quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Acidentes provocam 18 mortes nas estradas de Évora

Dezoito pessoas morreram nas estradas do distrito de Évora nos primeiros oito meses deste ano, menos duas do que em período homólogo do ano passado, segundo dados divulgados pelo Governo Civil de Évora.
Os dados da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) relativos ao distrito referem-se ao período entre 1 de Janeiro e 31 de Agosto deste ano.
Segundo os dados, nos primeiros oito meses deste ano, o número de vítimas mortais em acidentes rodoviários foi de 18, quando no período homólogo do ano passado tinha sido 20.
No que respeita a feridos graves, a tendência foi inversa, com o aumento de 20 vítimas com esse tipo de ferimentos.
Em 2008, até 31 de Agosto, o total de feridos graves no distrito de Évora foi de 35, sendo que, este ano, atingiu os 55.
A Governadora Civil de Évora, Fernanda Ramos, lembrou que “o distrito é atravessado por grandes vias”, como a Auto-Estrada 6 (A6) e estradas nacionais que conduzem ao Algarve.
“Por muito que os alentejanos estejam sensibilizados, nós somos atravessados por muita gente que procura a nossa região e o Algarve, que passam e, por vezes, não estão tão sensibilizados como nós”, disse a representante distrital do Governo. Segundo Fernanda Ramos, o número de acidentes reduziu ligeiramente em Julho e Agosto deste ano, mas, até Junho último, “houve muitos acidentes”.
A Governadora Civil garantiu, no entanto, que “há mais sensibilidade dos condutores, embora ainda haja muito consumo de álcool”.
“Já existe a preocupação de alguns automobilistas de, quando bebem e antes de entrarem para o carro, dirigirem-se às forças de segurança para fazer o teste do álcool”, sustentou Fernanda Ramos, considerando que “é um sintoma de que as acções de sensibilização estão a resultar”.

Sem comentários: