terça-feira, 2 de junho de 2009

A Orquestra da Extremadura Espanhola actua na Arena d’Évora

A Orquestra da Extremadura Espanhola actua no próximo dia 5 de Junho (sexta-feira) na Arena d’Évora, pelas 21:30, numa organização da Orquestra do Algarve, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Évora.

Em 2000 a Junta da Extremadura Espanhola criou a Orquestra da Extremadura, que tem como director artístico o maestro Jesús Amigo. O trabalho da orquestra concentra-se sobretudo no território da comunidade extremenha, realizando concertos cíclicos em Badajoz, Cáceres, Mérida e Plasencia, mas também faz digressões por importantes salas de espectáculos de Espanha, como é o caso do Auditório Nacional de Madrid e o Teatro Lope de Vega, em Sevilha. Em Portugal, a Orquestra actuou no Centro Cultural de Belém e no Teatro Nacional D. Maria II.

A Orquestra Extremadura trabalha sobre um repertório que abarca desde as composições do séc.XVIII à música contemporânea. Por isso, fomenta uma política de apoio à nova produção musical, mediante um compromisso anual com compositores contemporâneos, para a criação de obras de carácter sinfónico que aumentem o património musical deste agrupamento.

Neste concerto em Évora, a Orquestra vai apresentar composições de Eduard Toldrá (1895-1962), Robert Schumann (1810-1852) e Ludwig van Beethoven (1770-1827). Será conduzida pelo maestro Jesús Amigo e terá como solistas de trompa Gustavo Castro, Lorena Corma, Enric Rigau e Xulio Varela.

Autarquia inicia obras do Parque de Indústria Aeronáutica

O terreno do Parque de Indústria Aeronáutica de Évora, onde se vai instalar a empresa brasileira Embraer, já está a sofrer as intervenções necessárias com vista à criação das infra-estruturas desta unidade industrial. Recorde-se que a Câmara Municipal de Évora adquiriu este terreno, junto ao Aeródromo Municipal, de 107 hectares, à Fundação Eugénio de Almeida, num investimento municipal da ordem dos seis milhões de euros, que irão ser pagos ao logo dos próximos cinco anos.

R.Diana

Évora no Século XIX - Aqueduto


ROMAN AQUEDUCT AND CASTELLUM AT EVORA, IN PORTUGAL.
Gravura publicada na revista The Penny Magazine, a 20 de Junho de 1835

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Évora no Século XIX - Templo Romano


ANCIENT ROMAN TEMPLE AT EVORA.
Gravura publicada na revista The Penny Magazine, a 6 de Junho de 1835

Retrato de homem com dois gatos




Autor - Silva Nogueira
Data Fotografia - 1930 - 1940
Legenda - Retrato de homem com dois gatos
Cota SVN36206a - Propriedade Arquivo Fot. CME

domingo, 31 de maio de 2009

11ª Bienal Internacional de Marionetas de Évora

2 a 7 de Junho de 2009

Companhias Participantes:

Bonecos de Santo Aleixo (Portugal), Criadores de Imagens (Portugal), Era Uma Vez - Teatro de Marionetas (Portugal), Trulé - Investigação de Formas Animadas (Portugal), Delphim Miranda (Portugal), Gigabombos do Imaginário (Portugal), The Fifth Wheel (Alemanha), Stef Vetters (Bélgica), Anima Sonho - Teatro de Bonecos (Brasil), Mamulengo Presepada (Brasil), Compañia Canija (Espanha), Compañia Pèlmanec (Espanha), Teatro de Marionetas La Estrella (Espanha), Teatro de Títeres Los Duendes (Espanha), Le Manège Magique (França), Stuffed Puppet Theatre (Holanda), Mikropodium (Hungria), Stephen Mottram (Inglaterra), Irene Vecchia (Itália), Teatro Hugo e Inês (Perú), Teatr Viti Marcika (República Checa)

BIME - Calendário dos Espectáculos



Link: BIME - Calendário dos Espectáculos


sexta-feira, 29 de maio de 2009

Tocar de Ouvido - 18/19 e 20 Junho

No dia 30 de Maio, no Espaço Celeiros, é apresentado o Tocar de Ouvido - Festival Internacional de Música de Évora. A partir das 22:00h, apresenta-se o festival e os seus objectivos: trazer a Portugal e à cidade de Évora, durante a Feira de São João,  grandes nomes das músicas do mundo em concertos nocturnos e realizar oficinas de aprendizagem de instrumentos, durante o dia.
Na apresentação poder-se-ão ver vídeos e conhecer melhor os grupos convidados:Dazkarieh, Sara Tavares, A Barca, Rabih Abou-Khalil, Leilía e Kepa Junkera.

Para além disso, poderemos conhecer um pouco dos instrumentos que vão ser ensinados por alguns destes músicos, bem como pelos mais representativos músicos de tradição oral:Concertina do país Basco (Kepa Junkera e Artur Fernandes), Gaita-de-foles de Portugal (Joaquim Roque), Pandeiro do Brasil (Ari Colares; A Barca) e pandeireta da Galiza (Leilía),percussão corporal (Marcelo Pretto; A Barca) ou  Rabeca (Thomas Rohrer; A Barca).

Logo a seguir, actua a Roda de Choro de Lisboa - uma singular formação de músicos brasileiros e portugueses, que junta as influências de 500 anos de mistura de tradições musicais de europeus, africanos e americanos - no fundo, o que somos hoje no Tocar de Ouvido.

Dias 30 e 31 de Maio: Banco Alimentar Contra a Fome nos supermercados de Évora

Numa altura em que a solidariedade é mais do que nunca necessária, os Bancos Alimentares Contra a Fome voltam a apelar, no próximo fim-de-semana, à generosidade do público em mais uma campanha de recolha de alimentos. A solidariedade sempre renovada dos portugueses volta a ser posta à prova num momento de particular dificuldade e necessidade: nunca como agora fez tanto sentido a ideia de que é possível fazer a diferença apenas com um pequeno gesto.

Em 15 regiões do país (Lisboa, Porto, Coimbra, Évora e Beja, Aveiro, Abrantes, São Miguel, Setúbal, Cova da Beira, Leiria-Fátima, Oeste, Algarve, Portalegre, Braga e Santarém), mais de 23.000 mil voluntários devidamente identificados estarão à porta dos estabelecimentos comerciais a convidar os portugueses a associarem-se a uma causa que já conhecem, doando as suas contribuições em alimentos.

Novo número do Boletim Cultural “A Cidade de Évora” é apresentado dia 30 de Maio

A Câmara Municipal de Évora vai proceder à apresentação pública do novo número do Boletim Cultural “A Cidade de Évora”, no próximo dia 30 de Maio, numa sessão aberta à população em geral que decorrerá no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a partir das 16:00.

Este é o Boletim Cultural “A Cidade de Évora” N.º 7 (2007-2008) e conta com a colaboração de 30 autores, que nele apresentam um igual número de artigos, sobre temas subordinados ao património, arqueologia, urbanismo, antropologia e literatura, sendo todos estes estudos de âmbito local e regional. Este número do Boletim Cultural “A Cidade de Évora” contém ainda um novo tipo de trabalhos, entre os quais se incluem dois artigos de memórias.

Publicado desde 1942, o Boletim Cultural “A Cidade de Évora” adquiriu, ao longo dos tempos, um elevado prestígio nacional e internacional, devido ao mérito dos seus colaboradores, e por ter tido como director, durante muitos anos, o historiador eborense Túlio Espanca.

Actualmente, esta publicação mantém-se como um importante instrumento para o conhecimento, reflexão, preservação e divulgação da cultura da cidade e da região. Instituições culturais, universidades, bibliotecas e centros de investigação, portugueses, e várias entidades internacionais de relevo, como a Biblioteca do Congresso nos EUA, a maior biblioteca do mundo, a British Library, a Universidade Complutense de Madrid, a Universidade Sorbonne, entre outras, solicitam regularmente as edições do Boletim Cultural “A Cidade de Évora”.


Retrato de menina com cão


Autor - Silva Nogueira
Data Fotografia - 1930 - 1940
Legenda - Retrato de menina com cão
Cota SVN ap - Propriedade Arquivo Fotográfico CME

quinta-feira, 28 de maio de 2009

28 A 30 DE MAIO - VARIAÇÕES ENIGMÁTICAS, PELA COMUNA TEATRO DE PESQUISA, NO TEATRO GARCIA DE RESENDE, EM ÉVORA

SINOPSE:

Quem amamos quando amamos?

Saberemos alguma vez quem é o ser amado?

O amor partilhado não será afinal um feliz mal-entendido?

Em torno destes mistérios eternos do sentimento amoroso, dois homens se defrontam:Abel Znorko, Prémio Nobel da literatura que vive isolado do mundo numa ilha perdida no mar da Noruega onde recorda a sua paixão por uma mulher com a qual trocou uma longa correspondência, e Erik Larsen, um jornalista que arranjou o pretexto de uma entrevista para se encontrar com o escritor. Mas qual o motivo deste encontro?

Qual a ligação secreta entre ele e a mulher pela qual Znorko se diz ainda apaixonado?

E porque é que um misantropo como o escritor afinal acedeu em recebê-lo?

A entrevista transforma-se rapidamente num “jogo da verdade” cruel e sinuoso, ritmado por uma cascata de revelações que cada um partilha com o outro, numa trama de um suspense sabiamente tecido.


Ficha Técnica:

Tradução: Carlos Paulo
Cenografia: José Capela
Desenho de Luz: João Mota
Figurinos: Carlos Paulo
Elenco: Carlos Paulo e Álvaro Correia
Assistente encenação: Hugo Franco
Guarda Roupa: Mestra Aurélia Braz
Equipa Técnica: Renato Godinho e Mário Correia
Fotografia: Susana Paiva
Cartaz: Suzana Paiva/r2com.pt
Assiatência Geral: Cremilde Paulo, Madalena Rocha, Alexandre Lopes, Leonor Gama, Assunção Dias e Eduardina Sousa
Gabinete de Produção: Rosário Silva e Carlos Bernardo


VARIAÇÕES ENIGMÁTICAS de Eric-Emmanuel Schmitt, 
Versão Cénica e encenação de João Mota
Elenco: Carlos Paulo e Álvaro Correia



Eric–Emmanuel Schmitt

Filho de professores de educação física, Eric Emmanuel-Schimtt nasceu a 28 de Março de 1960, em Lyon, na França. Estudou na École Normale Superieur, em Paris, licenciando-se em filosofia com a tese “Diderot e a Metafísica”. Depois de se formar, deu aulas de filosofia, primeiro em Saint-Cyr, depois três anos em Cherbourg e finalmente na Universidade de Chambéry.

Em 1991, escreveu a sua primeira peça de teatro: “La Nuit de Valognes”, uma releitura do famoso mito de D. Juan que fez a sua estreia mundial em Inglaterra, numa produção da Royal Shakespeare Company. Seguiu-se, em 1993, “A Visita”, uma peça que narra um suposto encontro entre Freud e uma figura misteriosa que alguns dizem ser Deus e outros dizem encarnar a Morte, e que lhe valeu três prémios Molière no ano de 1994: para Melhor Autor, Revelação Teatral do Ano e Melhor Espectáculo. 

Foi graças ao sucesso desta peça – traduzida e representada em todo o Mundo, que Emmanuel-Schmitt abdicou do seu lugar de Professor Conferencista na Universidade de Sabóia para se dedicar exclusivamente à escrita.

Em 1995, escreveu “Golden Joe” e no ano seguinte “Variações Enigmáticas”, que estreou no Théâtre Marigny, protagonizado por Alain Delon. Aliás, esta é, até ao momento, a peça mais representada do autor, e grandes actores de vários países têm dado corpo ao seu protagonista. Casos do brasileiro Paulo Autran, do alemão Mario Adorf ou do norte-americano Donald Sutherland.

Em 1997, Schmitt escreveu “Le Libertin”, inspirado na vida de Denis Diderot, e o monólogo “Milarepa”, que versava o tema do budismo, foi levado à cena durante o Festival de Avignon desse ano e posteriormente reposto em Paris, em 1999. Em 1998, o actor francês Jean-Paul Belmondo protagonizou “Frédérick ou le Boulevard du Crime”, e, na temporada seguinte, o Théâtre Marigny, de Paris, foi obrigado a contratar três elencos diferentes para manter em cartaz a peça “Hotel dos Dois Mundos”, dado o sucesso obtido pelo espectáculo junto do público.

Continuando a escrever imparavelmente – frequentemente ao ritmo de uma peça, ou mais, por ano – Emmanuel-Schmitt assinou ainda “Monsieur Ibrahim et les fleurs du Coran” (adaptado ao cinema pelo realizador François Dupeyron e que valeu a Omar Sharif o César para Melhor Actor de 2004); “Oscar et la Dame Rose”, “Pequenos Crimes Conjugais” (estreado pela actriz Charlotte Rampling no Théâtre Edouard VII em 2004), ou “L’Evangile selon Pilate”, adaptação cénica do seu romance homónimo.

Representado em 35 países, Eric Emmanuel-Schmitt é também autor de romances e ensaios, de uma ficção autobiográfica (“Ma vie avec Mozart”) e tradutor dos librettos das óperas “As Bodas de Fígaro” e “Don Giovanni”, de Mozart. Em 2000, recebeu o Grande Prémio de Teatro da Academia Francesa, pelo conjunto da sua obra teatral, e em 2004 o Grande Prémio do Público, em Leipzig.

Fontes:
Site oficial do escritor

Variações Enigmáticas hoje no Teatro Garcia de Resende