O investimento no cidadão livre, responsável,  autónomo, solidário, possuidor de um espírito democrático e pluralista,  respeitador dos outros, aberto ao diálogo e às livres opiniões, capaz de  reflectir sobre os valores humanos e possuidor da capacidade para o trabalho e  para a vida activa, é um dos principais objectivos da Lei de Bases do Sistema  Educativo. Os Decretos-Lei 6/2001 e 7/2001 conferem um carácter transversal, a  todas as áreas curriculares, à educação para a cidadania, fazendo emergir o  conceito de escola que ensina o que fazer com os conhecimentos, a adquirir  competências e a intervir. Com base nestes pressupostos a Autarquia propõe,  desenvolver, em substituição do ensino do inglês, para os 1ºs e 2ºs anos de  escolaridade, um conjunto diversificado de actividades vocacionadas para  formação para a cidadania, versando áreas como o combate à iliteracia, como a  promoção de hábitos e vivência saudáveis e ambientalmente sustentáveis e a  promoção de comportamentos preventivos e assertivos, numa abordagem sistémica, a  partir da criança para as vertentes do  “Eu”, a “Família”, a “Sociedade” e o  “Conhecimento científico e artístico”.
Desde o primeiro ano o modelo tem  vindo a sofrer ajustes, a par com algumas alterações ao nível das parcerias que  têm sido estabelecidas.
Parcerias:
-  GARE - Associação para a Promoção de uma Cultura de Segurança Rodoviária; 
-  Junta Regional de Évora do Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português. 
 
 
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