quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Investigadores de Física recebidos nos Paços do Concelho de Évora

A Vereadora da Câmara Municipal de Évora, Cláudia Sousa Pereira, recebeu esta semana, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, um grupo com cerca de 60 investigadores portugueses e estrangeiros que estão a realizar um workshop, de 11 a 15 de Outubro, na Universidade de Évora.

Após as palavras de boas vindas e votos de sucesso para o evento, proferidas pela Vereadora, os convidados assistiram a uma apresentação multimédia sobre o Concelho de Évora que focou essencialmente os aspectos históricos e patrimoniais, bem como algumas áreas do seu desenvolvimento económico.

O Prof. José Carmelo, catedrático da Universidade do Minho e um dos organizadores deste workshop, salientou que a escolha de Évora como local desta importante reunião científica internacional se deveu à importância e beleza da cidade que sempre deixa satisfeitos os participantes.

O presente evento, subordinado ao tema “Quantum coherence and correlations in condensed-matter and cold-atom systems" reúne especialistas que integram vários projectos, nomeadamente um da European Science Foudation (Programa INSTANTS) e três da Fundação para a Ciência e Tecnologia, todos eles incidindo em diferentes assuntos de Física Quântica.

É organizado por um comité que reúne vários investigadores europeus, entre os quais se conta o Prof. Francisco Guinea, do Instituto de Ciência de Materiais de Madrid (que é um colaborador directo dos dois físicos galardoados este ano com o Prémio Nobel) e os Professores Miguel da Nova Araújo (Universidade de Évora) e José Carmelo (Universidade do Minho), tendo como oradores convidados investigadores oriundos de diversos países europeus (entre os quais Portugal), da América do Sul e do Norte e da Ásia.

Sem comentários: