECICLADAS
De 20 de Dezembro - 06 de Janeiro 2011

FICHA DE INSCRIÇÃONORMAS DE PARTICIPAÇÃO

domingo, 28 de novembro de 2010

Gestor Comercial - Canal Horeca (M/F) - Évora

A Talenter™ promove o talento dos seus colaboradores de acordo com a natureza específica de cada área, proporcionando diferenciadas oportunidades de emprego e soluções na gestão e valorização das Pessoas.

Estamos actualmente em processo de recrutamento de Gestor comercial para empresa cliente situada na Zona de Mourão, Portel, Viana do Alentejo, Reguengos de Monsaraz, Évora, Redondo, Montemor-o-Novo, Vendas Novas, Arraiolos, Mora, Estremoz, Borba, Vila Viçosa, Alandroal.

Descrição da Função:
- Venda directa no canal HORECA (Padarias, cafés, minimercados, restaurantes, entre outros);
- Dinamização da actividade comercial através de acções de prospecção de mercado;
- Angariação de novos clientes e gestão de uma carteira de clientes.

Requisitos:
- Experiência profissional anterior comprovada em funções similares (eliminatório);
- Orientação para cumprimento de objectivos;
- Boa apresentação;
- Dinamismo e Proactividade;
- Orientação para o cliente;
- Excelentes capacidades de comunicação e relacionamento interpessoal;
- Carta de condução;
- Disponibilidade total e imediata.

Condições:
- Remuneração base (Remuneração variável atractiva, em função dos objectivos alcançados);
- Formação especializada com acompanhamento individual;
- Integração numa equipa jovem e dinâmica:
- Fortes perspectivas de carreira.

Junte-se a nós e desperte o seu talento!

Caso reúna os requisitos exigidos, envie-nos o seu Curriculum Vitae, com indicação do NIF, para o seguinte endereço electrónico lígia.ventura@talenter.com mencionando no assunto da mensagem “Gestor Comercial - Canal Horeca – Évora” e a Zona a que se candidata ou contacte-nos através do 91 369 3116.

Siga-nos em www.facebook.com/talenter!

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Cinema em Évora de 25 de Novembro a 1 de Dezembro - 18h00 e 21h30

CÃES E GATOS: A VINGANÇA DE KITTY GALORE
De 25 de Novembro a 1 de Dezembro - 18h00 e 21h30
De: Brat Peyton
Género: Comédia
Classificação: M/6
EUA, 2010, cores, 82 min.

Kitty Galore, uma ex agente da organização MEOWS, ficou louca e está a pensar num plano diabólico para, não só destruir os rivais caninos, como dominar todo o Mundo. Deparando-se com esta terrivel ameaça, cães e gatos são obrigados a trabalhar em conjunto pela primeira vez na história.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

24 Anos de Évora como Património da Humanidade



ACRÓPOLE XXI é o projecto com o qual o Município de Évora quer encarar os desafios deste século para a revitalização do Centro Histórico da cidade, que é o maior do país classificado como Património da Humanidade. Esta missão é conduzida pela Évora Viva SRU – Sociedade de Reabilitação Urbana E.E.M., com base numa rede de projectos estruturantes e integradores, que envolve mais 11 entidades.O programa de acção do projecto ACRÓPOLE XXI contempla a renovação e reordenamento do espaço público desta zona nobre da cidade, intervindo ao nível das acessibilidades e infraestruturas e dos espaços verdes, prevendo a criação de um novo centro de arte e cultura no Palácio da Inquisição e Casas Pintadas e a abertura de um centro interactivo de arqueologia, e a reabilitação de alguns imóveis. Os investimentos em causa ultrapassam os 11 milhões de euros, sendo apoiados pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), por via do Programa Operacional da Região do Alentejo, ao abrigo da “Política de Cidades – Parcerias para a Regeneração Urbana”, com um contrato de financiamento que prevê execução até 2013.
No próximo dia 25 de Novembro, quinta-feira, comemora-se o 24.º aniversário da classificação de Évora Património Mundial e a Câmara Municipal de Évora organizou um programa que pretende assinalar esta data importante para a cidade, através das seguintes actividades: às 17:30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, tem lugar a assinatura do protocolo de cedência de colunas de granito para exposição pública entre a Câmara Municipal de Évora e o Grupo Pró-Évora; às 18:00 procede-se à apresentação do “Guia Itinerário Cultural dos Almorávidas e Almóadas – do Estreito ao Ocidente do al-Andaluz”, também no Salão Nobre dos Paços do Concelho; e às 21:30 realiza-se o espectáculo de marionetas “Fotógrafos, Títeres e Outros Sonhadores… Évora e a História da Fotografia”, no Arquivo Fotográfico Municipal, na Rua Diogo Cão, n.º 19.

Música no Festival Três Culturas

Uma iniciativa que nasce do projecto Oralidades, do qual faz parte uma rede de cidades europeias de Portugal, Espanha, Itália, Malta e Bulgária.

A Câmara Municipal de Évora apresenta de 25 a 28 de Novembro o Festival das Três Culturas, um festival preenchido com espectáculos de Música Antiga, da Renascença e do Barroco de vários países, uma iniciativa que nasce do projecto Oralidades, do qual faz parte uma rede de cidades europeias de Portugal, Espanha, Itália, Malta e Bulgária.
No dia 25 de Novembro, na Igreja de S. Vicente, pelas 18 horas, têm lugar os primeiros espectáculos do Festival, com a actuação dos Carmin’Antiqua de Idanha-a-Nova e a seguir o Quarteto de Guitarras de Évora.
Dia 26 de Novembro, actua o Grupo “Jackson`s Zaqq u Tanbur Folk” de Birgu (Malta) e o Grupo “Hadzhi Dimitar” de Sliven (Bulgária), a partir das 18 horas, na Igreja de S. Vicente.
Dia 27 de Novembro, pelas 17 horas, actua o Duo Coral Elena Sartori e Giovanna Casanova de Ravenna (Itália), na Igreja de S. Vicente, e pelas 21:30 o Grupo Ars Anterga de Ourense (Espanha), na Igreja do Convento dos Remédios.
A terminar, dia 28 de Novembro, pelas 18 horas, o Ensemble Pax Antiqua de Mértola encerra as actuações do festival na Igreja de S. Vicente, a partir das 18 horas.
No âmbito do Projecto Oralidades decorreu de 11 a 13 de Novembro em Ourense, na Galiza, a Conferência Internacional da Tradição Oral que reuniu um painel de oradores especialistas/investigadores na área da tradição oral, provenientes de todas as cidades da rede do Projecto Oralidades. Em representação de Évora, a autarquia convidou o Prof. José Rodrigues dos Santos, da Universidade de Évora que integra o projecto “Dinâmicas do Cante Alentejano”, CIDEHUS – Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades.
Através do Centro de Recursos de Tradição Oral foi inaugurada no mês passado a exposição “Michel Giacometti, 80 anos, 80 imagens”, no Convento dos Remédios, que consiste em mais uma iniciativa integrada no projecto Oralidades. A exposição, que tem tido uma afluência considerável de visitantes, foi cedida pelo Museu da Música Portuguesa - Casa Verdades de Faria, da Câmara Municipal de Cascais, e assinala a efeméride dos oitenta anos do nascimento de Michel Giacometti, através de uma selecção de 80 imagens que fazem parte da colecção fotográfica de Giacometti, etnomusicólogo que desenvolveu um trabalho de investigação, recolha e estudo da música tradicional em Portugal.

Évora Perdida no Tempo - Senhor dos Passos na Ig. de Santo Antão

Autor Inácio Caldeira
Data Fotografia 1920 ? -
Legenda Senhor dos Passos na Ig. de Santo Antão
Cota CME0363 - Propriedade Arquivo Fotográfico CME

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

O caso do Chico Engeitado - Prémio SNI de Teatro Amador (1959)

No primeiro dia de Outubro de 1959 Évora foi surpreendida com a notícia de que o Grupo Cénico da velha Sociedade Dramática e Recreativa Eborense (Antiga Mocidade) havia ganho o Concurso de Arte Dramática Popular, organizado pelo SNI (Secretariado Nacional de Informação), órgão de propaganda do regime salazarista. A estranheza pela escolha prendia-se quer com o facto de a sociedade não ser conotada, nem de perto, nem de longe, com o Estado Novo, quer com a temática da obra apresentada ser pouco cara às gentes abastadas e dominantes da região, apoiantes da situação. Da autoria de um modesto funcionário público, Alexandre Rosado de seu nome, a peça, inscrita na classe B (comédia e farsa), tinha como título “O Caso do Chico Engeitado” (sic) e contava de forma viva e animada o quotidiano de uma pequena aldeia alentejana em que um dos personagens sofria do referido estigma social.

Ajudará a compreender melhor a situação se a situarmos no seu devido contexto. Ora bem, o SNI tinha sido criado em 1944, para substituir a SPN (Sociedade de Propaganda Nacional), lançada em 1933 como órgão público responsável pela propaganda política, informação pública e comunicação social. Fora o intelectual de direita, simpatizante do fascismo e dos regimes autoritários, para além de jornalista brilhante, António Ferro, quem sugerira a Oliveira Salazar a existência de um organismo encarregado de propagandear os feitos do regime.

A derrota, já então previsível, dos fascismos europeus levou o governo português a proceder a uma reorganização quase imediata do recém - criado SNI, que viu a sua área de acção ser alargada com a integração do turismo e da Inspecção dos Espectáculos nos seus serviços e, ao mesmo tempo, ser-lhe cometida a tarefa de aproximação cultural à sociedade, ou, por outras palavras, de definir a actividade cultural das entidades particulares de fins recreativos. O contacto far-se-ia através da Federação Portuguesa das Colectividade de Cultura de Recreio (FPCCR), fundada em 1925, pouco antes do golpe do 28 de Maio, que levaria à Ditadura Militar. Uma das primeiras iniciativas governamentais de natureza cultural foi a organização de um concurso de Arte Dramática para as sociedades federadas dos distritos de Lisboa e de Setúbal. O propósito era o de estimular a renovação do teatro amador, contribuindo para o desabrochar de novos talentos, e deixar ficar patente a ideia do quanto a chamada arte de palco era importante para a educação do povo. Todavia, a FPCCR falhou na sua missão de concitar a adesão associativa ao projecto.

Daí que, em 1949, António Ferro, já perto do seu adeus ao SNI, decida reformular a política cultural e recreativa e elaborar um novo plano de acção que despertasse verdadeiramente as sociedades para uma
colaboração mais activa com os ditos interesses nacionais, propondo «a partilha simbólica de uma identidade comum». A criação do estatuto de utilidade pública, com todo um imenso cortejo de benefícios fiscais e alguns incentivos financeiros, foi um dos instrumentos postos em prática no âmbito da tentativa de consecução dos objectivos propostos. No concernente ao teatro o SNI decidiu estender o Concurso de Arte Dramática a todas as colectividades do género no país, dividindo o certame em duas categorias: a A, aberta ao género dramático e à tragédia; e a B, relativa à comédia e à farsa. As peças a concurso seriam apresentadas em Lisboa, a fim de se proceder à escolha das que participariam na fase final, a realizar no emblemático Teatro da Trindade. Mas logo na 2ª edição, em 1951, o Concurso esteve à beira da extinção, dado que o SNI, numa atitude de reforço à fiscalização da censura, decidiu proibir a apresentação de algumas peças, o que levou ao adiamento do certame para o ano seguinte. Também a Dramática Eborense se veio a queixar de cortes nos textos, o que lhes retirava o sabor da originalidade, obrigando por vezes à substituição por outros, dada a impossibilidade da sua reformulação.

A vigilância cerrada do regime salazarista às sociedades culturais e recreativas adensou-se nos anos seguintes, culminando em 1957 com o encerramento de três delas. No rol foi incluída a Sociedade Fraternidade Simão da Veiga, com sede em Lavre, distrito de Évora, tendo os seus bens transitado para a respectiva Casa do Povo. Apesar de tudo, a Antiga Mocidade nunca deixou de se apresentar a concurso, ainda que com peças aparentemente pouco ambiciosas e de autores menos conhecidos. Em 1959 resolveu a sua direcção apostar num texto ligeiro, intitulado “O Caso do Chico Engeitado”, da autoria do entusiasta e estudioso local pelo teatro Alexandre Rosado. A este simples amanuense do Registo Civil, já com 71 anos, coube também a encenação. O certo é que a peça provocou surpresa em Lisboa e foi seleccionada para a fase final, a decorrer entre 20 e 30 de Setembro. As rasgadas loas dos críticos teatrais lisboetas deixaram desde logo antever um bom resultado. No “Diário de Lisboa”, onde moravam os melhores analistas do sector, escrevia-se a 24 : «Com “O Caso do Chico Enjeitado” (escrito aqui correctamente), de Alexandre Rosado, o teatro português criou o correspondente nacional da “Our Town” de Thornton Wilder ». (N. do red.: esta peça do referido dramaturgo norte-americano, que ganhou o Prémio Pullitzer do Drama em 1938, retratava o carácter dos cidadãos de uma comunidade do séc. XX através das suas vidas diárias.) (...) «Utilizando processos por vezes similares, com o pequeno senão do gosto malabarístico, de brincar com as coisas do teatro e não condensar a peça para esta encontrar a sua justa medida, Alexandre Rosado não soube apenas inventar um dos casos mais sérios do nosso teatro, soube ainda reunir o eficiente escol de amadores que constitui o Grupo Cénico da Dramática Eborense».

Ao contrário do habitual, a decisão foi extremamente rápida. Um dia após o encerramento do concurso, a Emissora Nacional e os vespertinos da capital anunciavam a vitória do grupo de Évora na classe B com “O Caso do Chico Enjeitado” (localmente continuava a prevalecer a grafia com g), a que correspondia o prémio Joaquim de Almeida, no valor de 10.000$00, enquanto Alexandre Rosado arrebatava o prémio de encenação Carlos Santos, que era valorado em 5.000$00. Os intérpretes Luíza Moleiro, Jorge Pimentão e José Madeira da Rocha recebiam menções honrosas. Ao espanto na cidade pela obtenção do galardão máximo sucedeu-se a indiferença das gentes oficiais. Coube à imprensa local, com destaque para o “Jornal de Évora”, reagir contra tal «falta de interesse » e pressioná-las no sentido de patrocinarem a realização de uma festa de homenagem ao grupo e à colectividade.

A vontade escassa e a realização próxima  das festividades do IV Centenário da Universidade de Évora serviram de pretexto a dois adiamentos da consagração citadina. Finalmente, a 5 de Novembro, no Teatro Garcia de Rezende, perante uma «assistência escolhida», como salientou o diário “Democracia do Sul”, teve lugar uma sessão solene alusiva ao acontecimento. Falaram o Governador Civil, José Félix de Mira, o presidente da Câmara, João Luís Vieira da Silva, o prelado doméstico José Filipe Mendeiros e o comandante da PSP local. Elogios de circunstância, promessas poucas e vagas de auxílio e pouco mais.

Feita a festa, fez-se o possível e conseguiu-se que a façanha dos amadores da Dramática caísse no esquecimento. Dos enjeitados (rejeitados pelos pais) se pretendia que não rezasse a história. Meio século depois a «Évora Mosaico» decidiu recuperá-la, para que ela permaneça na memória citadina.

Fonte: Évora Mosaico

terça-feira, 23 de novembro de 2010

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

COMEMORAÇÃO DO DIA INTERNACIONAL DOS VOLUNTÁRIOS - 29 Novembro a 5 Dezembro

A Fundação Eugénio de Almeida irá associar-se à Comemoração do Dia Internacional dos Voluntários, valorizando a participação comprometida de pessoas voluntárias na transformação da realidade social.

Conferência: O Voluntariado na primeira pessoa
Fórum Eugénio de Almeida | 2 de Dezembro | 14h30 às 17h30

Conferencista: D. Carlos Azevedo, Bispo Auxiliar de Lisboa, Presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social, Doutorado em História da Igreja pela Universidade Gregoriana, é Professor da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa onde foi também Vice-Reitor. (a confirmar)

Destinatários: Público em geral; dirigentes e técnicos que desenvolvem projectos e programas na área do voluntariado.