sexta-feira, 3 de junho de 2016

Bonecos de Stº Aleixo "Auto da Criação do Mundo"


Horário: 18h30
Inicio do Evento: 06 junho
Fim do Evento: 10 junho
Localização: Teatro Garcia de Resende

Este grupo, de composição essencialmente rural, percorria o Alto Alentejo apresentando os seus espetáculos​. 
Terão tido origem na aldeia que lhes deu o nome.
Estas marionetas atuam num pequeno retábulo de madeira que possui uma rede dupla de cordéis, colocada verticalmente entre os bonecos e o público. A iluminação é feita através de candeias de azeite e possui cenários pintados em cartão. As marionetas são de varão, manipuladas por cima, extremamente simples e de dimensões reduzidas, podendo ter entre vinte a quarenta centímetros. O acompanhamento musical é feito por uma guitarra portuguesa.
O repertório compreende peças de tradição secular, de teor mais especificamente religioso, bem como textos pertencentes à chamada literatura de cordel. Os seus personagens carismáticos são o Padre Chancas, representante da autoridade eclesiástica, e o Mestre Sala, o mestre de cerimónias, que por tradição tem uma moca, com a qual castiga ou abraça o Padre, enquanto o mesmo prega.
Existem registos da sua existência já no século XVIII, como nos diz Padre Joaquim da Rosa Espanca in “Memorias de Vila Viçosa”, onde refere terem sido apreendidos e mandados queimar títeres de Santo Aleixo, em 1798.
Informações Adicionais
Org.: Cendrev - Centro Dramático de Évora
Contactos: Telef. 266703112 | e-mail: geral@cendrev.com​ | site: www.cendrev.com
Apoio: Câmara Municipal de Évora
De 6 a 10 de Junho às 18h30

Informação retirada daqui

Sem comentários: