segunda-feira, 7 de setembro de 2009

AEC - ACTIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA

A educação psicomotora constitui um elemento fundamental para o desenvolvimento da inteligência, da afectividade e da personalidade da criança, uma vez que não só lhe permite ganhar consciência do seu corpo e do mundo que a circunda, como também lhe providencia o espaço para os seus primeiros contactos sociais dentro de um grupo, que auxilia o desenvolvimento da sua espontaneidade, criatividade e responsabilidade.
Reconhecendo a importância da educação psicomotora como uma componente indissociável do processo educativo geral da criança e perante a necessidade de dar resposta à carência de actividades lúdicas e pré-desportivas ao nível das escolas eborenses do 1º Ciclo do Ensino Básico, desde há alguns anos que a Câmara Municipal de Évora desenvolve um programa dedicado à actividade desportiva, o programa JOGAR, promovido pela Divisão de Desporto. A pertinência desta oferta pedagógica é agora reforçada, com a inclusão da Actividade Física e Desportiva no plano das Actividades de Enriquecimento Curricular.
Para tal, o Programa Jogar foi redefinido para corresponder às exigências do Despacho 14 460/2008, adequando os conteúdos tradicionais às orientações programáticas do Ministério da Educação.
Conheça aqui os Conteúdos Programáticos:
No programa de Actividade Física e Desportiva está incluída uma actividade semanal de Danças Tradicionais. A dança assume-se como uma expressão humana universal, a par de outras expressões rítmicas. As danças tradicionais representam um legado importante do nosso património e identidade culturais. A importância da educação motora através da música e do movimento constitui uma unidade didáctica e curricular essencial no processo de formação equilibrada e integral das crianças que frequentam o 1º Ciclo do Ensino Básico. Através das danças, as necessidades naturais de movimento da criança são satisfeitas e é lhe favorecido o encontro com ela própria, com os outros, com o seu ambiente pluricultural contribuindo estes factores para um melhor relacionamento social e para um maior equilíbrio na construção da sua personalidade.
Para o seu desenvolvimento, foi estabelecida uma parceria com Associação PédeXumbo, que se fundamenta no facto desta ser uma associação sem fins lucrativos, sendo, seguramente, uma das colectividades que assume um papel fundamental ao nível da ocupação e promoção do desenvolvimento e formação das crianças e jovens, nomeadamente nas expressões da música e danças tradicionais.


Sem comentários: