sexta-feira, 6 de março de 2009

Protecção Civil realiza simulacro de evacuação e incêndio

Dia 7 de Março, exercício de simulacro de evacuação e incêndio em Évora.

O Centro Histórico de Évora, mais concretamente o edifício do Colégio Luís António Verney, da Universidade de Évora, na Rua Romão Ramalho, vai ser palco, durante a tarde deste sábado, dia 7 de Março, de um exercício de simulacro de evacuação e incêndio.

Este simulacro, que se insere no âmbito das comemorações do Dia Nacional da Protecção Civil, encerra a particularidade de decorrer no Centro Histórico da cidade, testando e treinando, desde forma, a capacidade de intervenção operacional dos participantes em cenário de incêndio urbano, em pleno “coração” de Évora.

Este simulacro, promovido pelo Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Évora, no qual participa o Serviço Municipal de Protecção Civil, terá como cenário um incêndio num gabinete, situado no primeiro piso do colégio Luís Verney, provocado por um curto-circuito, que rapidamente se alastra a outros locais do edifício, ameaçando propagar-se aos edifícios vizinhos.

São activados os meios automáticos de detecção e alarme e é activado o Plano de Emergência Interno, nomeadamente o Plano de Evacuação e os procedimentos internos de alarme e alerta, cortes de energia e informação aos socorros externos. O exercício é activado na sequência da informação prestada pelos serviços da Universidade de Évora, que comunicam via 112 a ocorrência de um incêndio.

Sem comentários: