quarta-feira, 24 de setembro de 2014

8as Conferências do Cenáculo abrem com a presença do Arquiteto Siza Vieira


Começa hoje (dia 24), na Biblioteca Pública de Évora (BPE), pelas 18h30, a 8.ª edição das Conferências do Cenáculo. Uma conversa sobre a “Memória da Malagueira”, com a presença de Álvaro Siza Vieira – autor do projeto – e um dos arquitetos mais reconhecidos a nível mundial, marca o arranque deste ciclo de 8 conferências que se prolonga até 6 de Novembro. O Bairro da Malagueira, em Évora, é considerado um dos projetos mais emblemáticos de Siza Vieira, sendo apontado como um projeto sociopolítico pioneiro no Portugal Democrático. Durante a conferência – apresentada por Abílio Fernandes, ex-presidente da autarquia eborense, vai ser apresentado o livro “Malagueira – Álvaro Siza in Évora”, de Brigitte Fleck e Gunter Pfeifer. 

As Conferências do Cenáculo realizam-se desde 2004 e, como pano de fundo, têm o objetivo de homenagear “Frei Manuel do Cenáculo”, fundador da BPE. No ano em que passam 200 anos da morte de Cenáculo, a organização pretende dar um novo impulso às conferências, através da abordagem de temáticas diversas e abrangentes. Para o efeito foram convidados especialistas em áreas tão diversas como a arquitetura e o urbanismo, arqueologia, património e história, paisagem, imagem e fotografia, bibliotecas, entre outros. Vitor S. Gonçalves, Maria da Conceição Lopes, Raúl Rosado Fernandes, José Manuel Rodrigues, Jorge Calado, Aurora Carapinha e Francisco Contente Domingues, são algumas das personalidades convidadas.  

As Conferências iniciam este ano um novo formato, resultante da colaboração de entidades que se associam no esforço de possibilitar a todos os cidadãos o acesso livre e gratuito ao conhecimento, à informação e à cultura. A co-organização da iniciativa é da responsabilidade da Direção Regional de Cultura do Alentejo, Biblioteca Pública de Évora/Biblioteca Nacional de Portugal (BPE/BNP), Câmara Municipal de Évora (CME) e Centro Interdisciplinar de História, Cultura e Sociedades da Universidade de Évora (CIDEHUS/UE).

Informação retirada daqui

Sem comentários: