sexta-feira, 27 de dezembro de 2024

Concerto Ano Novo 2025 | Orquestra de Sopros do Conservatório Regional de Évora – Eboræ Mvsica

O Conservatório Regional de Évora – Eborae Mvsica, a Associação Eborae Mvsica e a Câmara Municipal de Évora promovem o já tradicional Concerto de Ano Novo, pela Orquestra de Sopros do Conservatório Regional de Évora – Eborae Mvsica, sob a direção de Artur Barroso.

O programa: Fanfarre For The Common Man- Aaron Copland; Nas Asas de um Sonho- Helder Bettencourt; Ballade- Carl Reinecke ; Capriccio for Bass Trombone & Band- Steven Verhelst ; Lusitanidades- Medley de Música Popular Portuguesa- Arr. Carlos Marques; Musica I Poble- Ferrer Ferran; Radetzky March- Johann Strauss.

5 Janeiro 2025 - 5 Janeiro 2025

18h30

Teatro Garcia de Resende, Praça Joaquim António de Aguiar

Entrada Livre

www.cendrev.pt

Cantos de Janeiras 2025

Cantos de Janeiras regressam a 04 de janeiro

Com grupos corais e instrumentais, de associações culturais de Évora, regressa o Cantar das Janeiras, este ano dia 4, numa organização da Câmara Municipal de Évora e das freguesias dos Canaviais, União de Freguesias Bacelo e S.ª da Saúde, União de Freguesias da Malagueira e Horta das Figueiras e União de Freguesias de Évora (Centro Histórico).

A iniciativa é aberta a toda a população e decorre nos bairros destas freguesias, as quais recebem os 11 grupos participantes, às 16h00 e às 17h00.

Às 18h30, todos cantarão, no Páteo do Salema, num convívio típico da época.

Esta é mais uma tradição que faz de Évora uma cidade que nutre a sua herança, o seu património cultural.


4 Janeiro 2025 

16h00 | 17h00 | 18h30

Bairros da Freguesia dos Canaviais, União de Freguesias do Bacelo e Sr.ª da Saúde, União de Freguesias da Malagueira e Horta das Figueiras, União de Freguesias do Centro Histórico, Páteo do Salema

entrada livre

Primeiras Impressões: Palácio de D. Manuel

Workshop de tipografia tradicional experimental em que se pode criar e imprimir um cartaz, inspirado na história do Palácio de D. Manuel e do Jardim Público, com caracteres móveis e imagens da coleção das antigas fotozincografias existentes na Oficina de Tipografia.

4 Janeiro 2025 

15h00

Convento dos Remédios - Oficina de Tipografia IME

entrada gratuita - mediante inscrição para servicoeducativo.cide@cm-evora.pt

www.cm-evora.pt


segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

Energia Nuclear Já!, um filme de Oliver Stone

Filme de Oliver Stone que marca um statement relativamente ao medo sobre a radiação inofensiva de baixo nível e a confusão entre armas nucleares e energia nuclear. Considerado pela Variety como um documentário imperdível e intensamente envolvente, “Energia Nuclear Já!”

26 Dezembro 2024 

18h00 e 21h30

Auditório Soror Mariana, Rua Diogo Cão, 8

3.50€

festivalfike.com/cineclub


Festa M80

 


Évora Clássicos | Encontro de Automóveis e Motociclos

O Évora Clássicos é um evento que reúne veículos clássicos e desportivos no último domingo de cada mês, na Praça 1º de Maio, em pleno Centro Histórico da cidade de Évora.

O património automobilístico encontra-se com o património material classificado do Centro Histórico, entre as 10h e as 13h do próximo domingo.

Desfrute desta iniciativa de acesso gratuito para participantes e para visitantes.

O evento está aberto a Clássicos e Desportivos Topos de Gama e por estes entendemos:

Clássicos – Veículos a partir dos 30 anos de idade dentro da sua originalidade de fábrica ou com modificações de época.

Os veículos a gasóleo posteriores a 1990 serão analisados pela organização relativamente ao seu enquadramento.

Desportivos Topos de Gama – Veículos desportivos, movidos a gasolina, com motorizações de cariz desportivo que tenham sido pensados para uma condução desportiva ,coupés, roadsters, cabrios ou hatchbacks de séries limitadas ou com motorizações fora do comum assim como Superdesportivos.

