sexta-feira, 17 de julho de 2009

Exposição “Domestic Landscapes” do holandês Bert Teunissen


A Câmara Municipal de Évora apresenta no Palácio de D. Manuel, até 31 de Julho, uma exposição de fotografia do holandês Bert Teunissen, intitulada “Domestic Landscapes”, que conta com a colaboração do Museu da Imagem e da Câmara Municipal de Braga.

Bert Teunissen nasceu na Holanda em 1959, tendo iniciado a sua carreira de fotógrafo em 1984, em Amesterdão, como assistente de Brian Morris. Em 1987 torna-se independente, realizando sobretudo trabalhos de publicidade para diversas agências e revistas. Será a partir de 1996 que dirige o seu percurso para uma carreira autoral. Nesse mesmo ano realiza a série intitulada “listen to your eyes”, que é apresentada no Festival de Naorden e mais tarde publicada em livro.

Seguem-se outros trabalhos, em que se destaca “Me and my Christmas Tree”, que teve um trajecto itinerante nos Estados Unidos. Mais recentemente tem vindo a desenvolver o projecto “Domestic Landscapes”, cujas imagens relativas a Portugal são pela primeira vez apresentadas no Museu da Imagem de Braga. Neste projecto, Teunissen percorre o interior do país, conseguindo uma relação de forte cumplicidade com alguns habitantes, o que lhe permite invadir a sua intimidade e aí fotografá-los de forma natural.

Utilizando apenas a luminosidade disponível, obtém imagens de grande rigor estético e, simultaneamente, a modéstia de cada ambiente revela-nos um mundo cada vez mais em extinção. Cada uma destas imagens contém um universo de imensa riqueza cultural. Apesar da simplicidade, cada personagem está representado com grande dignidade e nobreza dentro do maior respeito pelo ser humano.

Cada fotografia é um enorme universo informativo sobre hábitos e vivências de um povo. Os ícones religiosos, as ofertas armazenadas como troféus, as memórias de família, os objectos do quotidiano são exibidos como uma montra que desvenda a alma de cada personagem.

Este fantástico conjunto de imagens apresenta-nos um retrato antropológico de imensa riqueza iconográfica e social. Cada composição é cuidadosamente estudada, e a espera da luz certa torna cada fotografia num palco cheio de dramatismo e nobreza.

Esta mostra pode ser visitada no seguinte horário: segunda a sexta-feira das 10:00 às 12:00, e das 14:00 às 18:00; e sábados só no período da tarde.

Sem comentários: