sexta-feira, 2 de abril de 2010

Évora recupera tradição de “comer Borrego” no Alto S. Bento


A Câmara Municipal de Évora e a Confraria da Moenga recuperam esta segunda-feira de Páscoa, dia 5 de Abril, a velha tradição de ir para o campo comer borrego, mais concretamente para o Alto de S. Bento, o miradouro natural da cidade.

Longe vão os tempos em que nesta data os eborenses se engalanavam, preparavam o melhor farnel possível, essencialmente à base de borrego, e rumavam em direcção ao Alto de S. Bento para aí degustar as especialidades da época.

A tradição de ir “comer borrego” para o campo não desapareceu totalmente, contudo o Alto de S. Bento, por uma ou outra razão, deixou de ser local de romaria desta quadra, com os eborenses a preferirem outras paragem, designadamente as margens da barragem do Monte Novo.

Agora a autarquia eborense, juntamente com a Confraria da Moenga, pretende revitalizar este quadro etnográfico, incentivando os locais a comparecerem, se possível trajando vestes de outras épocas e com um farnel típico da época. A organização tem previsto a realização de um concurso para premiar o “melhor farnel” na temática do Borrego e para o “melhor casal trajado à antiga”.

A avaliação será feita por representantes da Confraria da Moenga e da Câmara Municipal e far-se-á através de visita local a cada participante, entre 12H00 e as 13H00. Os critérios gerais de avaliação serão: imagem geral do conjunto, qualidade, originalidade e respeito pela tradição.

O prémios a atribuir na modalidade do “melhor farnel” são os seguintes:
1º. Oferta de um fim-de-semana em quarto duplo no Hotel Convento do Espinheiro; 2.º Oferta de uma refeição para duas pessoas num dos restaurantes aderentes da Rota de Sabores Tradicionais; 3.º Oferta de um Kit promocional de Évora.

Os prémios a atribuir na modalidade do “melhor casal trajado à antiga” são os seguintes: 1.º Oferta de uma refeição para duas pessoas num dos restaurantes aderentes da Rota de Sabores Tradicionais; 2.º e 3.º Oferta de um kit promocional de Évora.

Entre as 11H.30 e as 16H.30 a organização disponibiliza a todos:
- Serviço de bar com café, águas, vinho e cerveja;
- Fogão para aquecimento de pratos caso seja necessário;
- Jogos e passatempos para as crianças em horário a designar e em função do número de interessados, sob responsabilidade dos técnicos que dinamizam o projecto educativo do Alto de S. Bento (inscrição junto ao moinho da Geologia);
- Serviço de autocarro na ligação de Évora ao Alto de S. Bento (partida do parque de estacionamento da Porta da Lagoa, 11h.30) e do Alto de S. Bento a Évora (16H.30).

Para animar o evento a organização conta com a presença do grupo de Cante Tradicional “Os Almocreves” e de um acordeonista, que abrilhantará a tarde com um baile popular.
Estão previstos jogos tradicionais (malha, pião…).
Está prevista ainda a participação do Vespa Clube de Évora e do Pasteleira Clube do Alentejo.

A organização agradece a todos os participantes o respeito integral pelo espaço, sobretudo no que concerne à higiene, informando que estão disponíveis contentores de lixo junto aos moinhos.

Sem comentários: