sexta-feira, 30 de abril de 2010

“Hotspots” em duas praças da cidade


A Praça de Giraldo, a principal “sala de visitas” de Évora, bem como a Praça de Sertório, onde se localiza a Câmara Municipal de Évora, são agora os mais recentes “hotspots” da rede de internet sem fios gratuita do Évora Distrito Digital.

A partir de agora quem quiser já pode usufruir de Internet gratuita em duas das mais emblemáticas praças do Centro Histórico de Évora, nomeadamente a Praça de Giraldo e a Praça de Sertório, numa iniciativa da Câmara Municipal de Évora, com o apoio da Associação de Municípios do Distrito de Évora.

O aparecimento destes dois “hotspots”, vem no seguimento da política de atractividade do Centro Histórico, constituindo mais um motivo para que, através das novas tecnologias, as principais zonas do “coração” de Évora constituam um feliz “casamento” entre o passado histórico e o futuro imediato.

Esta é uma iniciativa da Câmara Municipal de Évora, com o suporte tecnológico do Centro de Tecnologias Digitais da Associação de Municípios do Distrito de Évora.

A Praça de Giraldo, a principal “sala de visitas” de Évora, bem como a Praça de Sertório, onde se localiza a Câmara Municipal de Évora, são agora os mais recentes “hotspots” da rede de internet sem fios gratuita do Évora Distrito Digital. Doravante quem possuir um PC ou um PDA poderá desfrutar da monumentalidade destes locais enquanto navega pela auto-estrada da informação.

Cinema no Auditório Soror Mariana - de 29 de Abril a 5 de Maio - 18h00 e 21h30


TUDO PODE DAR CERTO

De 29 de Abril a 5* de Maio– 18h00 e 21h30

De: Woody Allen
Com: Larry David, Adam Brooks, Lyle Kanouse, Evan Rachel Wood
Género: Comédia
Classificacao: M/12
EUA/FRA, 2009, Cores, 92 min.

Boris Yelnikoff (Larry David) é um génio da física que sofre de insatisfação crónica e desprezo pelo género humano. Depois de perder a mulher num divórcio, um prémio Nobel e de quase ter perdido a sua própria vida numa tentativa de suicídio mal sucedida, resolve dar largas à sua misantropia e isolar-se numa pequena casa na cidade de Nova Iorque. Um dia encontra à sua porta Melody (Evan Rachel Wood), uma jovem fugitiva do Mississípi, cuja inocência e alegria de viver contagiante contrastam com o cinismo do cientista. Com o passar do tempo a doce rapariga instala-se em sua casa e invade a sua vida, preenchendo todas as lacunas do insatisfeito Boris. As suas vidas parecem perfeitas até ao dia em que os pais dela resolvem aparecer e revolucionar tudo à sua volta...
*Dia 5 de Maio apenas às 18h00

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Daniela Mercury na Arena d'Évora - 6 de Maio 2010 - 22:00

Fadista António Zambujo no Teatro Garcia de Resende


António Zambujo é o “Guia” nesta sua estrada, que é a do Fado, que passa pelo Cante Alentejano, sempre visitando outras influências musicais. Afinal, o Fado também pode ser contemporâneo.

O fadista António Zambujo actua no próximo dia 30 de Abril, pelas 21:30, no Teatro Garcia de Resende, para apresentar ao vivo o seu último disco, intitulado “Guia”, que dá continuidade à melancolia luminosa que caracteriza a música deste artista.

António Zambujo é o “Guia” nesta sua estrada, que é a do Fado, que passa pelo Cante Alentejano, sempre visitando outras influências musicais. Afinal, o Fado também pode ser contemporâneo.

Neste espectáculo serão interpretados originais de compositores e letristas nacionais e brasileiros, tais como Vinicius de Moraes, Márcio Faraco, Rodrigo Maranhão, Ricardo Cruz, o próprio Zambujo, João Gil, João Monge, Aldina Duarte, José Agualusa, Maria do Rosário Pedreira, Pedro Luís e Pierre Aderne entre outros.

O prestígio musical de António Zambujo chega além fronteiras, tendo sido seleccionado entre os 10 Melhores Concertos Internacionais do ano 2009 pela Secção de Cultura do jornal brasileiro O Globo e o seu novo disco é editado pela prestigiada Harmonia Mundi, World Village.

Este concerto é uma produção do Espelho de Cultura e conta com o apoio da Câmara Municipal de Évora. Os bilhetes já se encontram à venda no Teatro Garcia de Resende.

Évora Perdida no Tempo - Solar da Torre da Giesteira


Autor José António Barbosa
Data Fotografia 1904 ant. -
Legenda Solar da Torre da Giesteira
Cota GPE0161 - Propriedade Grupo Pró-Évora

Évora Perdida no Tempo - Solar dos Duques de Cadaval


Autor José António Barbosa
Data Fotografia 1904 ant. -
Legenda Solar dos Duques de Cadaval
Cota GPE0141 - Propriedade Grupo Pró-Évora

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Acordo de Depósito de Espólio Fotográfico de Eng. Francisco Barahona Núncio e esposa


Assinalando a Comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, a Câmara Municipal de Évora e o Sr. Eng. Francisco Barahona Núncio e esposa, D. Maria Beatriz Cavaleiro Ferreira Barahona Núncio, assinaram no dia 16 de Abril um Acordo de Depósito de um conjunto de 3725 espécies fotográficas no Arquivo Fotográfico Municipal.
O acervo depositado é constituído por dois núcleos essenciais: um primeiro englobando um conjunto de 1043 espécies, das quais 892 são estereoscopias datadas de um período compreendido entre inícios do séc. XX e 1930; um segundo correspondente a um conjunto de 2682 espécies fotográficas do Eng. Francisco Cavaleiro Ferreira, pai da Sr.ª D. Maria Beatriz C. F. B. Núncio, constituído por 1355 provas fotográficas a preto e branco e 1327 negativos em película, datados de meados do séc. XX.
O conjunto de estereoscopias depositado é de temática variada, prevalecendo, contudo, os aspectos etnográficos, nomeadamente em torno da actividade agrícola e sociabilidade, constituindo, assim, um conjunto de grande interesse documental para o estudo de técnicas, saberes, usos e costumes vernaculares do Alentejo rural. A técnica utilizada, a estereoscopia, sublinha o ineditismo da colecção.
O segundo núcleo corresponde a um conjunto de espécies fotográficas reunidas pelo Eng. Francisco Cavaleiro Ferreira (n.16-8-1911;f. 26.2.1997), especialista em transportes e combustíveis, documentando um estudo por ele coordenado em meados do século passado, em torno da utilização de combustíveis alternativos na circulação automóvel. Este segundo conjunto constitui igualmente um documento iconográfico importante para a história dos transportes em Portugal.
Mediante o acordo assinado, as espécies irão ser tratadas e conservadas no Arquivo Fotográfico Municipal e, uma vez digitalizadas, irão ser disponibilizadas à consulta pública.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Évora Perdida no Tempo - Ruínas Romanas da Tourega


Autor José António Barbosa
Data Fotografia 1904 ant. -
Legenda Ruínas Romanas da Tourega
Cota GPE0115 - Propriedade Grupo Pró-Évora

Évora Perdida no Tempo - Palácio do Vimioso


Autor José António Barbosa
Data Fotografia 1910 - 1920
Legenda Palácio do Vimioso
Cota GPE435 - Propriedade Grupo Pró-Évora

segunda-feira, 26 de abril de 2010

"Sejam Bem-Vindos ao Teatro!"


Assinalando o 35º ano de actividade profissional, o Centro Dramático de Évora promove em Abril e Maio, um conjunto de visitas encenadas ao Teatro Garcia de Resende.
Edifício ímpar da arquitectura teatral do século XIX, as suas características únicas são reconhecidas por especialistas de todo o mundo, que realçam a necessidade de continuamente preservar esta jóia do nosso património artístico.
E como conhecer é o primeiro passo para preservar, os actores do Cendrev guiam os interessados pelo interior e pela história do Teatro Garcia de Resende, fazendo reviver alguns dos “fantasmas” que o habitam.
As visitas realizam-se em Abril nos dias 28 e 30 às 18h30, dia 24 às 11h00 e, em Maio, dia 5 às 18h30 e dia 8 às 11h00.
Os interessados devem fazer a sua reserva com antecedência na recepção do Teatro Garcia de Resende, das 09h30 às 12h30 e 14h30 às 18h30, ou através do telefone 266703112.

domingo, 25 de abril de 2010

Procura-se Chefe de cozinha para Évora

Procuro Chefe de cozinha para restaurante a abrir em Évora.

Enviar resposta para: a.construtora@vodafone.pt

Precisa-se Técnica Limpeza Zona Évora


A WORKMANAGER, Lda recruta para empresa sua cliente funcionárias técnicas de limpeza, para zona Évora

exige-se:
- boa apresentação;
- 9.º ano escolaridade;
- trabalho em equipa
- disponibilidade imediata;
- responsabilidade;
- carta de condução;

oferece-se:
- bom ambiente de trabalho;
- boas condições para exercer a função;

Garantimos máxima confidencialidade de dados.

Envie o seu CV para recrutamento@workmanager.pt com REF TL10WM

sábado, 24 de abril de 2010

Évora na Actualidade - Igrejas de Évora


Ivan Yoshio - Fotografia

Évora na Actualidade - Ruas de Évora



Autor: Filipe Duarte Almeida

Cinema de 22 a 28* de Abril - 18h00 e 21h30

UM HOMEM SÉRIO
De 22 a 28* de Abril – 18h00 e 21h30
De: Ethan e Joel Coen
Com: Michael Stuhlbarg, Richard Kind, Fred Melamed
Género: Comédia Dramática
Classificacao: M/12 EUA/FRA/GB, 2009, Cores, 105 min.

Larry Gopnik (Michael Stuhlbarg) tentou toda a sua vida ser um homem sério. Viveu sempre de acordo com a moral instituída, tendo uma vida medianamente feliz. Isto até ao dia em que a esposa o troca por outro homem e a sua credibilidade como professor de Física Aplicada é posta em causa. Subitamente, tudo à sua volta parece ruir e ninguém compreende a dimensão do seu desespero... Para onde quer que ele se vire, não parece haver salvação à vista nem ajuda prestes a chegar...
* Dia 28 apenas às 18h00

sexta-feira, 23 de abril de 2010

25 de Abril em Évora


PROGRAMA :

COMEMORAÇÕES DO 36º ANIVERSÁRIO - Évora 2010

DIA 23 DE ABRIL - PRAÇA DO GIRALDO

22:00 -CONCERTO | COMEMORATIVO DO 161.º ANIVERSÁRIO DA SOCIEDADE
HARMONIA EBORENSE COM UXU KALHUS
Palco


DIA 24 DE ABRIL - PAÇOS DO CONCELHO


18:30 -CONCERTO | CORO POLIFÓNICO “EBORAE MUSICA”
Salão Nobre
PRAÇA DO GIRALDO

22:00 -A QUADRILHA - Deixa que aconteça Abril
00:00 -GRÂNDOLA VILA MORENA E FOGO DE ARTIFÍCIO
00:20 -DJ BRUNO DIAS

DIA 25 DE ABRIL

00:00 -CONCERTO | GRUPO “SKALIBANS”
SOIR “Joaquim António d'Aguiar” - PAÇOS DO CONCELHO
10:00 -CERIMÓNIA DE ENTREGA DE HABITAÇÃO SOCIAL
11:30 -FREGUESIA DE S. VICENTE DO PIGEIRO (VENDINHA)
Cerimónia de inauguração da ETAR

PRAÇA DO GIRALDO - PASSEIO DE BTT

08:30 - Concentração Praça do Giraldo
09:00 - Partida
13:00 - Chegada Praça do Giraldo


STREET BASKET 3X3

10:00 / 13:00 - Jogar + Centro de Formação Desportiva de Basquetebol
GINÁSTICA
Jogar + Centro de Formação Desportiva de Ginástica

TAEKWONDO - Demonstração
Org: Associação Taekwondo Kungang Região Sul


XADREZ - Simultâneas
Org.:Grupo Desportivo Diana


JARDIM PÚBLICO

12:00 - BANDA FILARMÓNICA DA CASA DO POVO DE N.ª S.ª MACHEDE
Arruada| Da Praça do Giraldo para o Jardim Público
13h00 - CHURRASCO POPULAR DO 25 DE ABRIL
15:00 -GRUPO CORAL E INSTRUMENTAL
“OS AMIGOS DA MALAGUEIRA” (ARIFM)

Link: 25 de Abril em Évora



quinta-feira, 22 de abril de 2010

Royal Circus em Évora de 23 a 25 de Abril




Évora Perdida no Tempo - Convento do Paraíso visto da R. Mendo Estevens


Autor José António Barbosa
Data Fotografia 1900 ant. -
Legenda Convento do Paraíso visto da R. Mendo Estevens
Cota CME0273 - Propriedade Arquivo Fotográfico CME

Évora Perdida no Tempo - Portal Renascentista do Palácio Barahona


Autor José António Barbosa
Data Fotografia 1900 - 1915
Legenda Portal renascentista do Palácio Barahona
Cota GPE0300- Propriedade Grupo Pró-Évora

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Dia 23 de Abril – Encontro “Conversas à Volta dos Livros”


O encontro, que se realiza no Salão dos Paços do Concelho da Autarquia, entre as 10h30 e as 18h30, tem entrada livre e destina-se a todos quantos se interessam por livros e pelo seu mundo, e pretende, de forma informal, abrir uma caixa de diálogo, entre os especialistas convidados e os participantes, tendo como pano de fundo a cidade de Évora e a sua região. Será Évora uma cidade inspiradora para um escritor? Qual a tradição de restauro de livros e que tipo de livros se restauram em Évora? Como é vivida a edição na cidade? Estas e outras questões irão preencher o encontro “Conversas à Volta dos Livros”, promovido pelo Núcleo de Documentação da Divisão de Assuntos Culturais da Câmara de Évora, para assinalar o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, que se comemora a 23 de Abril.
O encontro, que se realiza no Salão dos Paços do Concelho da Autarquia, entre as 10h30 e as 18h30, tem entrada livre e destina-se a todos quantos se interessam por livros e pelo seu mundo, e pretende, de forma informal, abrir uma caixa de diálogo, entre os especialistas convidados e os participantes, tendo como pano de fundo a cidade de Évora e a sua região.
O programa do encontro segue, no horário indicado, os seguintes temas de debate, animados pelos respectivos oradores convidados: 10h30 - A ilustração, por Maria João Raimundo e António Couvinha (C.M.E.); 11h30 - A conservação, por Patrícia Barradas (Arquivaletras/BPE); 12h30 - O restauro, por Sandrine Barahona (Atelier Barahona); 14h30 - A fotografia, pelos fotógrafos António Carrapato e Paulo Nuno (Évora); 15h30 - A edição, por Manuel Silva Terra, como representante da Editora Licorne, antiga Casa do Sul (Évora); 16h30 - A tradução, por Joana Caspurro (Évora); 17h30 - A escrita, pelos escritores Maria Sarmento, Margarida Morgado e Manuel Silva Terra (Évora).
O Núcleo de Documentação da Divisão de Assuntos Culturais da Câmara de Évora, como biblioteca especializada do município, considera importante comemorar o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, celebrado a 23 de Abril, para assim contribuir para o enriquecimento e difusão da cultura local, nomeadamente através do incremento dos hábitos de leitura e da divulgação do livro.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Museu de Design de Évora - Colecção Paulo Parra deverá abrir em Julho


Um novo museu de design deverá abrir portas em Julho deste ano, em Évora.
A iniciativa surge na sequência de uma parceria entre a Câmara Municipal, a Turismo do Alentejo e o coleccionador Paulo Parra.
Em declarações à DianaFm, a vereadora da Câmara de Évora, Cláudia Sousa Pereira, explicou que o local escolhido para a instalação do novo museu foi o Centro de Artes Tradicionais.
O espaço acolhe actualmente o espólio de artesanato da Entidade Regional de Turismo.
No entanto, o processo promete não ser pacífico.
Na internet já circula uma petição, promovida pelo artesão Tiago Cabeça, a defender o não encerramento do Centro de Artes Tradicionais.
A Colecção Paulo Parra reúne mais de 2500 objectos de design industrial dos séculos XIX e XX, onde se destaca uma caneta Waterman Regular, comercializada a partir de 1884 e que inaugurou o aparecimento de um novo instrumento de escrita, a caneta de tinta.

Diana FM

domingo, 18 de abril de 2010

Precisa-se de Comercial para Évora


EASYDENTIC - ADMITE

A Esydentic Lusitana é uma empresa internacional especializada no controlo de acessos através da biometria. Neste momento estamos a recrutar comerciais(M/F) para a delegação de Évora.

