sábado, 11 de julho de 2009

A arte dos alunos da Universidade Sénior de Évora

Desde o último fim-de-semana que está patente no salão do edifício da Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Saúde uma exposição de artes plásticas constituída por trabalhos da autoria dos alunos da disciplina de pintura a óleo da Universidade Sénior de Évora departamento que é dirigido pela professora Vanessa Rio.

Um certame que em muitos casos apresenta várias "releituras" efectuadas a partir de obras de outros artistas. Vanessa Rio diz-nos que «foi uma ideia que tivemos para aproveitar e explorar os trabalhos e biografias de outros artistas e também "reinterpretar" a sua própria pintura. Portanto também explorar um pouco as técnicas desses pintores, das cores utilizadas e foi nesse sentido que surgiu a "releitura".

Neste momento esta área da Universidade Sénior tem dez alunos, e deixe-me dizer-lhe que se nota já uma grande evolução desde o início das aulas, que só foi possível também devida à actividade, dedicação e ao esforço do grupo. Houve um trabalho que exigiu mesmo muita dedicação da parte deles é igualmente uma evolução que resultou nesta exposição que está bastante interessante pela diversidade dos trabalhos».

-Para o ano irá ser melhor?

«Claro que sim. Espero que sim. E espero também dar continuidade ao projecto que iniciamos este ano. Para a próxima época avançaremos para o nível dois. Vamos ver».

Assim se pode aquilatar através desta mostra que a idade não estabelece fronteiras como este certame o demonstra amplamente. Embora a exposição tenha sido titulada de "Olhares Tardios" nada há a justificar em contrário o início de uma actividade artística na idade em que muitos, após uma vida de trabalho, se confrontam com uma disponibilidade total. Antes ao inverso: avançam para coisas que quase sempre estiveram latentes na memória mas sem a oportunidade para as concretizarem.

Ao acto inaugural esteve presente José Ernesto de Oliveira, Presidente do Município Eborense; a vereadora da Cultura, Filomena Araújo; o Presidente da Junta de Freguesia de N.S. da Saúde, Fernando Morgadinho Nunes; a Directora da USE, Maria de Jesus Florindo, outros docentes e muitos alunos.

Esta exposição estará patente ao público até final do corrente mês de Julho.

Diário do Sul

Sem comentários: