Horário: Permanente
Inicio do Evento: 16 julho
Fim do Evento: 30 setembro
Localização: Praça do Giraldo
João Concha nasceu em Santiago Maior (Alandroal) no ano de 1959. Muito cedo veio viver para Évora e reside atualmente na Graça do Divor.
Fisioterapeuta de profissão, dedica grande parte dos seus tempos livres à escultura. Sonha dedicar-se a tempo inteiro à sua arte.
Como bom alentejano, na sua adolescência andava sempre com um canivete no bolso, que utilizava para esculpir pequenos pedaços de madeira que encontrava deixando um rasto de raspas onde quer que estivesse.
O gosto por esculpir já tinha germinado e foi crescendo passando do simples canivete para o x-ato, formões e outras ferramentas.
Sempre guardou coisas velhas para reaproveitar mais tarde. A reciclagem faz parte do seu dia-a-dia.
A sua agilidade para trabalhos manuais, o seu espírito criativo e o seu desejo por fazer coisas novas e diferentes levou-o a começar a trabalhar o ferro.
Experimentou esta técnica da soldadura na construção de uma fonte de água no seu quintal, com ferros velhos por si guardados.
Em 2008 olhando para uma cadeira velha de ferro criou a sua primeira obra desta nova fase, a “Dama de Ferro”.
Em 22/10/2010 o Diário do Sul publica a sua 1ª entrevista como escultor.
Em 22/10/2011 a C.M.E apresenta ao público a sua 1ª exposição individual. Esta pretende contar o seu talento criativo ao longo da sua vida.
Texto de Maria Manuela Meira
Informações Adicionais
Org. João Concha
Contactos: Telef.962565692
Sem comentários:
Enviar um comentário