sábado, 30 de dezembro de 2023

Visitas livres ao Paço de São Miguel

O Paço de São Miguel remonta à Idade Média e a existência deste edifício está associada à história de duas famílias cuja presença no Páteo de São Miguel se encontra separada por cerca de cinco séculos. À primeira destas famílias, os Condes de Basto, que aqui residiu entre os séculos XV e XVII, deve-se uma campanha de obras de ampliação e reestruturação de que se destaca a encomenda do conjunto de frescos quinhentistas que reveste os tetos de algumas das salas. À segunda família, em especial a Vasco Maria Eugénio de Almeida deve-se, no século XX, a intervenção de conservação e restauro de todo o complexo de edifícios do Páteo de São Miguel.

Exposição Coleção de Carruagens

A Coleção de Carruagens reúne as atrelagens e utilitários de viagens que se encontraram ao serviço da Casa Eugénio de Almeida entre a segunda metade do século XIX e os primeiros anos do século XX, quando a sua utilização começa a ser progressivamente substituída pelo automóvel. Apesar de preteridas, as carruagens da família nunca foram descuradas, tal como os objetos fundamentais à sua utilização, assumindo-se a importância da sua conservação e restauro, circunstância que permite, atualmente, apreciar esta coleção na Fundação Eugénio de Almeida.

sábado, 23 de dezembro de 2023

Passagem de Ano 2024


 Programa

> 22h30 | Concerto da Orquestra Bamba Social & Tiago Nacarato

> 00h00 | Espetáculo pirotécnico seguido de atuação do DJ Foksen

Sobre a Orquestra Bamba Social:

Sediados na cidade do Porto, a Orquestra Bamba Social é um colectivo de músicos luso-brasileiros unidos pelo amor ao samba. Apresenta trabalhos autorais e revisita diversos clássicos da música brasileira, dando-lhes uma nova roupagem e acrescentando sonoridades de outros estilos como jazz, funk e hip-hop.

https://www.facebook.com/BambaSocial/

Sobre Tiago Nacarato:

Tiago Nacarato é um dos cantautores mais completos e coerentes da música portuguesa actual, a quem se vaticina uma longa e sólida carreira. Conta já com digressões europeias, brasileiras e em território nacional, afirmando-se, assim, como um dos mais relevantes artistas portugueses contemporâneos.

https://www.sonsemtransito.com/pt/artistas/tiago-nacarato

Org.: Câmara Municipal de Évora

ENTRADA LIVRE

sábado, 9 de dezembro de 2023

Praça do Giraldo


 

Évora Antiga


 

Antigos Paços do Concelho


 

Praça do Giraldo


 

Duarte Gato e Guitarras Portuguesas

 Nas décadas de 1820 e 1830, a guitarra, outrora protagonista nos salões burgueses, passa a sobreviver somente nos meios proletários de Lisboa. Terá sido assim que se dá o primeiro encontro do cordofone com o Fado, canção que identifica na guitarra a expressividade ideal para evocar as tragédias, os episódios de vida pitorescos, as cenas do quotidiano, os amores e desamores cantados na lírica fadista, que nesta fase embrionária se caracteriza pela informalidade e improvisação, sem indicação de autoria. A guitarra portuguesa tem um timbre inconfundível. É um instrumento musical carregado de simbolismo e, à mercê da sua longa aliança com o Fado, é conotado com o “modo de ser” português.


 



Telefone: +351933326005

E-mail: associarte.aca@gmail.com

Site: https://armazem-8.com/show-item/guitarras-portuguesas-15-dezembro/

Redes Sociais: https://www.facebook.com/armazem8evora/

Classificação etária: maiores de 6

Preço: 8€

Organização: Associ’ Arte – Associação de Comunicação e Artes

Apoio: DGARTES/ Câmara Municipal de Évora/ união de freguesias Malagueira – Horta das Figueiras/ Diário do Sul/ Radio Telefonia do Alentejo/ Radio Campanário/ Radio Diana/ Viral Agenda/ Baia dos Sons Produções Culturais / Jornal Registo

https://www.cm-evora.pt/eventos/duarte-gato-guitarras-portuguesas/


sexta-feira, 8 de dezembro de 2023

Concerto de Natal do Coro da Universidade de Évora

Como é já tradição, realizar-se-á no próximo dia 15 de dezembro pelas 19h na Igreja do Carmo, o Concerto de Natal do Coro da Universidade de Évora. Serão interpretadas peças alusivas à quadra natalícia. O Concerto tem o apoio da Universidade de Évora, da Câmara Municipal de Évora e da União de Freguesias de Évora.

Telefone: +351969845232

E-mail: corue@uevora.pt

Site: https://corue.weebly.com/

Classificação etária: todas as idades

Preço: gratuito

Organização: Coro da Universidade de Évora

Apoio: Universidade de Évora | União de Freguesias de Évora | Camara Municipal de Évora

Direção Musical: Maestro Pedro Nascimento

https://www.cm-evora.pt/eventos/concerto-de-natal-do-coro-da-universidade-de-evora/

Concerto de Natal no Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo | Coral Évora

 


Este ano o Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo convidou o Coral Évora, fundado em 1979, para realizar o seu Concerto de Natal. No programa alusivo a esta quadra, que teremos a fortuna de ouvir, não faltarão três peças tradicionais, com harmonização de Mário de Sampayo Ribeiro: «Natal de Évora»; «Natal de Elvas»; «Jesus, Maria, José – Cântico de Natal». Venha ouvir e saia a cantar!

Classificação etária: Público em geral

Telefone: +351 266 730 480

Email: geral@mnfmc.dgpc.pt

Site: https://pt-pt.facebook.com/museuevora/

Redes Sociais: https://www.instagram.com/museunfreimanueldocenaculo/

Organização: Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo (MNFMC)

Apoio: DGPC – Direção Geral do Património Cultural

Parceiros: Coral Évora

https://www.cm-evora.pt/eventos/concerto-de-natal-no-museu-nacional-frei-manuel-do-cenaculo-coral-evora/



Concerto de Natal pela Orquestra Sinfonietta de Lisboa

A orquestra Sinfonietta de Lisboa foi fundada em 1995 e tem como Diretor Artístico e Maestro Titular, Vasco Pearce de Azevedo. Realizou já numerosos concertos, tendo-se apresentado em Lisboa, no CCB e na Fundação Calouste Gulbenkian; no Porto, no Teatro Rivoli; e ainda em vários concelhos do país.

Um dos objetivos principais da Sinfonietta de Lisboa é o da divulgação da música de compositores portugueses contemporâneos.

Este concerto contará também com uma solista.

Para efetuar reservas, ou para mais informações, deverá entrar em contacto por email: eboraemusica@gmail.com ou por telefone: +351 266 746 750.

Classificação etária: Todos

Telefone: +351 266 746 750

Email: eboraemusica@gmail.com

Site: https://eboraemusica.pt/

Redes Sociais: https://www.instagram.com/eboraemusica/

Organização: Associação Eborae Mvsica, estrutura financiada pelo Ministério da Cultura – DGArtes

Apoio: Seminário de Évora, Antena 2, Diário do Sul, Rádio Diana, A Defesa e O Registo



Coprodução: Câmara Municipal de Évora


https://www.cm-evora.pt/eventos/concerto-de-natal-pela-orquestra-sinfonietta-de-lisboa/

quinta-feira, 7 de dezembro de 2023

Sé de Évora


 

Portas de Moura


 

Sé de Évora - Postal Antigo


 

Piscinas de Évora


 

Évora - Anta


 

Palácio D.Manuel


 

Templo Romano


 

Praça do Giraldo - Fonte


 

Praça do Giraldo


 

Igreja de Nossa Senhora da Graça


 

Praça do Giraldo


 

Ermida de São Brás


 

sábado, 11 de novembro de 2023

Lembrar, Apoiar, Agir | Cerimónia Nacional Évora

 



Desdobra-te – Festival de Dança e Outras Artes | Um festival PédeXumbo, em Évora

Dias 17, 18 e 19 de novembro chega a 5ª edição do Desdobra-te – Festival de Dança e Outras Artes, em diferentes espaços da cidade de Évora. Bailes, concertos, oficinas, teatro e performance, atividades para famílias e passeios voltam a fazer parte do programa deste festival de outono, que a PédeXumbo promove na cidade que a acolhe e que pretende pôr quem cá vive a dançar, para além de trazer os bailadores habitués até ao Alentejo. Um desafio de três dias para todas as idades, com um programa que apresenta Lado A e Lado B e vos convida a desdobrarem-se por diferentes atividades, para conhecer ainda vários lugares da cidade!

A programação organizada em dois grupos distintos, para diferentes públicos, satisfaz tanto os impulsos dos habitués de festivais folk como os devaneios dos curiosos e das famílias que preferem uma experiência mais relaxada e abrangente. Dois públicos com características bastante diferentes encontrarão aqui o “seu festival”, mas a ideia principal permanece: cruzem-se, dobrem-se, desencontrem-se para se reencontrarem, vivam uma experiência rica em desdobragens consecutivas. Porque acreditamos na importância e força de se estar no interior e de se programar no Alentejo, o Desdobra-te é ainda um convite a conhecer as ruas, casas, associações e monumentos da cidade de Évora. O convite é para virem passar um fim-de-semana cheio de dança, música e outras artes, na bela cidade de Évora. E ainda um convite aos eborenses e alentejanos para que se juntem a nós a fazer o que mais gostamos: dançar, celebrar e partilhar.

Programa completo em http://pedexumbo.com/desdobra-te/

sexta-feira, 10 de novembro de 2023

Praça de Giraldo


 

Claustro do Convento da Graça


 

Portas de Moura


 

Sé Catedral


 

Muralhas de Évora


 

Praça do Giraldo


 

Sé Catedral


 

Piscinas Municipais


 

Templo Romano


 

Capela dos Ossos


 

Arco de D.Isabel

 


quinta-feira, 9 de novembro de 2023

Mais.eu - 10 Novembro - Armazém 8


Mais.eu alia o passado ao presente através da poesia, texturas sonoras e escolhas tímbricas dos seus dois elementos.

maiseu (mais.eu) termo popular saloio expressão idiomática que significa comigo (ex. anda ali mais eu).

Maiseu é um projeto que visa aliar o passado ao presente através da poesia, texturas sonoras e escolhas tímbricas dos dois elementos que o compõem: Joana Camões (voz, Shruti Box e idiafones) e Miguel Samarão (violas regionais, ocarina e percussão).


 

Mês do Cuidador Informal

 


À Espera do Sol e outros Trabalhos | Desenho e Escultura de João Honório

 

Trabalho realizado ao longo de um ano particularmente duro para todos, pontuado pelas notícias veiculadas pelos órgãos de informação, num bombardeamento sistemático e assustador, suscitado por uma Pandemia desconhecida que foi ceifando vidas indiscriminadamente, obrigando a um isolamento e a cuidados extremos. Portugal não foi exceção.

O trabalho possível, realizado nestas circunstâncias difíceis sem outra intenção que não aquela de assinalar esse tempo, esperando que todos facilmente o entendam.

Através da linha, da cor, e de algumas palavras escondidas, e através da forma e matéria, convidamo-los a participar nesta viagem ao mundo surpreendente do Desenho e da Escultura. João Honório


sexta-feira, 13 de outubro de 2023

Futebol: Lusitano de Évora vs FC Porto

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/futebol-lusitano-de-evora-vs-fc-porto/

Évora, Campo Estrela, jogo a contar o Campeonato Nacional de Futebol entre as equipas do Lusitano Ginásio Clube (Lusitano de Évora) e o Futebol Clube do Porto (FCP).

Exposição de Júlio Resende em Évora 1967

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/exposicao-de-julio-resende-em-evora/

 Inauguração de exposição de pintura de Júlio Resende em Évora.

Despedida de dois batalhões em Évora 1969

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/despedida-de-dois-batalhoes-em-evora/

Évora, Batalhão de Artilharia 2900 e Batalhão de Caçadores 2907 participam em cerimónia de despedida presidida pelo comandante da Terceira Região Militar, a propósito da sua partida para o Ultramar em missão de soberania.

Comissão Instaladora do Instituto Universitário de Évora 1974

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/comissao-instaladora-do-instituto-universitario-de-evora/

Évora, José Veiga Simão, ministro da Educação Nacional, preside à cerimónia da tomada de posse da primeira Comissão Instaladora do Instituto Universitário de Évora (IUE), criado pelo Decreto-Lei 402 de 11 de Agosto de 1973 que assinala o reaparecimento da Universidade de Évora.

Visita de Marcelo Caetano a Évora e Almada 1971

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/visita-de-marcelo-caetano-a-evora-e-almada/

Marcelo Caetano, presidente do Conselho visita exposições de gado e pintura em Évora e assiste ao cortejo etnográfico "Almada: da nascente à foz do Tejo", em Almada.

Américo Tomás recebe delegação de Évora

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/americo-tomas-recebe-delegacao-de-evora/

Almirante Américo Tomás, presidente da República recebe delegação de Évora e Montemor-o-Novo no Palácio Nacional de Belém, em Lisboa.

Manifestação de apoio à reforma agrária em Évora 1977

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/manifestacao-de-apoio-a-reforma-agraria-em-evora/

Évora, agricultores e trabalhadores rurais participam em manifestação de apoio à reforma agrária e de protesto contra a denominada Lei Barreto e o Ministério da Agricultura e Pescas.

Corrida de Touros em Évora 1969

 https://arquivos.rtp.pt/conteudos/corrida-de-touros-em-evora/

Corrida de Touros realizada na Praça de Touros de Évora.

Eleições para a Assembleia Constituinte em Évora 1975

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/eleicoes-para-a-assembleia-constituinte-em-evora/

Évora, População participa no ato eleitoral relativo à realização das eleições para a Assembleia Constituinte, as primeiras eleições livres com sufrágio universal, na sequência da Revolução de 25 de abril de 1974 que depôs o regime do Estado Novo.

Vacinação contra a poliomielite em Évora

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/vacinacao-contra-a-poliomielite-em-evora/

Brigada da Delegação de Saúde organiza e promove campanha de vacinação contra a poliomielite, também conhecida por paralisia infantil, das crianças até aos 9 anos, do concelho de Portel.

Exposição de artesanato em Évora 1962

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/exposicao-de-artesanato-em-evora/

Exposição de artesanato em Évora.

Visita de Horário de Sá Viana Rebelo ao Quartel General de Évora 1972

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/visita-de-horario-de-sa-viana-rebelo-ao-quartel-general-de-evora/

Évora, General Horácio de Sá Viana Rebelo, ministro da Defesa Nacional e do Exército, é recebido por várias personalidades civis e militares na sua visita às instalações do Quartel General da Região Militar.

Gonçalves Proença visita Évora 1965

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/goncalves-proenca-visita-evora/

Évora, visita de José Gonçalves Proença, Ministro das Corporações e da Previdência Social.

Corrida à Lebre em Évora 1971

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/corrida-a-lebre-em-evora/

Évora, Herdade de Vale da Moura, cão galgo da Condessa de Cabral vence a 13ª Prova Diana de Caça de Corrida à Lebre, destacando-se a participação de representante de proprietários ingleses de galgos.

Évora e Viana do Alentejo

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/evora-e-viana-do-alentejo/

Programa de divulgação de locais de interesse e de destino turístico, situados nas regiões de Évora e Viana do Alentejo.

Catedral de Évora 1975

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/catedral-de-evora/

A Basílica Sé de Nossa Senhora da Assunção, mais conhecida por Catedral de Évora, é justamente considerado o mais belo edifício gótico a sul do rio Tejo. Com origens que remontam ao século XII e ao tempo da reconquista da cidade alentejana aos mouros, a maior parte da sua construção aconteceu no entanto ao longo dos séculos seguintes. Por esse facto a Catedral é um monumento marcado pela transição do estilo românico para o gótico, até com alguns elementos barrocos devido aos sucessivos melhoramentos de que foi sendo alvo até ao século XVIII.