segunda-feira, 21 de abril de 2025

Workshop Vivencial de Biodanza “O Círculo dos Arquétipos”, com Alejandro Balbi Toro

Neste workshop de Biodanza intitulado “O Círculo dos Arquétipos”, mergulharemos profundamente nas forças primordiais que habitam o inconsciente coletivo e que se manifestam através dos arquétipos universais.

Alejandro Balbi Toro é diretor da Escola de Biodanza de Bruxelas e possui mais de 20 anos de experiência em ensino e formação de Biodanza e Biotango em quase toda a Europa, América Latina, Japão, África do Sul, Austrália, Nova Zelândia.

Mais informações em: https://forms.gle/3MSkWFTKqWSF9ES48


25 Abril 2025 - 27 Abril 2025

www.lakumay.org/biodanza

quinta-feira, 17 de abril de 2025

Autos da Revolução

É o próprio Lobo Antunes que diz: “Não consigo conceber uma história onde as personagens não tenham carne”. Por isso é que as suas criaturas romanescas se encarnam tão naturalmente sobre um palco. Hoje, para falar da Revolução quarenta anos depois e na situação dramática em que Portugal se encontra, pareceu-me imperativo convocar a linguagem e as imagens interiores deste imenso escritor, sabemos que apenas nos apoiando em poetas rebeldes podemos dar conta dum mundo que mete medo. António Lobo Antunes, ao dirigir o seu olhar para o passado, recusa-se a contribuir para a edificação duma lenda dourada do 25 de Abril. As personagens que cria nos romances que colocam a Revolução como tela de fundo não são nenhuns heróis, mas pessoas comuns, cheias de contradições, que levam uma vida anónima nas margens dos acontecimentos históricos. O espetáculo propõe os relatos cruzados de diferentes personagens: um operário carregador de mudanças, um empregado de escritório militante maoista, uma camponesa explorada numa Quinta, uma burguesa caridosa e um dono de empresas. Cada um recorda o seu 25 de Abril e conta o que sucedeu com ele. Desta confrontação nascem, por certo, perguntas inevitáveis com o andar do tempo e à luz da fervura que sacode o país atualmente.

Pierre-Étienne Heymann (2014)

“Não podemos deixar fechar as portas que Abril abriu”

Como é sabido, o projeto teatral criado em Évora em janeiro de 1975 é, naturalmente, filho legítimo da revolução portuguesa. Daí que, quando o Ministério da Cultura nos lançou o desafio para integrar a programação das celebrações dos cinquenta anos do 25 de Abril, surgiu de imediato a ideia de voltar, mais uma vez, aos textos de António Lobo Antunes. Estes tinham resultado já num primeiro espetáculo em 2004 e numa segunda abordagem, em 2014, numa parceria do CENDREV com a ACTA – Companhia de Teatro do Algarve, ambos os projetos com dramaturgia e direção do nosso amigo Pierre-Étienne Heymann – homem de teatro, profundamente conhecedor da obra deste autor que se debruçou sobre a revolução portuguesa em várias das suas obras.

Convocámos este painel de personagens, desenhados pela poética e perspicácia de Lobo Antunes, para confrontar o público com um conjunto de olhares e inquietações sobre esses acontecimentos que transformaram profundamente a vida do povo português.

Com a Revolução de Abril, não foi conquistada apenas a liberdade e a democracia política, criaram-se também condições para notáveis avanços civilizacionais que hoje estão a ser profundamente delapidados. Sendo o teatro um espaço privilegiado de encontro e reflexão dos homens, este acontecimento maior da nossa História não podia deixar de constituir matéria do nosso trabalho.

CENDREV (2024)

Prólogo e epílogo (A partitura) de Auto dos Danados (1985) e Conhecimento do inferno (1980); Abílio e Militante de Fado Alexandrino (1983); Sofia, Filha do caseiro, Banqueiro de O Manual dos Inquisidores (1996) (Publicações Dom Quixote).

Canções:

El dia que me quieres (Carlos Gardel/Alfredo Le Pera)

Fadinho da prostituta da rua de Santo António da Glória (A.L. Antunes/Vitorino)

Fado Alexandrino (popular)


 


Exposição «Liberdade! Liberdade! A Revolução no Teatro», do Museu Nacional do Teatro e da Dança e Curadoria de Nuno Costa Moura

 


Para instrução de curiosos #freiras, manas e mulheres

Na sua sétima sessão, as Leituras prudentes e divertidas, a propósito de literatura de cordel de Abril abordam três vertentes do feminino que se encontram em impressos e manuscritos setecentistas vários, incluindo folhetos de teatro, tratados, romances, trovas, relações, cartas e ditos, em variações apológéticas, jocossérias, paródicas, anatómicas e críticas quanto baste à sessão e à paciência dos participantes. Primeiramente, abordam-se as figuras conventuais, com e sem vocação sujeitas às regras monásticas. Lê-se seguidamente o tratado sobre «a manice das senhoras mulheres contra a murmuração dos homens», estabelecendo relações com as muitas manas que povoam esta literatura. Num terceiro tempo, percorre-se a ampla galeria de figuras femininas, algumas eborenses, que o tempo foi relegando para a obscuridade do esquecimento mas que a época soube narrar em páginas combativas e empenhadas. Haverá ainda tempo para apresentar escritos sobre as miséria e grandeza das modas e fastos que pontuam a vida destas personagens de cordel, tudo Para Instrução de Curiosos. Apareçam!

Um projeto Veludo&Crochet

Curadoria e apresentação de José Alberto Ferreira.

Em parceria com

Sociedade Harmonia Eborense

PédeXumbo

Departamento de Artes Cénicas – Escola de Artes da Universidade de Évora

segunda-feira, 14 de abril de 2025

Ópera Sombras de Uma Azinheira

As sombras de uma azinheira” é uma ópera em três atos, num total de 12 cenas. O libreto é da autoria de Eduarda Freitas, baseado no romance homónimo de Álvaro Laborinho Lúcio, a música é composta por Amílcar Vasques Dias. A encenação está a cargo de Mário João Alves, é levada à cena pelo quinteto Ritornello, com direção musical de António Ramos. Os solistas são Tânia Ralha e André Henriques e conta ainda com a participação de Hugo Brito como o homem da rádio (violinista-narrador).

Com três personagens em cena, a ópera “As sombras de uma azinheira” percorre 51 anos desde o dia 25 de abril de 1974. Com uma estrutura que nos permite viajar no tempo, somos confrontados com as estórias pessoais das personagens que, na verdade, são completamente influenciadas pela história de um país – Portugal.

A noite de 25 de abril de 1974 é o ponto de partida para esta ópera que nos dá a conhecer Catarina, João Aurélio e Honório. Entre eles, tantas outras vidas são tocadas, testemunhadas, ou simplesmente intuídas.

Catarina apresenta-se com um desgosto do tamanho da sua vida: o próprio nome e o dia em que nasceu. A revolução e o seu aniversário estão intimamente ligados mas desligados de Catarina. O dia é apenas mais uma data que a incomoda.

João Aurélio, homem de cravo vermelho, guarda o passado como aquele dia preso na memória eternamente por concretizar. E procura alcançar a loucura, mais do que a vida.

Honório tenta a reconciliação com o presente de Catarina e João Aurélio, tentando sempre relembrá-los dessa tal utopia que faz com que o mundo se mova.

Muitas vezes num registo mais introspectivo, “As sombras de uma azinheira” é uma ópera que nos faz mergulhar nas nossas convicções, que questiona a liberdade, as normas, e que nos confronta com as amarras do passado.

Uma obra que intercala música, história e emoção, que passeia pelas complexas camadas da identidade e da memória, com uma forte reflexão sobre a liberdade, o passado e os anseios de um futuro que nunca chega completamente.

No final, como no início, há uma pergunta que ecoa ao longo de toda a obra: afinal, qual é o peso do nosso nome?


Ficha Artística/Técnica

Diretor Musical: António Ramos

Compositor: Amílcar Vasques – Dias

Encenador: Mário João Alves

Libreto: Eduarda Freitas

Músicos:

Cantores: Tânia Ralha e André Henriques

Violinos: António Ramos, Clara Dias e Hugo Brito;

Viola: Diana Antunes,

Violoncelo: Rogério Peixinho,

Contrabaixo: Júlia Miranda

Autor do Livro de Base do Libreto: Álvaro Laborinho Lúcio

Produção: Ritornello.ac


 


Teatro Garcia de Resende

3 de maio, 2025

17h00

Bilhetes na BOL

Paulo de Carvalho – E Depois do Adeus? Uma Vida de Cantigas | 51 anos do 25 de abril

22H30 – Concerto de Paulo de Carvalho

23H50 – Grupo Cantares de Évora – Grândola Vila Morena

00H00 – Espetáculo Pirotécnico

Paulo de Carvalho é, simultaneamente, um dos maiores artistas nacionais e um símbolo do 25 de Abril. A canção E Depois do Adeus, foi, afinal, a primeira senha da Revolução dos Cravos. Promovido pela Câmara de Évora, o espetáculo “E Depois do Adeus? Uma Vida de Cantigas”, agendado para as 22h30 de 24 de abril, junta Paulo de Carvalho com uma banda de sopros para interpretação de cantigas que tornou populares, mas, também, novas canções e músicas que escreveu e compôs para outras vozes.

Ao longo dos seus mais de 60 anos de carreira, o artista conta com 29 trabalhos musicais editados e mais de 300 canções compostas. Recebeu diversas distinções, incluindo a Ordem da Liberdade e a Medalha de Ouro da Cidade de Lisboa.

Após o concerto, a meia-noite chega ao som da Grândola Vila Morena, de Zeca Afonso, interpretada pelo Grupo de Cantares de Évora, a anteceder o sempre aguardado espetáculo pirotécnico. As celebrações a prosseguem na Sociedade Joaquim António de Aguiar (SOIR), no Páteo do Salema, às 00h30, com atuação da banda G-Combo. A festa prolonga-se, noite dentro, com atuação de um DJ.

Paulo de Carvalho, cantor, músico e compositor, é um nome incontornável da nossa música. Os seus 60 e muitos anos de carreira “resumem etapas fundamentais e decisivas da música portuguesa, sempre associadas a uma voz extraordinária que faz dele, hoje e sempre, o intérprete inexcedível da nossa vida musical.”

Na qualidade de intérprete, deu voz a algumas das nossas melhores canções de sempre. Enquanto compositor, assinou alguns verdadeiros clássicos da nossa música popular: Lisboa, Menina e Moça, Os Putos e O Homem das Castanhas.

O 25 de Abril tem nele um símbolo. Paulo de Carvalho interpretou a canção E Depois do Adeus, a primeira senha da Revolução dos Cravos. Mas este é só o começo e não o fi m das muitas cantigas que Paulo de Carvalho

Acompanhado de banda com sopros, no espetáculo E Depois do Adeus? Uma Vida de Cantigas Paulo de Carvalho junta as cantigas que tornou populares, novas canções e músicas que escreveu e compôs para outras vozes.

O calendário completo de eventos pode ser consultado em www.cm-evora.pt.

Informações Information: 266 777 000 | cmevora@cm-evora.pt | www.cm-evora.pt

quinta-feira, 10 de abril de 2025

Concerto de Pedro Branco

Uma noite em Paris Com a presença de Diogo Branco. 

