Um homem de 71 anos procurado por abuso sexual de crianças «com idades baixas» foi detido num parque de campismo, na zona de Évora, esta segunda-feira de manhã. A detenção foi feita pela Polícia Judiciária depois de ter recebido a indicação das autoridades australianas de que o suspeito, de nacionalidade britânica, estava em Portugal. O homem é considerado perigoso, é procurado há mais de 10 anos e abusava de crianças com «idades baixas».
Segundo as informações apuradas pelo tvi24.pt junto de fonte da Polícia Judiciária, o inglês viajava de auto-caravana há cerca de 10 anos por todo o mundo. Foi à passagem por Portugal, onde estava há várias semanas, que acabou por ser detido. Estava instalado num parque de campismo da zona de Évora quando foi surpreendido pelos inspectores e não resistiu à detenção.
O idoso era procurado, pelo menos, pelas autoridades australianas e pelas autoridades da Nova Zelândia pelos crimes de abuso sexual de crianças e agressão sexual agravada. A Polícia Judiciária não descarta a hipótese de o homem ter deixado mais vítimas de pedofilia pelos países que passou.
Em Portugal, não há qualquer suspeita de que existam vítimas, nem qualquer denúncia. O suspeito foi detido apenas por cumprimento do mandado de detenção internacional, onde está referenciado como «perigoso agressor sexual de menores».
O número de vítimas que terá causado não é ainda globalmente conhecido. Sabe-se que atacava quer rapazes, quer raparigas, mas quase sempre «de idades baixas», pelo menos, até aos 10 anos de idade.
A Polícia Judiciária não informa se foi encontrado na auto-caravana material de pornografia infantil, mas adianta que o Tribunal da Relação de Évora confirmou a detenção e colocou o suspeito de pedofilia em prisão pré-extradicional, onde vai aguardar o desenrolar do processo de extradição.
Sem comentários:
Enviar um comentário