quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Mais de 2000 livros já passaram pelo Gira-Livros


As doações de livros feitas ao Gira-Livros em Dezembro último elevaram para 2050 a totalidade de volumes recebidos neste projeto.
Semelhante a um banco de livros, pois consiste na receção e oferta de livros, desde que foi criado, em Abril de 2011, até Dezembro de 2013, este projeto recebeu 2050 livros e doou perto de 1800, envolvendo, entre doadores e recetores, cerca de 700 pessoas.
O Núcleo de Documentação, situado no edifício dos Paços do Concelho, é o serviço da Câmara Municipal de Évora responsável por este projeto. No primeiro trimestre de 2011, após a conclusão da remodelação das suas instalações, e da abertura da Livraria Municipal, em Abril desse ano, aquele serviço reuniu condições para passar a receber livros usados e a dar-lhes um destino condigno, e assim surgiu o Gira-Livros.
Esta foi a reposta do Núcleo de Documentação para as muitas pessoas que procuravam o serviço querendo doar livros de que já não precisavam, para os quais já não tinham espaço ou aos quais já não atribuíam utilidade. E, por outro lado, com esta solução foi criada uma forma de outras pessoas, que gostam de ler, poderem adquirir livros, de modo gratuito, porque todos os livros recebidos tornam a ser oferecidos e a vir a ter novos donos.
Um pequeno regulamento suporta o funcionamento, o horário e o tipo de livros que se enquadram no Gira-Livros, mas esta é uma iniciativa aberta à população em geral e cujos objetivos têm sido cumpridos, nomeadamente, promover o livro e a leitura; prolongar a vida útil de livros que de outra forma seriam destruídos e fomentar hábitos de partilha e de reaproveitamento de bens de consumo.

Notícia retirada daqui

Sem comentários: