segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Vereadora Sara Dimas Fernandes entregou galardões às Eco Escolas eborenses

Duas Eco Escolas eborenses, premiadas a nível nacional por projetos desenvolvidos no âmbito dos seus planos de ação - a EB Chafariz D'El Rei e EB de Canaviais – receberam no dia 26 de Novembro de 2020 a Vereadora Sara Dimas Fernandes que foi entregar os certificados, diplomas, prémio e bandeira Eco Escolas. Associou também a visita à prevenção de resíduos, com a entrega de cantis reutilizáveis, no âmbito da Semana Europeia da Prevenção dos Resíduos. As entregas foram acompanhadas de uma mensagem: levar a responsabilidade de agir de forma ecológica àqueles que os rodeiam dentro e fora da escola.

Nesta visita, a autarca ofereceu também mais cantis de água reutilizáveis, os quais estão a ser distribuídos a todos os alunos do 1º ciclo. Estes cantis servem dois propósitos: serem utilizados em alternativa aos bebedouros das escolas (que durante a pandemia não podem ser utilizados) e uma oportunidade para falar sobre a importância da prevenção de resíduos, através da reutilização dos cantis e da não utilização de garrafas descartáveis.

Na EB Chafariz D'El Rei a Vereadora entregou os diplomas e certificado Eco Escolas e ouviu o hino da escola entoado pelos alunos das quatro turmas. Esta escola foi uma das três vencedoras na categoria de escolha do júri no concurso "Heróis da Fruta". No "Desafio UHU" obteve o 1º lugar, no desafio "Teatro de Fantoches" o 1º escalão. Na "Geração Depositrão" foi uma das três escolas vencedoras do concurso "Viagem de um eletrodoméstico".

A EB Canaviais participou no projeto "Sabor & Saberes - refeitório escolar" e obteve o 2º prémio (1º escalão) no desafio "Alimentação Saudável e Sustentável". As crianças do Jardim de Infância desta escola presentearam a Vereadora com uma canção inédita sobre o coronavírus. 

http://www.cm-evora.pt/pt/Evora-Noticias/arquivo/Paginas/VereadSDFgalard%C3%B5esEcoEscolaseborenses-.aspx

domingo, 1 de novembro de 2020

Termas Romanas de Évora: escavações arqueológicas terminadas. Segue-se a musealização do espaço

Encontra-se concluída a escavação arqueológica das Termas Romanas situadas no edifício dos Paços do Concelho. Os trabalhos permitiram desvendar novas estruturas e alargam consideravelmente o entendimento de todo o complexo termal da cidade, destacando-se a escavação de uma zona, da qual resta apenas um troço circular, mas que pela projeção das suas dimensões seria uma sala semelhante ao espaço do laconicom (zona de banhos quentes), da mesma tipologia e cronologia, tratando-se, possivelmente, de uma sala de banhos frios – frigidarium.

​Para além deste compartimento, foi possível interpretar a existência de grandes blocos graníticos encontrados no local e que, numa avaliação prévia, farão parte de uma estrutura imponente, nomeadamente um pórtico que atingiria cerca de 8 metros e meio de altura.

A última sondagem, situada a Noroeste, onde já havia sido, em 1998, descoberta uma das fornalhas, colocou a descoberto três pavimentos, permitindo obter inúmeras informações sobre a iconografia e decoração do antigo espaço termal.

Todas as estruturas descobertas foram alvo de registo digital e levantamento fotogramétrico, conseguindo-se desta forma a redução considerável do tempo de intervenção e a criação de uma estratégia de divulgação ao público.

A escavação iniciou-se em Setembro de 2019, enquanto parte integrante do processo de musealização de todo o espaço descoberto das termas da cidade de Liberalitas Iulia (designação atribuída a Évora durante a ocupação romana).

http://www.cm-evora.pt/pt/Evora-Noticias/arquivo