domingo, 26 de julho de 2009

Sócrates lança hoje a primeira pedra do projecto aeronáutico

Os 570 postos de trabalho directos e os mais de mil indirectos previstos pela empresa aeronáutica brasileira Embraer nas duas fábricas a construir em Évora até 2011 são um autêntico combate ao desemprego na região. Se a empresa iniciasse hoje a laboração, seria preenchido 60 por cento do quadro de desempregados do concelho registado em Junho: um total de 2512 (correspondente a 4,7% da população).

'A instalação das duas fábricas é uma grande oportunidade para todos os que não encontram condições para se fixar na região. Vai garantir mais emprego, sobretudo a jovens com formação adequada em aeronáutica que será disponibilizada pelo Centro de Emprego', referiu ao CM o presidente da Câmara de Évora, José Ernesto de Oliveira, autarca que estará hoje presente na inauguração do Parque de Indústria Aeronáutica de Évora e no lançamento da primeira pedra do empreendimento da Embraer, numa cerimónia que contará com o presidente executivo da Embraer, Frederico Fleury Curado, e o primeiro-ministro, José Sócrates.

Com um investimento inicial de 148 milhões de euros, serão construídas duas fábricas em 40 dos 107 hectares do parque aeronáutico junto ao aeródromo de Évora. Uma será destinada à produção de estruturas metálicas (asas) e outra à produção de materiais compósitos (caudas). Inicialmente, as unidades serão dedicadas ao apoio logístico de jactos executivos construídos pela Embraer. 'É o começo do cluster aeronáutico que pretendemos para Évora. Depois do anúncio desta empresa, outras do mesmo sector mostram interesse e estabeleceram contactos', acrescentou o edil.

APOIO A JACTOS EXECUTIVOS

Além da produção de componentes para aeronaves, as duas fábricas a instalar pela Embraer no Parque Aeronáutico de Évora vão dar assistência técnica a dois jactos executivos construídos pela empresa brasileira e comercializados na Europa. O jacto Legacy 450, com capacidade para transportar nove passageiros, estará disponível no mercado no segundo semestre de 2012. Custa 10,7 milhões de euros. O jacto Legacy 500, com capacidade até 12 passageiros, será equipado com o mesmo motor (HTF7500E da Honeywell), mas terá mais autonomia. As entregas desta aeronave, que custa cerca de 13 milhões de euros, estão previstas para finais de 2013.

Alexandre M. Silva

Sem comentários: