O investimento no cidadão livre, responsável, autónomo, solidário, possuidor de um espírito democrático e pluralista, respeitador dos outros, aberto ao diálogo e às livres opiniões, capaz de reflectir sobre os valores humanos e possuidor da capacidade para o trabalho e para a vida activa, é um dos principais objectivos da Lei de Bases do Sistema Educativo. Os Decretos-Lei 6/2001 e 7/2001 conferem um carácter transversal, a todas as áreas curriculares, à educação para a cidadania, fazendo emergir o conceito de escola que ensina o que fazer com os conhecimentos, a adquirir competências e a intervir. Com base nestes pressupostos a Autarquia propõe, desenvolver, em substituição do ensino do inglês, para os 1ºs e 2ºs anos de escolaridade, um conjunto diversificado de actividades vocacionadas para formação para a cidadania, versando áreas como o combate à iliteracia, como a promoção de hábitos e vivência saudáveis e ambientalmente sustentáveis e a promoção de comportamentos preventivos e assertivos, numa abordagem sistémica, a partir da criança para as vertentes do “Eu”, a “Família”, a “Sociedade” e o “Conhecimento científico e artístico”.
Desde o primeiro ano o modelo tem vindo a sofrer ajustes, a par com algumas alterações ao nível das parcerias que têm sido estabelecidas.
Parcerias:
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GARE - Associação para a Promoção de uma Cultura de Segurança Rodoviária;
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Junta Regional de Évora do Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português.
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