Fundamentação do Projecto
A actividade física é considerada como uma das áreas prioritárias em termos de saúde pública, dado que estilos de vida activos, em conjugação com outros comportamentos, positivos, podem ser benéficos para a saúde. Assim, e para além das evidências directas, é essencial referir que existe um conjunto de ligações indirectas positivas entre actividade física e a qualidade de vida, incluindo o bem estar psicológico (emocional), os estados de humor, a ansiedade e stress, a depressão, a auto-estima e as funções sociais.
É neste contexto que a Autarquia cria o Programa “Seniores Activos”, tendo por base uma política municipal de carácter educativo, inspirado nos princípios da justiça social, do civismo democrático, a qualidade de vida e da promoção dos seus habitantes (Carta Educativa).
A sensibilização para a necessidade de uma vida MAIS ACTIVA, capaz de melhorar a capacidade funcional, aumentar independência e autonomia nas tarefas do dia-a-dia deste grupo, constitui um dos factores promotores da sua qualidade de vida.
O Programa Seniores Activos é da responsabilidade da Divisão de Desporto e da Divisão de Acção Social Associativismo e Juventude, da Câmara Municipal de Évora em parceria com as diversas instituições que serão fundamentais para a realização do mesmo.
Objectivos Gerais
Promover a actividade física e estilos de vida saudáveis; Mobilizar a população sedentária integrando a actividade física em rotinas diárias; Aumentar o conhecimento dos benefícios na saúde, sociais e económicos da prática da actividade; Sensibilizar os idosos de que a prática de actividade física regular é um comportamento de saúde e um dos maiores factores de promoção de uma vida saudável, conjuntamente com a alimentação equilibrada e ausência do hábito tabagista; Iniciar os idosos na actividade física através de actividades adaptadas à sua idade e capacidade funcional; Melhorar a autonomia funcional e social dos idosos; Despertar no idoso o gosto pela actividade física. Como participar?
Toda a população que tiver idade superior a 65 anos poderá participar nas iniciativas calendarizadas. Assim, será da responsabilidade da autarquia organizar uma actividade em cada instituição que deseja participar no programa, com o objectivo de divulgar o programa e fidelizar todos os interessados a participar nas iniciativas calendarizadas.
Locais das Actividades
Espaços verdes da cidade (Circuitos de Manutenção; Ecopista; Jardim Público) Instalações das instituições aderentes;
Piscina Municipal.
Instituições Inscritas
Neste momento estão inscritas no programa 13 instituições, num total de 300 seniores, que semanalmente desenvolvem actividades definidas no programa.
Assim, as instituições inscritas são:
ARIFM - Associação Reformados Idosos Freguesia Malagueira (31 seniores inscritos);
AIRB - Associação Idosos e Reformados do Bâcelo (34 seniores inscritos);
AHRIE - Associação Humanidade e Respeito Idosos de Évora (15 seniores inscritos);
LP - Lar dos Pinheiros (17 seniores inscritos);
CDG - Centro de Dia Guadalupe (15 seniores inscritos);
CSNSA - Centro Social Nossa Senhora Auxiliadores (10 seniores inscritos);
CPSP - Centro Paroquial S. Paulo (10 seniores inscritos);
ARPIFSS - Associação Reformados Pensionistas Idosos da Freguesia Senhora da Saúde (34 seniores inscritos);
APIRSSG - Associação Pensionistas Idosos Reformados S. Sebastião Giesteira (19 seniores inscritos);
CCCME - Centro Convívio da Câmara Municipal de Évora (22 seniores inscritos);
ARPIE - Associação Reformados Pensionistas Idosos de Évora (16 seniores activos);
CSPTC - Centro Social Paroquial Torre dos Coelheiros (41 seniores inscritos);
ARIHF - Associação Reformados e Idosos da Horta das Figueiras (20 seniores inscritos)
OSJO - Obra S. José Operário - Bâcelo (12 seniores inscritos)
CDSCMA - Centro de Dia Santa Casa da Misericórdia - Azaruja (23 inscritos)
Condições de Participação/Segurança
Todos os utentes que estão inscritos no projecto, devem estar munidos das seguintes condições, para poderem participar nas sessões que são desenvolvidas pelos Professores.
Deverá estar inscrito nas Instituições que estão inscritas no Projecto; Atestado médico (caderneta da actividade) que comprove a sua disponibilidade para a prática de actividade física e quais as suas limitações para a mesma; Deverá utilizar equipamento desportivo adequado (Fato de Treino, Sapatilhas, etc.);
Documentos Técnicos do Projecto
Consulte os documentos técnicos, produzidos pela Divisão Desporto, que definem princípios metodológicos de intervenção pelos professores de Educação Física, junto de todos os Seniores inscritos.
Dados estatísticos do Projecto em 2009