REQUISITOS P/ COMERCIAIS:
- Experiência em vendas directas
- Capacidade de comunicação
- Capacidade de trabalhar em equipa
- Gosto de trabalhar por objectivos
- Viatura própria
- Disponibilidade imediata

OFERECEMOS:
- formação contínua
- evolução de carreira
- vencimento base ilíquido 1.000,00€
- sub. alimentação
- ajudas de custo: até 300.00€
- comissões

Para envio de CV, e-mail: oytechevora@sapo.pt

Comerciais / Angariadores


A Laforêt Évora,pertencente à maior rede imobiliária europeia a operar em Portugal,no âmbito da implantação do seu Plano Comercial, pode proporciona-lhe a oportunidade de integrar a sua equipa de Consultores Comerciais/Angariadores.

Pretende-se:

Ambição e real vontade de obter sucesso
Capacidade de trabalhar em contexto competitivo
Boa apresentação
Facilidade de comunicação
Viatura própria

Concede-se:
Integração numa agência de grande qualidade e de referência
Acesso a métodos de trabalho internacionais comprovados
Ambiente profissional e altamente motivador
Formação inicial e contínua gratuíta
Elevado Pacote Remuneratório: base, comissões, prémios

Candidate-se enviando o seu CV para o seguinte e-mail: evora@laforet.pt

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Cinema em Évora de 15 a 21* de Abril - 18h00 e 21h30


O LOBISOMEM

De 15 a 21* de Abril – 18h00 e 21h30

De: Joe Johnston
Com: Anthony Hopkins, Emily Blunt, Benicio Del Toro, Geraldine Chaplin
Género: Terror
Classificacao: M/16 EUA/GB, 2010, Cores, 125 min.

Lawrence Talbot (Benicio Del Toro) é um aristocrata atormentado que abandonou Blackmoor, a pequena aldeia onde nasceu, após graves desavenças com o pai, Sir John Talbot (Anthony Hopkins). Alguns anos depois é contactado por Gwen (Emily Blunt), a noiva do seu irmão, que o informa do seu desaparecimento lhe suplica que regresse à aldeia para ajudar nas buscas. Já em Blackmoor, Lawrence depara-se com um cenário de terror: o seu irmão foi brutalmente assassinado e corre o rumor de uma terrível criatura meio humana à solta pelos bosques.


* Dia 21 apenas às 18h00

VI Workshop Direcção Coral, dinamizado pelo Maestro Paulo Lourenço

VI Workshop de Direcção Coral - 23, 24 e 25 de Abril 2010
Dinamizado pelo Maestro Paulo Lourenço
Local: Convento dos Remédios - Av. S. Sebastião - Évora 



worshop_doreco_coral_2010.jpg
 
Objectivos:
- Proporcionar uma aprendizagem prática da direcção coral com especial ênfase nas técnicas de ensaio e na agógica aplicada ao som;
- Estudo e preparação de partituras para ensaio;
- Noções básicas de literatura coral e organização de repertório. 

Destinatários:
Este estágio é dirigido a directores corais, ensaiadores de naipe ou a estudantes de música que pretendam fazer uma introdução à prática da direcção coral ou a aprofundar os conhecimentos já adquiridos.  

VER HORÁRIO E FICHA DE INSCRIÇÃO: 

Horário:
Sexta-feira - 23 Abril
21h00 às 23h30 — Técnica de direcção 

Sábado - 24 Abril
10h00 às 13h00 – Técnica de direcção
14h30 às 17h00 – Técnica de ensaio
17h30 às 19h00 – Técnica de ensaio e estudo de partituras 

Domingo - 25 Abril
10h00 às 13h00 – Técnica de direcção.
14h30 às 17h00  – Técnica de ensaio Seminário
18h00 às 20h00 – Ensaio com o Coro Laboratório: Coro Polifónico "Eboræ Mvsica"– Pedagogia de ensaio e técnica aplicada ao som. 

Inscrições:
A inscrição deve ser feita mediante o preenchimento do Boletim de Inscrição.Número limite de inscrições - 15 participantes activos.

O prazo das inscrições é até ao dia 19 de Abril de 2010.
As inscrições serão aceites por ordem de chegada.

A inscrição deverá ser enviada para:
EBORÆ MVSICA
Apartado 21267001-901 - Évora 

A não frequência no Estágio de Direcção Coral  não dá direito a qualquer reembolso.

Ficha de inscrição
1. Apelido ___________________ Nome ___________________ Idade _______
2. Morada ___________________________Tel. ______________ 
Telemóvel  ________________E-mail ______________NIF. nº _____________
3. Profissão __________________________________________
4. Qual o seu interesse no curso? __________________________
5. Participantes activos: 80,00 € / Participantes passivos: 50,00 €6. 
Pagamento com cheque nº _____________ sobre ____________à ordem de Eboræ  Musica , na importância de ____________; em anexo, ou transferência bancária para a conta 029700036507230 C.G.D, (NIB 003502970003650723076) até dia 19 de Abril.  Enviar para Apartado 2126, 7001-901 - Évora 

Informações e inscrições:  tel. 266 746 750  Tlm. 96 57 402 70 / 96 19 429 66 ou E-mail: eboraemusica@mail.evora.net 

PAULO LOURENÇO  
Licenciado em Direcção Coral pela E.S.M.L. Concluiu também o Mestrado nesta área pela University of Cincinnati-College Conservatory of Music no ano 2004. Bolseiro do Ministério da Cultura e da Universidade de Cincinnati/ College Conservatory of Music encontra-se actualmente a fazer o Doutoramento, onde exerce também funções de assistente no UC Chamber Choir sob orientação de Earl Rivers e Stephen Coker.Iniciou-se na direcção coral no coro Regina Coeli como maestro assistente. Em 1990 refunda, em conjunto com Carlos Caires, o Coro da Juventude Musical Portuguesa o qual dirigiu até 1995. Nesse mesmo ano funda a RICERCARE – Associação Musical em parceria com os maestros Vasco Azevedo, António Lourenço e Carlos Caíres. Com o coro RICERCARE, que dirigiu de 1995 a 2002, desenvolveu uma sistemática actividade na divulgação de compositores portugueses, nomeadamente da nova geração, tendo feito mais de 60 obras em 1ª audição absoluta e gravado 3 CDs para as etiquetas Strauss/Portugal Som (Compositores Portugueses), para a HMV (Te Deum 1792 de Sousa de Carvalho com a orquestra Arte Real sob a direcção de Ketil Hausgang) e para a editora Numérica (Compositores Portugueses).  Entre os compositores que mais tem divulgado destacam-se Nuno Côrte-Real, Eurico Carrapatoso, Sérgio Azevedo, Carlos Marecos, Carlos Caíres, Fernando C. Lapa, Vasco Azevedo e Thorkell Atlasson entre outros.Apresentou-se quer como maestro convidado ou dirigindo os seus próprios agrupamentos em Espanha, França, E.U.A, Holanda Tailândia, Macau, Brasil e Islândia. Em 2002 iniciou-se no teatro trabalhando como maestro assistente de João Paulo Santos no Teatro Aberto, na 1ª apresentação portuguesa da peça Peer Gynt com música original de Eurico Carrapatoso e encenação de João Lourenço.Frequentou diversos estágios de formação onde trabalhou nomeadamente com Jean S. Bereau, Nicholas Brochot, Jean M. Burfin, Octav Calleya, Harry Christophers, Erwin List, António Lourenço, Josep Prats, José Robert, Steve Darlington, Ward Swingle e Dale Warland.É membro fundador do quinteto masculino TETVOCAL com o qual gravou 7 CDs para as etiquetas EMI/VC, RCA/Victor, Movieplay e Key Records e CMM.Foi galardoado, dirigindo o Coro RICERCARE, com os 1º e 2º prémios no “Concurso International de Villancicos de Navidad de Madrid 1999” e no “Certâmen International de Corales Polifonicas Ciudad de Sevilla 1998” respectivamente.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

4.ª Edição do CITARA

A Tuna Académica da Universidade de Évora realiza a 4ª edição do CITARA - "Certame Internacional de Tunas Académicas da Região do Alentejo", nos próximos dias 16, 17 e 18 de Abril, revertendo parte da receita de bilheteira para o fundo de solidariedade para a reconstrução da Ilha da Madeira.

O Festival terá lugar nos dias 16 e 17 de Abril, sendo o primeiro dia destinado a uma noite de serenatas, junto ao Templo Romano, contando o segundo com um desfile das tunas a concurso pelas ruas da cidade. O Festival será realizado às 21h30, na Arena d'Évora.

As Tunas a concurso são:

Semper Tesus - Beja

Castra Leuca - Castelo Branco

Tuna Académica Fernando Pessoa - Porto

Imperial Neptuna Académica - Tuna da Cidade da Figueira da Foz

Tuna Universitária da Madeira

Tunas Extra-Concurso:

Tuna Académica do Liceu de Évora

Tuna da Escola Superior de Enfermagem São João de Deus


Programa do Festival

16 de Abril - Sexta Feira

18h - Recepção das Tunas

19h - Jantar

22h - Noite de Serenatas junto ao Templo Romano

- Cada Tuna tocará 2 serenatas, concorrendo ao prémio de "Melhor Serenata"

00h - Arraial no Jardim do Granito

17 de Abril - Sábado

16h - Desfile das Tunas pelas ruas da cidade de Évora

19h - Jantar

21h 30m - Festival de Tunas na Arena d'Évora

01h - Festa no bar "Cosa Nostra"

18 de Abril - Domingo

12h - Almoço de despedida das Tunas

Os prémios a concurso são:

- Melhor Pandeireta

- Melhor Porta-Estandarte

- Melhor Solista

- Melhor Serenata

- Melhor Passe Calles

- Melhor Instrumental

- Tuna + Tuna

- Melhor Tuna

domingo, 11 de abril de 2010

Estudos Cliente Mistério - Evora


A Q21 está a efectuar novo recrutamento de CM para o seu estudo na área das telecomunicações e tem neste momento 2 vagas para preencher para Évora.

Requisitos:
• Disponibilidade full-time entre 4 a 6 dias na terceira semana de Abril (19 a 25 de Abril);
• Possibilidade de se deslocar (viatura própria) pelo Alentejo;
• Acesso rápido e frequente à internet;
• Observador(a) e minucioso(a);
• Elevado nível de responsabilidade;
• Cumpridor(a) de prazos;
• Fácil de contactar durante o período supra indicado;
• Possibilidade assistir a uma formação presencial no Porto no dia 17 de Abril;

Se preenche todos estes requisitos deve responder para herlander.saraiva@qualidade21.com ou sofia.cabrita@qualidade21.com a confirmar a sua disponibilidade.

Entrevistadores Presenciais - Evora


Empresa de Estudos de Mercados sedeada em Lisboa

Procura pessoas dinâmicas, proactivas e responsáveis para realizar entrevistas presenciais em: Evora

Idade: 18 aos 65 anos
Habilitações Literárias: 12º Ano
Pagamento através de recibos verdes

Caso esteja interessado(a) envie um mail para isabel.castela@imr.pt

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Cinema em Évora de 8 a 14* de Abril - 18h00 e 21h30


PERCY JACKSON E OS LADRÕES DO OLIMPO

De 8 a 14* de Abril - 18h00 e 21h30

De: Chris Columbus
Com: Logan Lerman, Uma Thurman, Pierce Brosnan, Rosario Dawson
Género: Aventura
Classificacao: M/12 CAN/EUA, 2010, Cores, 118 min.

Percy Jackson (Logan Lerman), um jovem estudante de Nova Iorque, sempre se sentiu um pouco estranho e diferente de todos os outros. E tem razão para isso: ele é um semideus, filho de Poseidon (Kevin McKidd), o soberano dos mares e das tempestades, e de uma humana (Catherine Keener) por quem o deus grego se apaixonou no passado. Mas o jovem vive alienado do facto, não dando muita importância às suas capacidades especiais. Até que o poderoso raio divino de Zeus (Sean Bean), símbolo do poder supremo, desaparece e o rei de todos os deuses do Olimpo desconfia precisamente de Percy.

* Dia 14 apenas às 18h00

Évora Perdida no Tempo - Stand da Tudauto na Feira de S. João


Autor Eduardo Nogueira
Data Fotografia 1939 
Legenda Stand da Tudauto na Feira de S. João
Cota EDN30452_a2 - Propriedade Arquivo Fotográfico CME

Évora Perdida no Tempo - Restaurante de António Rosa


Autor Eduardo Nogueira
Data Fotografia 1943 
Legenda Restaurante de António Rosa
Cota EDN62776 - Propriedade Arquivo Fotográfico CME

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Teatro: O Saguão


Num saguão cheio de imundices encontramos Peppe, Tano e Alguém.
Três homens que já não sabem o que é o tempo mas ainda querem tanto viver.
Com os seus pequenos gestos, com a vontade de se ouvirem, com o prazer de brincarem. Porque naquele pátio interior ninguém lhes pode retirar o prazer de brincar. Naquele saguão ainda podem recordar, ainda podem existir. O pátio interior é o lugar das suas brincadeiras de infância onde tudo é permitido, onde tudo parece possível. Onde é possível inventar um mundo mágico, basta respeitar-lhe as regras. Aí vivem Peppe e Tano, dois desesperados, no meio do lixo com ratos que lhes comem os pés. Não sabemos de onde vêm nem que ligação têm.
Um texto onde é possível colocar as mais amargas perguntas da actualidade, as mais pequenas obsessões do dia-a-dia. Com um ritmo cómico que não abranda e que investe a velocidade incolor da linguagem da televisão. Um texto que alterna uma abstracção cruel com o realismo poético.

Encenação: Jorge Silva
Cenografia e Figurinos: Teresa Varela
Interpretação: Daniel Martinho, João de Brito e Luís Barros

9 e 10 de Abril, às 21h30
Teatro Garcia de Resende

(espectáculo realizado no âmbito do protocolo de intercâmbio que o Cendrev mantém com o Teatro dos Aloés)

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Circo Mundial em Évora (8 a 11 de Abril)

O Circo Mundial é, actualmente, um dos melhores Circos que resiste em Portugal. 
Dotado de modernas instalações “físicas” – as torres gigantes que suportam a Tenda “mãe”, disponível para uma lotação de 2.000 (dois mil) lugares, todos sentados em cadeiras, são metálicas e a sua elevação é feita através de potentes equipamentos automatizados, comandados à distância. 
Dispõe de Casas de Banho (água quente e fria) e independentes para Senhora e Homem, montadas com porcelanas modernas e ergonómicas e equipamentos vazantes de moderna tecnologia.

Mas vamos ao histórico.
O Circo Mundial nasce no ano de 1994 sob administração do seu proprietário Rui Mariani (Rui Luís Oliveira Mariani), oriundo de uma ilustre e histórica família do circo. O pai, Mariani, descendente de família italiana e a mãe Ferrony entregaram-lhe a “herança” de continuar “o maior espectáculo do Mundo”.
Rui Mariani ganha destaque no “meio” como Trapezista Voador, percorre há muito tempo, nesta qualidade, Portugal de lés a lés (incluindo Açores e Madeira) e actua, ainda, em Angola, Moçambique, Espanha, Marrocos e África do Sul com sucesso. Esta actividade exigia, além de coragem, excelente condição física e, passados 15 anos, Rui Mariani entende ser tempo de “mudar-se” para trabalhar com feras (Tigres e Leões). Número onde alcança a maior exultação artística. A imprensa da época dedica-lhe elogiosos comentários em notícias ou entrevistas, algumas com chamada de 1ª página.
É com este currículo que Rui Mariani avança para a criação, em 1994, do Circo Mundial e lança-se na aventura de empresário, fazendo evoluir o Circo para um estádio que o coloca, actualmente, entre os melhores Circos caminhantes da Europa. Portugal e Espanha são, actualmente, países onde faz “tournée” com regularidade.





1ª parte
Tigres da Sibéria - com Mário Mariani

  

Trapezista - Amanda Sandal

  

Boneco Articulado - Carole Mariani
  

Malabaristas - com Gari e Suzi
  
Magia - com Larissa e Alda

  


Animação de Pista - com Palhaço Bilas
   

Cabras Amestradas - com Mister Igor

  

Corda Vertical - com Marisa
  

Animais Exóticos: Hipopótamo, Póneis, Avestruzes e Lama - com Rúben e Maria
   
   


2ª parte

Homem Bala - Luis Munoz
   

Cavalos Mini e Maxi - com Amanda Sandal
   

Fitas Chinesas - com Suzi
   

Pitons - com Carole Mariani e Anabella
   

Palhaços Mariani - Família Mariani