quarta-feira, 22 de julho de 2009

Câmara de Évora recebeu a bandeira das Autarquias + Familiarmente Responsáveis























A Câmara Municipal de Évora foi distinguida com uma bandeira e medalha atribuída pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis pelo trabalho realizado em matérias de responsabilidade familiar.

Esta selecção, segundo o Observatório, teve por base os resultados de um inquérito lançado aos municípios portugueses com o objectivo de destacar as políticas de família das autarquias em nove áreas de actuação: apoio à maternidade e paternidade; apoio às famílias com necessidades especiais; serviços básicos; educação e formação; habitação e urbanismo; transportes; cultura, desporto, lazer e tempo livre; cooperação, relações institucionais e participação social. A análise focou também as boas práticas das autarquias para com os seus funcionários em matéria de conciliação entre trabalho e família.

Com Évora, foram também contemplados os Municípios de Angra do Heroísmo, Aveiro, Cadaval, Cantanhede, Funchal, Tavira, Torres Novas, Torres Vedras, Vila de Rei, Vila Nova de Famalicão e Vila Real, de entre as 78 autarquias que se inscreveram para este desafio.

O evento de atribuição destes galardões decorreu no Auditório da Associação Nacional de Municípios Portugueses, em Coimbra, tendo Évora sido representada pela Vereadora Filomena Araújo e pela Directora do Departamento de Intervenção Social e Educação, Antónia Raminhos.

Nesta cerimónia interveio Marieta Seixas da Fonseca (Vice-Presidente da Associação Portuguesa das Famílias Numerosas – APFN); Ana Cid Gonçlaves (membro do Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis – OAFR - e Secretária da APFN) que leu uma mensagem do Presidente da APFN, Fernando Castro; Paulo Mauritti (Subdirector-Geral das Autarquias Locais; João Paulo Barbosa de Melo (membro do OAFR) que falou em nome do Observatório e Henrique Fonseca (Director da APFN). Na mesa esteve também Fernando Cruz (Secretário-Geral Adjunto da ANMP.

Findas as intervenções, passou-se à entrega dos galardões, tendo os representantes dos municípios proferido breves palavras de agradecimento e de justificação do trabalho realizado em prol das políticas de família em curso nas suas autarquias.

Na sua comunicação, a Vereadora Filomena Araújo expressou a sua satisfação por mais esta distinção que a Câmara de Évora recebeu devido ao seu trabalho em prol dos munícipes e às boas práticas adoptadas. Sublinhou a importância do trabalho realizado na área social, o qual é crucial para ter crianças “equilibradas, com estabilidade, felizes e com sucesso educativo”, sendo no entanto uma tarefa abrangente e inclusiva que procura alcançar todos.

“Apraz-nos constatar que a intervenção que estamos a desenvolver numa perspectiva inclusiva, para aumentar a qualidade de vida e para que os nossos munícipes sejam mais felizes, seja reconhecida e que foram essas intervenções que deram frutos e nos trouxeram aqui”, concluiu a Vereadora.

Sem comentários: