sexta-feira, 24 de janeiro de 2025

UÉvora vê aprovada candidatura para a criação de Centro de Gestão de Dados de Investigação

A Universidade de Évora, em parceria com os Institutos Politécnicos de Beja e de Santarém, lançou o Centro de Dados de Investigação do Alentejo (CDIA), uma infraestrutura dedicada ao armazenamento, processamento, análise e disponibilização de dados de investigação para a academia, as empresas e as organizações públicas. Este projeto foi criado ao abrigo de um contrato com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), no âmbito da constituição de centros para a gestão de dados de investigação promovidos pela entidade.

O CDIA está sediado na Cátedra High Perfomance Computing (HPC) e no Laboratório BigData@UE da Universidade de Évora e conta com a colaboração de 24 investigadores das instituições do consórcio e de parceiras da Cátedra HPC, como as Universidades dos Açores, Algarve, Nova de Lisboa e Porto. A infraestrutura dispõe de recursos de computação avançada, incluindo o supercomputador OBLIVION e o cluster VISION, geridos pelo Centro HPC da UÉvora.

“Para além dos principais objetivos da infraestrutura, o CDIA apoia projetos de relevância nacional e internacional, como o Square Kilometre Array Observatory, e acolhe dados de investigação, incluindo resultados experimentais, observacionais e de simulações numéricas, de várias áreas científicas, por exemplo, Astronomia e Astrofísica, Física Atómica, Ciência dos Materiais e Nano-mineralogia, Simulações (Bio)Moleculares, Recursos Minerais, Saúde e Desporto, Humanidades Digitais - Património e Literatura, Turismo”, realça Miguel Avillez, coordenador do projeto e responsável pela Cátedra High Performance Computing (HPC) da Universidade de Évora.

Para Paulo Quaresma, Vice-Reitor para a Investigação, Inovação e Internacionalização da Universidade de Évora, "este Centro tem uma importância estratégica para a UÉvora, dado permitir criar uma infraestrutura de suporte à gestão de dados de investigação, que é uma necessidade fundamental para os nossos investigadores. Para além disso, representa o reconhecimento da relevância que a Universidade tem no domínio da computação de alto desempenho (HPC) e da inteligência artificial, não só a nível nacional, mas também internacional.”

Para mais informações sobre o CDIA ou como contribuir para a ampliação do seu portfólio de dados, contacte a equipa gestora do CDIA através do email centrodados@catedrahpc.uevora.pt.

Sem comentários: