quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Desfile de Carnaval em Évora no dia 1 de Março

"CulturÉvora" é o tema do desfile de Carnaval que surge enquadrado no tema central da Câmara ​eborense para 2019 – a afirmação da candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura 2027.

O desfile está agendado para as 10h30 e tem início na Rua Cândido dos Reis, passando pelo Largo Luís de Camões e Rua João de Deus, terminando na Praça do Giraldo.

Este evento é organizado pela Câmara Municipal de Évora (CME), tendo como parceiros externos o Serviço Municipal de Proteção Civil, a Polícia de Segurança Pública e Bombeiros de Évora, a União de Freguesias de Évora, o Agrupamento de Escolas Severim de Faria, o Agrupamento de Escolas André de Gouveia, o Agrupamento de Escolas Gabriel Pereira, a EPRAL, a CIMAC, a Montra Alentejana e a Frutas Mangas.

Participam na animação do desfile carnavalesco os Gigabombos, os 7Dixie, a animação Néroca, os alunos do Curso Profissional de Técnico de Apoio Psicossocial da Escola Secundária Severim de Faria e o Curso Profissional de Artes do Espetáculo – Interpretação da Escola Secundária André de Gouveia. O DJ Grouse e os Professores André Mira e Ana Pinto fazem a animação final na Praça do Giraldo.

Este cortejo de Carnaval, além de ser um momento de animação de um dos eixos do centro histórico de Évora, é uma oportunidade educativa para trabalhar o tema central da CME e, neste caso, dar a conhecer melhor a identidade cultural do nosso território. Trata-se, também, de uma oportunidade para mostrar à comunidade os trabalhos criativos desenvolvidos por 28 instituições das áreas educativas e sociais do concelho de Évora, com a presença de cerca de 2200 participantes.

A Câmara Municipal de Évora procederá a alterações de trânsito entre as 08:30 e as 13 horas nas vias que integram o percurso do desfile: Rua Cândido Dos Reis, acessos à Praça Joaquim António de Aguiar, Rua Elias Garcia, Largo de Camões, Rua João de Deus, e vias de acesso à Praça do Giraldo. Em alternativa, sugere-se que o acesso à Rua do Menino Jesus e Rua de Aviz seja realizado pela Rua de José Estevão Cordovil (rampa do Seminário). A Câmara apela para o cumprimento da sinalização temporária instalada, bem como à compreensão de todos para os eventuais transtornos.

Sem comentários: