sexta-feira, 24 de julho de 2009

Câmara lança “Jardim d’Evora”


O “Jardim D’Évora” pode-se descrever como “uma água fresca alegre e cintilante. À partida os citrinos ensolarados (bergamota, laranja e flores de laranjeira) misturam-se aos cheiros mediterrânicos do alecrim e da mirra.

A Câmara Municipal de Évora, juntamente com a sua congénere gaulesa de Chartres, vão lançar no próximo dia 25 de Julho, durante um evento cultural que terá lugar junto ao Templo Romano, o perfume “Jardim D’Évora”, uma essência produzida em França com aromas naturais do Alentejo.

A criação do perfume “Jardim D’Évora” surge na sequência da primeira edição da Festa do Perfume, realizada há dois anos, e vem no seguimento da geminação desta duas cidades, sendo que Chartres tem como principal actividade industrial a criação e produção de perfumes.

O “Jardim D’Évora” pode-se descrever como “uma água fresca alegre e cintilante. À partida os citrinos ensolarados (bergamota, laranja e flores de laranjeira) misturam-se aos cheiros mediterrânicos do alecrim e da mirra, sendo que segundo os especialistas “o fundo é caloroso e seco graças às suas notas arborizadas e esteva labdanum”. A experimentar!

Para a criação e “nascimento” do “Jardim D’Évora”, um perfume feminino, a Câmara Municipal de Évora contou com a prestimosa colaboração de Catarina Meireles, licenciada em Botânica, e de Teresa Nogueira, investigadora na área dos óleos essenciais e técnica do Instituto Nacional de Engenharia e Tecnologia industrial (INETI). A essência foi produzida em Chartes pela empresa Creassance.

Para o espectáculo de 25 de Julho à noite, a Câmara Municipal de Évora convidou, em representação da cidade, o fadista Duarte, enquanto que de Chartres virá Aless, que interpretará música tradicional francesa e que se fará acompanhar pelo guitarrista Mathieu Parcheminal.

Sem comentários: