sábado, 4 de julho de 2009

Dadores de Sangue homenageados



















Os Dadores Benévolos de Sangue de Évora foram alvo de uma grande homenagem no passado dia 29 de Junho, Dia da Cidade, através da inauguração de um monumento dedicado à sua causa e que está doravante perpetuada numa rotunda da freguesia da Horta das Figueiras, na variante da cidade.

O monumento, da autoria da artista Maria Leal da Costa, procura simbolizar através das mãos em mármore o sentimento de dádiva e de partilha enquanto que o ferro, ou a hemoglobina se se preferir, o sangue.

Durante a cerimónia de inauguração, o Presidente da Câmara Municipal de Évora, José Ernesto D’Oliveira, enalteceu o trabalho da Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Évora fruto do qual “o hospital da cidade, felizmente, não tem falta de sangue”.

“É através do trabalho destes homens e mulheres, completamente anónimo e voluntarioso, que vidas humanas são salvas, pelo que toda e qualquer homenagem lhes seja prestada será sempre insuficiente”, disse ainda.

O Presidente da Junta de Freguesia da Horta das Figueiras, Baltazar Damas, por seu turno, realçou a beleza do monumento, que “assim enriquece o património da freguesia”, lembrando depois que será na área da Horta das Figueiras que a Associação de Dadores Benévolos de Sangue irá ter a sua nova sede social”.

O Presidente da Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Évora, José Rosado, que no dia da inauguração do monumento cumpria mais um aniversário natalício, agradeceu a homenagem, realçando o espírito de partilha que se encontra na génese da associação.

Sem comentários: