terça-feira, 22 de setembro de 2009

AEC - MUSICA, ARTES OU TECNOLOGIA

1-Música

Para o desenvolvimento harmonioso da criança é fundamental proporcionar-lhe a possibilidade de aprofundar a sua expressividade, cujas manifestações constituem linguagens naturais. Neste sentido, é reconhecida a importância das áreas de Expressões, nomeadamente a Música, na Educação para os Valores, conforme é bem demonstrativa a introdução desta disciplina no currículo de 2º Ciclo. A Música é um auxiliar precioso para o desenvolvimento integral das crianças, para a sua formação pessoal e social, visto ser uma linguagem que favorece o impulso da vida interior e apela a faculdades humanas como a vontade, a sensibilidade, a inteligência e a imaginação criadora. Neste contexto e tendo surgido a presente oportunidade, a Câmara Municipal de Évora pretende generalizar o acesso à aprendizagem da música, disponibilizando-a às crianças do 1º ciclo.

Para o desenvolvimento desta actividade, foi estabelecida uma parceria com o Conservatório Regional de Música - Eborae Mvsica e com algumas bandas musicais de algumas freguesias rurais (pela pertinência pedagógica de potencializar e valorizar as tradições culturais locais), nomeadamente com:
- Grupo União e Recreativo Azarujense;
- Casa do Povo de Nossa Senhora de Machede.

Conheça aqui os Conteúdos Programáticos para esta área.

2-Iniciação às TIC

No ano lectivo de 2007/2008 foi introduzida uma actividade de Iniciação às Tecnologias de Informação e Comunicação, a título experimental, para 6 turmas do Frei Aleixo de 3º e 4º anos e 3 turmas de 1º e 2º anos da Cruz da Picada.
Esta alternativa à expressão musical foi criada por não ter sido possível garantir professores de música com formação pedagógica adequada e consistente em quantidade suficiente e porque algumas escolas tinham manifestado o seu desejo em ver substituída a música (na Cruz da Picada, os alunos têm música em horário lectivo, no âmbito do projecto Muse_pe).
Para o desenvolvimento desta actividade, foi estabelecido uma protocolo com a Fundação para a Divulgação das Tecnologias da Informação (FDTI), que garante dois formadores, os programas de formação e software didáctico. A escolha destas duas escolas passou pelo facto de estarem disponíveis duas salas equipadas com recursos informáticos.
Para o ano lectivo de 2008/2009, esta actividade apenas irá manter-se na EB1 da Cruz da Picada.

Conheça aqui os Conteúdos para esta área.

3-HIP-HOP

A dança, como desporto, é muito importante na vida de uma criança, tanto a nível físico como a nível lúdico. A dança hip-hop, hoje em dia, entra na casa de toda a população através das televisões e das rádios, tornando esta modalidade atractiva para as crianças. É uma modalidade que pode ser praticada por toda a população inclusive crianças de todas as idades.

A dança hip-hop para além de ser uma modalidade que está na moda, sendo por isso atractiva para os alunos, é muito versátil, podendo incluir todas as outras danças e abordar os mais diversos temas.

Por este seu carácter apelativo e porque havia sido solicitado por algumas escolas, foi introduzida a actividade nalgumas escolas.

Conheça aqui os Conteúdos e a Planificação anual para esta área.



Música

Iniciação às TIC

HIP-HOP

Galeria fotográfica

Sem comentários: