quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Associações de N.S.Guadalupe

Associação de Idosos de Guadalupe

Largo Abel Augusto, 5
7000 — 222 Guadalupe
Évora
Tel. 266 781 197
Dias de funcionamento Aberto todos os dias
Horário de funcionamento 8h às 20h

A ideia de criar um associação que pudesse atenuar ou minimizar os problemas da terceira idade da freguesia, surgiu no início da década de 90, pela mão do actual presidente, António Barrucho.

Após a nomeação de uma comissão instaladora encarregue da legalização da colectividade e de eleita a direcção, constituída por Albertina Maria Metrogos Passarinho Batalha, Joaquim Feliz Casquinha, Jacinto Jacinto, Adelino António e Bernardino António, propuseram-se à construção de um Centro de Dia para a Terceira Idade, concluído no início de 1998.

Esta obra contou com a preciosa ajuda da Junta, que cedeu o terreno e alguns materiais de construção. E, tem algumas particularidades comparativamente a instituições similares, todas no sentido de melhorar a sua eficácia enquanto centro de apoio. Ou seja, em relação às suas congéneres, sediadas nas freguesias vizinhas, as janelas das cozinhas são maiores, bem como as dos quartos de banho, as portas dos sanitários abrem para fora, como medida de segurança, e foram instalados sistemas, para substituir as convencionais banheiras, facilitando, deste modo, os banhos de pessoas mais pesadas e com dificuldades de locomoção.

A associação tem, presentemente, 270 sócios. António Martinho Borrucho, Maria Custódia Milhano Borrucho Pires, Albertina Maria Metrogos Passarinho Batalha e Francisco José Remanga Estevão, são membros da actual Direcção.



Grupo Desportivo e Recreativo de Guadalupe

7000 Guadalupe
Évora
Tel. 266 781 165

Joaquim Manuel Murteira Grave, Pedro VanZelher Palha Teotónio Pereira e José Luís Barata de Sousa Cabral, foram os fundadores desta associação, que viu a luz do dia no dia 5 de Setembro de 1960.
E, apesar de assinalar mais de 40 anos de existência, só retomou a sua actividade há cerca de 3 anos, depois de um longo período de interregno.

Nos finais de Março de 2001, a associação deu início às obras de construção do seu centro de convívio e da sua sede. Da inteira responsabilidade do Grupo Desportivo, conta com a colaboração da Junta de Freguesia e do município de Évora, que cedeu o terreno e o projecto-tipo. A construir na Praça da aldeia, este novo espaço pretende ser um grande aglutinador de actividades e sinergias.

Um dos objectivos que a colectividade tem em mente e para o qual se encontra a desenvolver um estudo extensivo prende-se com o alargamento e melhoria do campo de futebol, com a criação de valetas e a colocação de cartazes publicitários, cujos lucros reverterão em função de futuros projectos. As obras do polidesportivo e dos balneários, por seu lado, estão já planeadas.

Envolver a sociedade local, bem como as comunidades vizinhas, nas actividades da associação, por meio de intercâmbios de índole desportiva, recreativa e cultural, é outro dos projectos.

O plano de actividades delineado prevê a participação no campeonato sub-15, a realizar entre as freguesias rurais, a realização de jogos de futebol com a equipa sénior e a equipa sub-15 feminina, a que se junta a participação e organização de torneios de sueca, damas, malha, dominó. A direcção propõe-se ainda realizar matinés e serões musicais ao ar livre, a par da festa desportiva anual e das festividades da freguesia, em parceria com outros agentes da comunidade.

Reorganizar e melhorar todos os serviços de secretaria e tesouraria e o acesso à informação relativa à associação, designadamente para os sócios, insere-se nas pretensões da actual direcção.

É ainda intenção da associação solicitar, à Câmara Municipal de Évora, um autocarro que permita a realização de excursões a Fátima, visitas à praia, com o intuito de fomentar a confraternização e, se possível, angariar mais sócios.



Associação de Caçadores e Pescadores de Guadalupe

7000 Guadalupe
Évora
Tel. 266 781 165


O ano de 97 viu surgir uma colectividade que pauta a sua conduta em função do fomento, ordenamento e exploração da caça e da pesca. Os responsáveis pela sua fundação, no dia 21 de Abril, foram Joaquim Feliz Casquinha, Antonino Godinho de Carvalho, Manuel Joaquim da Silva, Francisco Santos Calhau, António Joaquim Mendes, Manuel Jacinto da Silva Cebola, Francisco José Remanga Estevão, Joaquim José Laranjeira da Silva, Salvador José Vaqueirinho Gadunhas, Manuel António Mangerico Calhau, Eurico José Casquinha Charrua e Carlos Alberto Mirador Garcia.



Associação Juvenil de Guadalupe

Rua do Posto Médico, 1
7000 — 222 Guadalupe
Évora


Com uma história recente, que remonta a 3 de Agosto de 1999, deve a sua criação a alguns jovens empreendedores, que dão pelos nomes de Francisco José Remanga Estevão, Anabela de Jesus Passinhas Peixeiro, Marisa Cristina Maduro Viseu e Luís Manuel Casquinha Charrua.



Associação de Pais de Guadalupe

7000 — 222 Guadalupe
Évora
Tel. 266 781 191


A 6 de Novembro de 1997, um grupo de pais resolveu criar uma associação para salvaguardar os interesses dos alunos e dos educadores da Escola Primária de Guadalupe. António Maria Risso Metrogos, Jacinto Ricardo Mirador Amaral, António Salvador Ferreira Coelho, Zilda Isabel Ramos Grenho Estevão, Francisco José Remanga Estevão, António Luís Vaqueirinho Barreiros, Leopoldina Maria Riço Passinhas Gomes, Joaquim José Laranjeira da Silva, João Francisco Metrogos Calhau, Deolinda Maria dos Santos Maltezinho M. Calhau, Paulo Manuel Cebola Vitorino, Manuela de Fátima Pouca-Roupa Horta Metrogos e Albertina Maria Metrogos Passarinho Batalha, foram os promotores deste projecto.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares

Recomendamos ...