“Uma noite em Paris” é uma viagem pela música de Pedro Branco, que foi apresentada naquela cidade, em novembro de 2024. Da sua e dos outros, que o fizeram cantor e autor. Da chamada Música Tradicional Portuguesa aos mais importantes cantautores da nossa Democracia, passando pelas suas obras – “Contigo” e “Amor” –, esta é uma incursão musical por uma vida inteira em que as canções marcaram a respiração de um autor. A terra, a liberdade, o amor, a amizade, a vida… são os grandes motivos para estarmos e cantarmos juntos. Numa urgência crescente que se planta neste presente delicado. Esta viagem tem sido feita com a companhia de alguns “companheiros de estrada”, como, por exemplo, com o Gonçalo Alegre no contrabaixo. No dia 12 de abril, em Évora, no Armazém8, Pedro Branco terá a cumplicidade do seu filho, Diogo Branco, que ajudará a pintar todas estas paisagens sonoras de uma cor única, que só ele consegue dar.

quarta-feira, 9 de abril de 2025

Exposição “Melancolia”, de Marcelino Bravo

De 10 de abril a 9 maio está patente, na Galeria da Casa de Burgo,s uma exposição da autoria de Marcelino Bravo, celebrando os seus 60 anos de pintura. Os trabalhos deste artista eborense estiveram já presentes em exposições individuais e coletivas em vários pontos do país. Marcelino Bravo recebeu, em 2023, a Medalha de Mérito Municipal, pela Câmara Municipal de Évora.

Nesta exposição, sob o título “Melancolia”, o artista apresenta 24 obras em óleo sobre tela, que produziu nos últimos anos.

A inauguração terá lugar no dia 10 de abril, pelas 17h30, sendo aberta a todos.

A exposição poderá ser visitada até 9 de maio, das 9h às 12h30 e das 14h às 17h30, na Galeria da Casa de Burgos, em Évora.

terça-feira, 8 de abril de 2025

Workshop Respiração Funcional Consciente

Mais energia. Mais foco. Mais resistência. Melhor sono. Melhor imunidade. Menos ansiedade.

A respiração nunca nos abandona e dá-nos muito mais do que imaginamos!

O seu papel regulador do sistema nervoso autónomo tem vido a ser amplamente reconhecido e permite agir de forma rápida, simples e eficaz em parâmetros de saúde mental e física com um impacto decisivo no bem-estar.

Vais sair deste Workshop com tudo o que precisas para criar uma rotina de saúde e bem-estar que te irá acompanhar para sempre.

O que vamos fazer:

– Perceber como a respiração está na base da nossa saúde e como utilizá-la para fortalecer o corpo e ativar a resiliência mental.

– Sessão de prática, com técnicas simples, muito eficazes e fáceis de introduzir no ritmo diário.

“Uso excessivo do telemóvel” - Ciclo de Conversas para Pais e Cuidadores



Batalha do Modesto Camelo Amarelo


Uma guitarra e bandolim em Batalha, um percussionista Modesto, um Camelo na concertina e um trompete Amarelo originam “A Batalha do Modesto Camelo Amarelo”. Este é um projeto musical que funde sonoridades distintas para a criação de um repertório de Danças Portuguesas e Europeias. Um concerto com as doses certas de energia e intimidade.

A Batalha do Modesto Camelo Amarelo é um coletivo de quatro músicos, diferentes vivências e muitas experiências que apresentam uma performance musical embebida de tradições sonoras do Mundo.

Uma viagem que nos leva de Portugal a França, Grécia, Macedónia, Inglaterra … para cada tema uma dança e muita alegria!

15h30 às 17h00 | Oficina Danças Circulares Sagradas com Leónia Oliveira

22h00 | Baile-concerto com A Batalha do Modesto Camelo Amarelo

Poda- Pesquisa e observação de didáticas da acessibilidade

O SABER DO CORPO é um laboratório que se desenvolve em torno de práticas de improvisação, que pode abranger técnicas diversas em torno das lógicas da física que ocupam o corpo em movimento. Procura desenvolver-se com base no desconhecido, através da pesquisa do saber do corpo e da reformulação do corpo enquanto estado de possibilidade. Interessa-me pensar o corpo a partir do interior, reescrever o corpo dentro da metamorfose de estados internos e externos que reformulam a própria identidade do corpo e se definem enquanto história e manifesto. Esta formação procura trazer o pensamento democrático em torno da prática de dança.

Público: Profissionais das artes performativas com e sem deficiência, e pessoas com deficiência com interesse pela área artística.

Concerto do 42.º aniversário do CORUÉ