Não são permitidos automóveis com modificações ligadas a outros movimentos como o stance, tunning (carros fibrados ou com alterações estéticas de relevância).

A organização do Évora Clássicos reserva-se o direito de decisão sobre a admissão de algum veículo que suscite dúvidas no seu enquadramento no evento.


29 Dezembro 2024 

10h00-13h00

Praça 1º de Maio, Évora

Entrada Livre

https://www.uf-centrohistoricodeevora.pt/

Os Corpos Celestes: interpretações, representações e outras manifestações | Ciclo «Ver o Museu»



Quase a dobrar o ano, João Firmino, bolseiro de Doutoramento no Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, irá conduzir uma visita à coleção arqueológica tendo os astros como fio condutor. Esta atividade visa explorar as paisagens cósmicas e como estas influenciaram o modo como comunidades – do Neolítico à Antiguidade Clássica – construíam e interpretavam o mundo. Venha ver!

29 Dezembro 2024 

11h00

Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, Largo Conde de Vila Flor, 7000-804, Évora

Entrada Livre

www.museusemonumentos.pt/pt/museus-e-monumentos/museu-nacional-frei-manuel-do-cenaculo-e-igreja-de-nossa-senhora-das-merces


quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

Feira da Honesta /\ SHE

Promovida pelos associados da Sociedade Harmonia Eborense, a Sede enche-se novamente de bancas com uma oferta diversificada que vai da Roupa e Acessórios aos Discos, Livros, Filmes em Dvd, Jogos playstation em 2ª mão, ao trabalho de Artistas e Artesãos locais com a sua produção própria e arte ao vivo.

Venham aproveitar e apoiar com a vossa presença e compras de Natal esta Feira que promove uma economia de reutilização e proximidade, num ambiente familiar de muita cumplicidade e boa disposição.

Jardim de Natal 2024

 


Frei Manuel do Cenáculo, pioneiro da investigação sobre a escrita do Sudoeste | Ano Frei Manuel do Cenáculo

Frei Manuel do Cenáculo demonstrou um especial interesse pelos vestígios da antiguidade, pela sua recolha, documentação e análise. Atento ao que se passava na Europa culta, levou a cabo, em Portugal, uma acção incomparável neste domínio. A epigrafia concitou, naturalmente, o seu interesse particular e, neste âmbito, e, no que diz respeito às estelas com o que chamamos “escrita do Sudoeste”, foi pioneiro. Os desenhos que mandou executar e que figuram num álbum que recebeu o seu nome constituem documentos de extraordinário valor e do máximo interesse científico. Esta conferência, a não perder, será proferida por Amílcar Guerra, Professor Catedrático Emérito da Universidade de Lisboa.

Concerto de Natal pela Orquestra Filarmónica Portuguesa

Nesta Noite, será interpretada a peça, Missa de Glória de Giacomo Puccini, pela Orquestra Filarmónica Portuguesa e o Coro Sinfónico Lisboa Cantat sob direção do Maestro Osvaldo Ferreira com o Tenor Sérgio Sousa Martins e o Barítono – João Merino. A peça A Missa composta em 1880 é a única obra religiosa de Puccini. O compositor italiano decidiu dedicar-se à música profana ao ficar fascinado por uma ópera de Verdi. Puccini fazia parte de uma linhagem de organistas e maestros de coro, mas, um dia fez uma viagem para ir ver a ópera Aida de Verdi, o que lhe mudou a vida. Aida era uma obra nova, com uma linguagem musical mais exótica que cativou Puccini.

Second Life – Ciclo de Workshop’s | 3º Ciclo – Empreendedorismo Social na área da Informática


 

Mantenha Fora do Alcance do Bebé” | Teatro

Com um texto premiado e muito atual de Silvia Gomez, uma das mais promissoras dramaturgas brasileiras, Mantenha Fora do Alcance do Bebé” exprime um retalho da sociedade, expondo, através de um drama nonsense a falta de sentido da condição humana e suas urgências. A história passa-se numa sociedade distópica não muito distante, onde uma mulher fria como máquina tenta persuadir uma assistente social durante uma entrevista de adoção de um bebé. Quando o absurdo se instaura, seu marido chega para intervir. Fora dali, uma super população de lobos ocupa ruas, passeios e linhas de metro. revela complexas nuances da experiência feminina e a ambivalência da maternidade.