
Esta mostra, organizada pelo Arquivo Municipal, apresenta uma retrospectiva da história deste importante equipamento de lazer da cidade, recheada de factos curiosos ao longo da passagem do tempo, desde a sua inauguração até aos dias actuais em que a requalificação está em marcha, tendo sido concluída agora a primeira de três fases de obras que pretendem adaptar as piscinas às mais adequadas exigências de conforto e segurança.
Neste âmbito, a 1ª fase da obra consistiu na requalificação dos balneários para responder ao que a lei exige, nomeadamente no que concerne à sua disponibilização a cidadãos com mobilidade condicionada, além de permitir uma maior rentabilização dos balneários, pois passam a servir tanto as piscinas de Verão como as de Inverno, o que gerará uma ocupação contínua ao longo de todo o ano. A informatização de controlo de acessos também foi uma das melhorias introduzidas nesta fase, cujo valor global de obra concretizada ascende a cerca de meio milhão de euros.
Segue-se, após a época balnear, a 2ª fase que incide na requalificação do tanque das piscinas de Inverno e na adaptação dos antigos balneários destas piscinas e das instalações técnicas de apoio, assim como criação de mais uma unidade de balneários para crianças, tendo em conta que elas são das maiores e mais assíduas frequentadoras.
Por seu turno, a 3ª fase constará de uma intervenção ao nível das piscinas exteriores, assim como a nível do respectivo equipamento. A Câmara candidatou a fundos comunitários as duas primeiras fases da obra.
Sem comentários:
Enviar um comentário