quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Cinco estudantes da Universidade de Évora feridos em acidente



Cinco estudantes da Universidade de Évora ficaram feridos, três deles com gravidade, num acidente de viação ocorrido, esta quinta-feira de madrugada, perto de Évora.

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Évora indicou à agência Lusa que o alerta foi recebido às 00.30 horas e que o acidente, uma colisão que envolveu três veículos ligeiros, ocorreu na Estrada Nacional 380, entre Évora e Alcáçovas, na freguesia de Horta das Figueiras.

Segundo fonte do Hospital Distrital de Évora, deram entrada na unidade hospitalar cinco acidentados, dois foram transferidos para o Hospital de São José, em Lisboa, um ficou internado na unidade, enquanto os feridos ligeiros já tiveram alta.

A mesma fonte adiantou que os feridos são jovens com idades entre os 19 e 23 anos.

O presidente da Associação Académica da Universidade de Évora (AAUE), Paulo Figueira, confirmou à Lusa que todas as vítimas são estudantes da universidade.

Estiveram envolvidos no socorro ao acidente, de acordo com a fonte do CDOS, 41 operacionais das corporações de bombeiros de Évora, Arraiolos e Montemor-o-Novo, apoiados por 17 veículos, um helicóptero do INEM e uma viatura médica de emergência e reanimação (VMER).

O acidente ocorreu no Dia da Universidade de Évora e de abertura solene do ano letivo, cujas comemorações decorreram, durante a manhã, na sala de atos da instituição.

Autor: JN

Évora Perdida no Tempo - Lanço de muralha junto à Porta da Lagoa


Autor Desconhecido/ não identificado
Data Fotografia 1922-06 -
Legenda Lanço de muralha junto à Porta da Lagoa
Cota CME0260 - Propriedade Arquivo Fotográfico CME

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

"Música no Inverno" no Convento dos remédios


Concurso: Árvores de Natal Recicladas




As inscrições ao concurso terão de ser realizadas através de preenchimento e envio de um Formulário disponível online (em baixo) ou no Ponto Jovem – Espaço Municipal da Juventude, até dia 20 de Novembro  de 2012. 


Consulte as Normas de Participação e a Ficha de Inscrição em baixo nos documentos para download.



terça-feira, 30 de outubro de 2012

"Remendos" de Thérèse Collins no Teatro Garcia de Resende




Dia 4 de Novembro, às 21h30
Teatro Garcia de Resende
  
Classificação etária> 12 anos
  
 
Inês é uma jovem irreverente, cheia de vida e energia. A jovem mais bonita da aldeia. Assim, não é estranho que os olhos do filho da família mais abastada das redondezas se tenham fixado nela. O coração de Inês, esse, já tem dono.   Terá ela força para impedir o casamento, o seu casamento, arranjado pelos pais de ambos?   Como poderá esta jovem sobreviver e vingar no mundo para o qual sente que está a ser arrastada? Manipulada e presa por aqueles que a rodeiam, conseguirá ela erguer-se com sucesso das suas humildes raízes e lutar para que a sua filha tenha uma vida diferente, livre das regras da família, onde possa escolher que rumo seguir, quem amar? Quem dá as cartas neste jogo e qual a melhor altura para se fazer a jogada?  Uma coisa é certa: alguém vai perder e quando isso acontecer o mais certo é que perca tudo.  A vida de Inês está sob o olhar atento de uma comunidade que julga e leve as suas presas ao seu limite, empurrando-as para o abismo.  Haverá esperança para ela? 
  
Mas onde se esconde um segredo do qual não se pode falar?  Até onde se pode passar por cima de tabus sociais para manter a paz? Onde se guardam pensamentos que não queremos que mais ninguém ouça? 
  
A música e as emoções levam-nos numa viagem comovente e divertida, mas dolorosa emocionalmente que nos transporta para a mente conturbada de uma mulher. A sua vida apresentada dentro e fora de uma realidade bamboleante, entre o real e surreal.


  
Texto: Thérèse Collins 
Encenação: Paulo Duarte
Direcção musical: Ricardo Rocha e Carlos Adolfo 
Interpretação: Abel Duarte, Eduardo Correia, Isabel Pinto, Paulo Freitas e Rebeca Cunha Cenografia e figurinos: Ana Limpinho 
Costureiras: Capuchinhas CRL e Maria do Carmo Félix
Construção de cenários: Carlos Cal 
Assistência à construção de cenários e cenografia: Maria da Conceição Almeida 
Desenho de luz: Paulo Duarte 
Operação: Técnica: Carlos Cal e Paulo Duarte  
Direcção de produção: Paula Teixeira 
Assistência à produção: Susana Duarte 
Assessoria de imprensa: Paula Teixeira e Susana Duarte 
Tradução: José Miguel Moura  
Cartaz: Helen Ainsworth
  
Organização: Cendrev, no âmbito da Rede “CULTURBE – projecto que reúne Braga, Coimbra e Évora”
  

Évora Perdida no Tempo - Homem junto ao monumento dedicado ao Dr. Barahona


Homem no Jardim Conde de Schomberg (mais conhecido como Jardim de Diana) junto ao monumento dedicado ao Dr. Francisco Eduardo de Barahona Fragoso Cordovil da Gama Lobo, benemérito eborense. A inauguração ocorreu em 7 de Julho de 1908.


Autor Desconhecido/ não identificado
Data Fotografia 1908 - 1911
Legenda Homem junto ao monumento dedicado ao Dr. Barahona
Cota CME0009 - Propriedade Arquivo Fotográfico CME

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Halloween Parade na Praça de Giraldo




O evento incluirá a apresentação de uma coreografia -“Thriller”- pela professora Joana Freitas e seus alunos, uma mostra de vassouras de Halloween e um desfile na Praça do Giraldo e ruas adjacentes.

Esta iniciativa  é organizada pela Câmara Municipal de Évora e pelo Agrupamento de escolas nº 3 de Évora e desenvolve-se no âmbito do Inglês (como Atividade de Enriquecimento Curricular ou disciplina), envolvendo alunos e professores do 1º, 2º e 3º ciclos.

A promoção deste evento destina-se a celebrar uma data significativa da cultura anglo-saxónica e, consequentemente, a desenvolver o gosto pela língua inglesa e a possibilitar o convívio entre alunos e professores de ciclos de ensino diferentes, enquanto condições essenciais para a articulação curricular vertical.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Jovens intoxicados após fumarem produto de 'smart shop'




Um rapaz de 17 anos e uma rapariga de 15 foram assistidos nas últimas 48 horas no Hospital de Évora depois de terem, alegadamente, fumado um produto comprado numa ‘smart shop’, revelaram hoje fontes da escola e da PSP.

A directora da Escola EB 2/3 Conde de Vilalva, Maria de Lurdes Batista, contou à agência Lusa que os dois alunos do estabelecimento de ensino sofreram intoxicações e tiveram de ser assistidos no hospital da cidade.
Esta manhã, "um rapaz de 17 anos sentiu-se mal psiquicamente e fisicamente", que "nem se segurava de pé", e, na quinta-feira, foi uma rapariga de 15 anos que ficou "praticamente inanimada", relatou.
"A miúda passou a noite no hospital e só hoje de manhã é que saiu", acrescentou.

A directora da escola disse suspeitar que haja "ligação entre os dois casos", já que os dois jovens, apesar de frequentarem turmas diferentes, eram "amigos ou pelo menos conhecidos".

Maria de Lurdes Batista adiantou que vai fazer uma comunicação aos pais dos alunos da escola para os informar sobre os perigos que representam os produtos vendidos nas ‘smart shops’ e pretende organizar uma sessão destinada aos jovens sobre o mesmo assunto.

O comandante distrital da PSP, o intendente Raul Glória Dias, adiantou que o rapaz terá fumado um produto designado como ‘Cm21’, que nas ‘smart shops’ é "vendido como incenso".
"A rotulagem do produto diz que não é para consumo humano", mas o jovem estaria alegadamente a fumar, realçou o responsável.

Fonte: Correio da Manhã

"Auto da Barca do Inferno" no Teatro Garcia de Resende




Produção da Companhia de Teatro de Braga
Dia 26 de Outubro em cena no Teatro Garcia de Resende

Sessões às 15h00 (para grupos escolares)
e às 21h30 (para o público em geral)
  
7 tentativas | 2 portas para entrar no paraíso
  
Se Gil vicente é reconhecidamente o fundador da dramaturgia portuguesa é, também, pela natureza das suas funções e antes do tempo, o primeiro encenador português, no conceito moderno do termo. Na passagem para a renascença ia implícita na ideia de autor, a ideia da realização verbal e plástica. E Gil Vicente era, segundo alguns, "director de espectáculos e contra-regra das festas da Corte". Tal significa que trabalhou com elementos não-verbais do teatro. É factual que essa função implicava a organização de eventos.
  
Sinto, nesta volta a Gil Vicente, uma força que emana do jogo de palavras, da teatralidade que subjaz ao corpo dos actores. Uma energia que puxa para a liberdade de criação, liberta pela palavra e pelo corpo. Há uma teatralidade na Palavra Vicentina. E isso implica um ritmo próprio, um tempo único e um espaço (digo aqui dimensão do mesmo, distância entre elementos cénicos fundamentais, entre os actores). E a procura criativa sobre esta conjugação de Unidades gera, em si mesmo, um léxico que é preciso descobrir em Gil Vicente.
Há cada vez mais para "Descobrir" e muito para "Compreender" na Obra e no Autor. E se é verdade que Gil Vicente, tal como Dante, se deleitava mais em condenar do que em salvar, é verdade que a mais significativa da "chamada Trilogia das Barcas" é exactamente a do Inferno, o que não deixa de ser ainda mais estimulante.
E se os Autos eram representados na Corte por alturas Festivas: Casamentos, baptizados... como "entender" este Auto de Cadáveres?

Rui Madeira
  
SINOPSE:
Será que a maledicência, o orgulho, a usura, a concupiscência, a venalidade, a petulância, o fundamentalismo, a inveja, a mesquinhez, o falso moralismo cristão...têm entrada directa no Paraíso? Ou terão de passar pelo Purgatório? Ou vão directamente ao Inferno? E a pé, de pulo ou voo? 
Aliás, onde fica e como designamos o Lugar onde estamos? E que paraíso buscamos?
Uma revisão da CTB, em demanda da modernidade sobre o texto Vicentino e o prazer do jogo teatral.
Um espectáculo sobre a nossa memória identitária.
  
FICHA ARTÍSTICA:
Autor: Gil Vicente
Encenador: Rui Madeira
Actores: Alexandre sá, André Laires, Carlos Feio, Giovana Sgarbi, Jaime soares, Rogério Boane e Solange sá
Figurinos: Sílvia Alves
Desenho de Luz: Fred Rompante
Espaço Cénico: Rui Madeira
Desenho de Som: Pedro Pinto
Fotografia: Manuel Correia, Paulo Nogueira
Grafismo: Carlos Sampaio
  
Organização: Cendrev- Centro Dramático de Évora, no âmbito da Rede "CULTURBE - um projecto que reúne Braga, Coimbra e Évora


Câmara de Évora entregou Galardão Eco-Escolas




A Vereadora da Câmara Municipal de Évora, Cláudia Sousa Pereira, acompanhada da Chefe de Divisão de Gestão de Equipamentos de Ação Educativa, Helena Ferro, deslocou-se esta semana às escolas para entregar o Galardão Eco escolas 2012, que a autarquia recebeu recentemente numa cerimónia que a Associação Bandeira Azul da Europa realizou em Gondomar.

O Galardão consistiu na Bandeira Verde e no certificado que atesta que a referida escola obteve o título de Eco escola em reconhecimento do trabalho desenvolvido no ano letivo de 2011/2012 em benefício do ambiente e sustentabilidade.

De acordo com a Associação que em Portugal é responsável por este prémio, o Eco escolas é um programa internacional da Foundation for Environmental Education, desenvolvido em Portugal desde 1996, que visa encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pelas escolas, no âmbito da Educação Ambiental/EDS.

Fornece fundamentalmente metodologia, formação, materiais pedagógicos, apoio e enquadramento ao trabalho desenvolvido pela escola. Depois de inscritas, as escolas da rede recebem um conjunto de informações e orientações facilitadoras da implementação do programa. Diversas autarquias apoiam este programa, entre elas a Câmara de Évora, e com ele as escolas participantes do seu concelho.

No ano letivo de 2011/2012, inscreveram-se no concelho de Évora 12 escolas, tendo recebido o galardão seis destas: EBI/JI da Malagueira; EBI André de Resende; EB 2,3 Conde Vilalva, EB1 da Comenda, EB 2,3 de Santa Clara e Centro de Atividade Infantil de Évora.

À margem da visita, a Vereadora Cláudia Sousa Pereira falou da importância deste programa, nomeadamente pelo facto de “ter já uma certa monitorização, ou seja não é um galardão que é atribuído por critérios vagos, nem superficiais, é efetivamente atribuído porque naqueles locais a prática ecológica se cumpre - há preocupação com atitudes ecológicas e cívicas”.  

Destacou ainda uma vantagem mencionada pelas escolas que aderiram e muito importante nos dias que correm, que incide na vantagem da sustentabilidade não ser só ambiental, mas também económica, indicando por exemplo que “só na aquisição de materiais de desgaste, com o aproveitamento de cartão, de plástico, enfim de tudo aquilo que à partida seria considerado lixo, poupa-se imenso no material que depois se transforma em material pedagógico”.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Évora Perdida no Tempo - Lago do Jardim Público


Autor Desconhecido/ não identificado
Data Fotografia 1900 - 1960
Legenda Lago do Jardim Público
Cota CME0150 - Propriedade Arquivo Fotográfico CME

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Évora Perdida no Tempo - Ruínas Fingidas, no Jardim Público


Ruínas Fingidas, no Jardim Público (as janelas e portais mudejares foram trazidas do Palácio dos Condes de Vimioso). A datação desta imagem foi inferida a partir de um conjunto de imagens idênticas, pertencentes à Colecção Grupo Pró-Évora.

Autor Desconhecido/ não identificado
Data Fotografia 1905 - 1920
Legenda Ruínas Fingidas, no Jardim Público
Cota CME0267 - Propriedade Arquivo Fotográfico CME