quinta-feira, 27 de março de 2025
Money Talks | O Evento de Literacia Financeira mais completo de Portugal
O Money Talks 2025 é uma experiência imersiva e transformadora.
Explora 9 grandes temas ao longo de 2 dias imersivos e transforma a tua vida financeira com conhecimentos práticos e aplicáveis para quem é experiente ou está a dar os primeiros passos.
+25 especialistas com experiência real vão partilhar conhecimento em palestras inspiradoras e masterclasses sobre as várias áreas do dinheiro.
O evento conta ainda com vários momentos de networking em Almoços, Coffee-Breaks e ainda uma Sunset Party com Live DJ.
Grupo de Biblioterapia da BPE
Inspirada pela experiência e resultados positivos da edição anterior, a BPE convidou as Dras. Mariana de Campos e Joana Alexandrino para a dinamização do Grupo de Biblioterapia, edição de 2025. Sentimos que este projeto continua a ter um potencial transformador na promoção do bem-estar da nossa comunidade, por isso, queremos dar a oportunidade de frequência deste programa a mais leitores.
A inscrição poderá ser feita através da leitura do QR code disponível na imagem, ou do preenchimento da ficha disponível na BPE. Advertimos que serão contactadas prioritariamente as pessoas que ficaram em lista de espera na edição anterior.
Apelamos para que a inscrição seja feita com responsabilidade e compromisso, já que as desistências resultam em lugares vazios, que poderiam ser ocupados por outras pessoas interessadas.
sábado, 22 de março de 2025
Évora quer implementar metrobus “a longo prazo”
A Câmara Municipal de Évora pretende avançar com a criação de um metrobus (autocarro em via dedicada). Esta é uma das propostas estruturantes da revisão em curso do Plano de Urbanização da cidade.
Segundo o presidente da autarquia, Carlos Pinto de Sá, a proposta já foi apresentada e, agora, vai para discussão pública. “É um transporte coletivo com vias próprias e prioridade sobre todo o trânsito para ganhar tempo e, desta forma, oferecer à cidade uma alternativa de mobilidade que permita que muitas pessoas possam dispensar o carro particular”, resumiu o autarca.
Pinto de Sá admitiu que este “é um projeto muito ambicioso, a longo prazo, mas fundamental para construir o futuro de Évora”, pelo que se “exige uma discussão aprofundada” sobre como se poderá concretizar e obter o respetivo financiamento.
Jorge Carvalho, coordenador da revisão do Plano de Urbanização de Évora, o traçado para o metrobus tem uma extensão de 14,5 quilómetros, várias paragens e é, “essencialmente, circular, com dois eixos, um a norte e outro a sul”.
“Se queremos inverter o paradigma da mobilidade instalada muito centrada no automóvel, temos que ter uma alternativa que seja preferível, mais rápida, eficiente e certinha, que não tenha atrasos”,, conclui o especialista em urbanismo.
https://www.jn.pt/4148532161/evora-quer-implementar-metrobus-a-longo-prazo/
quarta-feira, 19 de março de 2025
Produtos Tradicionais e Artesanato -
Várias são as peças de vestuário tradicionais alentejanas possíveis de encontrar na cidade. O mais conhecido, o capote alentejano, é um agasalho utilizado nos meses mais frios do ano, normalmente feito de burel com aplicação na gola de pele de ovelha ou raposa.
Podemos encontrar ainda outros tipos de abafos característicos da região: peliça e samarra (agasalho popular em pele de ovelha curto ou comprido) e safões (para vestir por cima das calças) em pele de ovelha.
segunda-feira, 17 de março de 2025
A Beleza mora em Santa Clara | Evento cultural com a presença de Martim Sousa Tavares
Quando a luz é a única que ocupa os espaços, percebe-se melhor o espírito do lugar que foi recolhimento, contemplação e trabalho das freiras clarissas do convento, agora Escola Básica de Santa Clara.
Mas é a presença humana, de quem a habita todos os dias, que troca o recolhimento pela ação, a contemplação pelo labor das mãos e da mente. E o trabalho transforma-se, mas permanece a essência da aprendizagem constante.
Um centro de aprendizagem é sempre uma relação. De cada um que leva ao outro a medida da sua luz, os rastos da sua música.
Ao longo de quarenta e seis anos, a Escola Básica de Santa Clara tem sido fonte dessa relação privilegiada de quem está a crescer de todas as maneiras.
Esta comunidade educativa vive incessantemente a alegria de levar as crianças e jovens a descobrir o que está encoberto, de achar a luz à volta das sombras. Esse trabalho passa-se no interior dos muros. Agora abre-se ao vosso olhar, à vossa visita.
Este evento cultural conta com diversos momentos:
Concertos instrumentais e corais
Cante alentejano
Quadros vivos
Exposições
O convento revisitado
e culminará com o encontro com o autor Martim Sousa Tavares que apresentará o seu livro Falar piano e tocar francês.
Nota: os livros poderão ser adquiridos no local.
19 Março 2025
17h00
Escola Básica de Santa Clara, Évora
Entrada Livre
aeseverim.pt/
sábado, 15 de março de 2025
Coro Gregoriano de Lisboa | XXIII Ciclo de Concertos “A Quaresma na Escola de Música da Sé de Évora”
A Associação Eborae Mvsica promove o XXIII Ciclo de Concertos “A Quaresma na Escola de Música da Sé de Évora” entre os dias 15 e 22 de março. O Ciclo irá terminar no sábado, dia 22, pelas 18h00 , no Convento dos Remédios, com um concerto do Coro Gregoriano de Lisboa. Dirigido por Armando Possante desde 2011, o Coro Gregoriano de Lisboa foi fundado em 1989 por Maria Helena Pires de Matos e divulga o Canto Gregoriano através do seu estudo e execução, desenvolvendo para esse efeito uma intensa atividade de concertos.
22 Março 2025
18h00
Convento dos Remédios | Av. de S. Sebastião
5€
www.eboraemusica.pt
sexta-feira, 14 de março de 2025
Anta Grande do Zambujeiro
Monumento funerário megalítico, esta estrutura edificada entre os inícios do 4.º e meados do 3.º milénio a.C. pertence, “grosso modo”, ao horizonte cultural geralmente aceite para esta região alentejana, pertencendo ao denominado “Universo Megalítico Eborense”, cujo protótipo é assumido pela Anta Grande da Comenda da Igreja, em Montemor-o-Novo.
Trata-se de um monumento composto pela típica câmara funerária, de planta poligonal, construída com sete enormes esteios, com comprimento de 8m a partir da superfície do solo, bem como pelo respetivo corredor de acesso, de planta retangular alongada, com comprimento de 12m, 2m de altura e 1,5m de largura, composto por diversos esteios dintelados de pequenas dimensões. Quanto à cobertura destes dois corpos interligados, verifica-se que a da câmara funerária é constituída por uma única laje granítica, ao passo que a do corredor foi realizada com pequenas lajes adossadas umas às outras(…)
Desde o dia 31 de outubro de 2024, o acesso à Anta Grande do Zambujeiro serás apenas pedonal.
A passagem de veículos pode acontecer, para acesso ao espaço a pessoas com mobilidade reduzida, mediante pedido prévio de pelo menos 24h, para o endereço de email zea@uevora.pt.
Aqueduto da Água da Prata
O Aqueduto da Água da Prata foi inscrito numa lista de 50 monumentos de interesse mundial pelo World Monuments Fund (WMF) – uma prestigiada organização internacional não-governamental que se dedica à monitorização e preservação do património cultural mundial.
Esta inscrição surge na sequência de uma candidatura que a Câmara Municipal de Évora apresentou com o objetivo de promover e valorizar o Aqueduto da Água da Prata, em meados do corrente ano. Uma futura intervenção para conservação e preservação deste icónico monumento eborense pode vir a ser um dos resultados da aprovação agora confirmada pelo programa internacional “2016 World Monuments Watch“.
A visibilidade do Aqueduto da Água da Prata e da cidade de Évora resulta significativamente reforçada, particularmente no plano internacional, uma vez que figura a par de monumentos e sítios tão icónicos com a cidade de Petra, os caminhos de Katmandu, no Nepal, o arco de Janus, em Roma, o antigo Colégio de Santo Ildefonso na Cidade do México, a Ladeira da Misericórdia, em S. Salvador da Baía, a Igreja e Convento de S. Francisco, em Quito, ou os Conventos de Sevilha. Esta é, sem dúvida, uma das consequências positivas da inclusão do Aqueduto eborense na lista dos 50 monumentos destacados, de dois em dois anos, por esta entidade mundialmente reconhecida, sublinhada pelo Presidente da Câmara de Évora, Carlos Pinto de Sá, aquando da receção da notícia.
Pelo seu prestígio e reconhecimento internacional, o World Monuments Fund abre portas e é um parceiro de peso na procura de financiamento, garantindo também todo o apoio técnico especializado ao mais alto nível no que diz respeito ao restauro, conservação e proteção deste tipo de monumentos.
O Aqueduto da Água da Prata viu a sua construção ser iniciada em 1531. Inaugurado no reinado de D. João III em 1537, está integrado no conjunto classificado pela UNESCO e é, desde 1910, Monumento Nacional.
Bandas à Rua traz música filarmónica às freguesias de Évora entre 16 de março e 27 de abril
Começa no próximo domingo, 16 de março, mais uma edição da iniciativa Bandas à Rua. Sob a chancela da Câmara Municipal de Évora, as quatro bandas filarmónicas com sede no Concelho oferecem às populações, até 27 de abril, um total de 22 arruadas pelas freguesias urbanas e rurais.
Os primeiros espetáculos estão agendados para domingo, 16 de março, com atuação do Grupo União e Recreio Azarujense, às 10h00, na Associação de Moradores da Torregela, Horta das Figueiras. A banda desloca-se em seguida para Valverde onde toca a partir das 11h30.
A Associação Filarmónica 24 de junho (São Miguel de Machede), a Associação Filarmónica Liberalitas Julia (Canaviais) e a Casa do Povo de Nossa Senhora de Machede, são as outras bandas participantes.
O Bandas à Rua tem como objetivo proporcionar às filarmónicas do concelho uma plataforma de promoção da sua atividade cultural, através da aproximação das populações à música, constituindo, também, uma forma de reconhecimento do papel destes agentes na formação de pessoas e músicos.
quinta-feira, 13 de março de 2025
quarta-feira, 12 de março de 2025
Art Thinking | Como a arte pode transformar a educação?
Uma formação que pretende trazer à discussão as estratégias de mediação artística, enquanto instrumentos transformadores, dotando os participantes de ferramentas com o objetivo de introduzir os princípios do Art Thinking, metodologia desenvolvida por María Acaso, na sua prática no museu e na sala de aula.
Criação e orientação de Maria Acaso (Madrid, 1970) com doutoramento em Educação Artística, trabalha desde 2002 como professora catedrática na Faculdade de Belas Artes da Universidade Complutense de Madrid, cargo que acumula, desde 2010, com a sua função como sócia fundadora do coletivo de arte e educação Pedagogias Invisíveis.
Formação sem creditação, em espanhol e sem tradução simultânea (no entanto, a formadora entende português).
21 Março 2025 - 22 Março 2025
sexta-feira 14:00 - 18:00 | sábado 9:00-13:00 e 14:00-18:00
Palácio de D. Manuel | Centro Interpretativo da Cidade de Évora
Entrada Livre (mediante inscrição)
www.cm-evora.pt
terça-feira, 11 de março de 2025
16as Jornadas Internacionais Hospital Veterinário Muralha de Évora | Agropecuária, Equinicultura, Exposições, Cultura, Convívio
Nos dias 14 e 15 de março de 2025, Évora será o epicentro da agropecuária ibérica, acolhendo a 16.ª edição das Jornadas Internacionais do Hospital Veterinário Muralha de Évora. Este é o maior congresso ibérico dedicado à agropecuária, reunindo veterinários, produtores, investigadores e líderes do setor. Com um programa diversificado e palestras de especialistas de renome mundial, as Jornadas abordarão os grandes desafios da sustentabilidade, inovação tecnológica, saúde e bem-estar animal. Momentos imperdíveis incluem a estreia em Portugal do documentário “World Without Cows” e debates ao vivo sobre o futuro da agropecuária.
14 Março 2025 - 15 Março 2025
08h30 - 18h30
Hotel Vila Galé Évora
70€
jornadas.hvetmuralha.pt/
quarta-feira, 5 de março de 2025
Exposição de Cerâmica de Manuel Seita inaugurada no Palácio D. Manuel
Até ao próximo dia 23 de junho, a mostra COSMIC DEBRIS pode ser visitada no principal espaço expositivo da autarquia eborense. Para além do artista e do curador, José Alberto Ferreira, a sessão de abertura, que teve lugar no passado sábado, 01 de março, contou com a presença do Presidente da Câmara de Évora, Carlos Pinto de Sá.
Manuel Seita apresenta nesta exposição um conjunto de obras realizadas entre 2007 e 2024 com recurso a pastas cerâmicas, barros de vários tipos e outros materiais, tornando visível o seu percurso e as suas inquirições. Na cerimónia de inauguração, Seita detalhou a construção e evolução do seu trabalho criativo, parte do qual pode agora ser apreciado no Palácio D. Manuel.
A exibição pode ser visitada de segunda a sábado nos seguintes horários: 09h30 às 12h30 e 14h00 às 18h00.
Sobre Manuel Seita
O artista nasceu em Vila Verde de Ficalho, em 1970, e reside em Almodôvar. Dedica-se às artes plásticas desde 1990, tendo participado em várias exposições coletivas e individuais com desenhos, pintura e cerâmica.
Na cerâmica, o seu percurso iniciou-se no Centro de Formação de Artistas e Artesãos de Reguengos de Monsaraz. Em busca de uma abordagem renovadora das formas da tradição, frequentou vários estágios e workshops. Em 2005 terminou a licenciatura em escultura do curso de Artes Plásticas na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha.
Expõe regularmente e tem participado em residências internacionais, das quais se destaca, em 2023, a International Ceramics Studio, em Kecskemét, na Hungria. Em 2024 foi o primeiro artista português a participar no XXIV Kohila Symposium, na Estónia.
Cabo Verde – Almoço temático
No próximo dia 8 de março, pelas 12h00 no Salão Paroquial ao lado da Igreja de São Brás, o Clã do agrupamento 890 de Évora, irá realizar um almoço temático Cabo Verde! Toda a receita reverterá para a atividade de serviço em Cabo Verde dos nossos caminheiros.
Faz a tua reserva até dia 5 de março através dos seguintes contactos: Ana Matos – 965335073 e Mariana Godinho – 967925872.
> 11 anos – 17 escutas
6-10 anos- 12 escutas
< 5 anos – gratuito Junta-te a nós e compartilha este momento de solidariedade! A tua presença é muito importante
FIOE – Festival Internacional de Órgão de Évora | EM FORMA DE PERA – David Rodrigues, bandolim e Tadeu Filipe, órgão
No seio do Reino Maravilhoso fundem-se as cordas do bandolim às do cravo ou aos ares do órgão na viagem de um repertório eclético e indiferente ao tempo. O programa consta de obras relevantes de Domenico Scarlatti, António Vivaldi Ludwig van Beethoven, Raffaelle Calace bem como o desconhecido Aleixo Botelho de Ferreira apresentados por David Rodrigues (Bandolim) e Tadeu Filipe (Cravo/Órgão).
Museu-Mulher: um tributo a Julieta Ferrão (1899-1974) | Dia Internacional da Mulher
Julieta Ferrão (1899-1974) foi, tanto quanto se sabe, a primeira mulher a dirigir um Museu em Portugal no ano de 1924. Essa instituição foi o Museu Bordalo Pinheiro, em Lisboa. Sócia da Sociedade Nacional de Belas-Artes, pertenceu à Cruzada das Mulheres Portuguesas e ao longo da sua vida integrou vários grémios. Julieta Ferrão foi a primeira Conservadora dos Museus Municipais de Lisboa e além do mundo da arte, dos museus, das colecções e do humorismo, foi também cronista e olisipógrafa.
Sandra Leandro, Directora do MNFMC, e João Alpuim Botelho, Director do Museu Bordalo Pinheiro vão celebrar a força desta mulher e pôr em comum algumas das suas experiências pessoais.
segunda-feira, 3 de março de 2025
sábado, 1 de março de 2025
Apocalypse Conspiracy na SHE
1 Março 2025
23h00
Sociedade Harmonia Eborense | Praça do Giraldo, 72, 7000 – 508 Évora
https://fb.me/e/4g3ik02cz