terça-feira, 10 de março de 2009

Protecção Civil testou meios em simulacro de evacuação e incêndio




O edifício do Colégio Luís António Verney, da Universidade de Évora, nas proximidades do Mercado Municipal foi palco, durante a tarde do passado sábado, de um exercício de simulacro de incêndio e evacuação.

Após ter sido dado o alerta de incêndio por parte da Universidade de Évora, por volta das 14h00, rapidamente os primeiros veículos dos bombeiros começaram a chegar ao local, deparando com um cenário de fogo na sala 113 desta infra-estrutura da Universidade de Évora, provocado por um curto-circuito.

O incêndio provoca duas vítimas por intoxicação e uma vítima por queda no primeiro piso e quatro pessoas ficam retidas no segundo piso, impedidas de utilizar as escadas. Os “soldados da paz” não excluem a possibilidade de existirem outras pessoas retidas noutros locais do edifício.

Com o auxílio de mais três corporações de bombeiros da região (Vendas Novas, Montemor, Arraiolos) e da Força Especial de Bombeiros (Os Canarinhos), sediados em Estremoz, o incêndio foi rapidamente debelado, seguindo-se a evacuação dos feridos.

Com o precioso auxílio da PSP que, para além de ter delimitado a zona por forma a facilitar o trabalho de socorro às vítimas e de combate ao fogo, os batedores da esquadra de trânsito abriram caminho às diversas ambulâncias para uma rápida transferência para a unidade hospitalar local.

Este simulacro, que se inseriu no âmbito das comemorações do Dia Nacional da Protecção Civil, encerrou a particularidade de decorrer no Centro Histórico da cidade, testando e treinando, desde forma, a capacidade de intervenção operacional dos participantes em cenário de incêndio urbano, em pleno “coração” de Évora.

Para o Comandante Operacional Distrital, Jorge Rodrigues, o simulacro cumpriu cabalmente os objectivos. “Durante a próxima semana iremos reunir todas as estruturas envolvidas no seguimento da qual será elaborado um relatório onde constarão eventuais falhas”.

Sem comentários: