SALADAS TIPOGRÁFICAS & OUTRA BARBARIDADES AFINS
Pedro Proença
PT
ARTE DE GUERRILHA
Arraiolos, Évora, Redondo, Sines, Viana do Alentejo, numa rua perto de si
1 de Julho a 30 de Setembro
Impressão: Staples e Recicloteca
Uma brincadeira gráfica, um jogo de escrita, uma construção de letras, estilos e imagens em combinações divertidas. É este o resultado do trabalho de Pedro Proença.
A história da imprensa e da ilustração, assim como as vanguardas artísticas do princípio do século XX, proporcionam-lhe uma infinidade de referências que ele re:combina com o gosto do funny joke e com um êxito engenhoso.
O Pedro Proença é um ilustrador cujo trabalho recupera o grafismo grego, as cores brilhantes da estética Pop, a ilustração publicitária dos anos 50 e gravuras exóticas de baixa qualidade e, ao mesmo tempo, pega na história dos estilos gráficos, desde o nascimento da imprensa a caracteres móveis nos tempos do Gutenberg, passando pelas elegantes letras barrocas, até a inesquecível experiência do Futurismo, Construtivismo, Dadaísmo, para juntá-los numa nova combinação.
Pedro Proença re:assembla, re:pinta, re:utiliza, corta-pega, copia-cola a gráfica, escrita e ilustração. Brincar com as letras, brincar com as palavras e o lugar que ocupam na folha é um processo lúdico que lhe permite aproveitar aquilo que já existe e construir algo novo. Cabeçalhos entrelaçados, recortes de títulos e fontes, fonts e desenho, imagem e palavra, palavra-imagem, a escrita como imagem, tudo resulta com um imparável tom de brincadeira, num sério trabalho para a imprensa e a ilustração. Um ataque irónico ao mundo do sentido linguístico, à imagem em formato de cartaz. As suas partes não são novas, mas o resultado é inesperado.
Pedro Proença, nasceu em Lubango (Angola) em 1962. Frequentou e terminou o curso de pintura da Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa. Expõe com regularidade desde 1981. Em fundou 1982 o "movimento homeostético", cujas obras compuseram um número reduzido de exposições e que em 2011, terá verá a primeira retrospectiva organizada pelo Museu de Serralves. A sua obra tem reconhecimento nacional e internacional. Realizou a sua primeira exposição individual em 1984, em Portugal e a partir de 1987 começa a expor a nível internacional.
No final dos anos 80 iniciou um ciclo de instalações no qual continua a trabalhar, num constante “work-in-progress”. Nestes trabalhos, usa materiais pobres, estruturados de acordo com arquitecturas existentes ou construções que enfatizam a multiplicidade da dinâmica de enquadramentos. Instalações e pinturas complementam-se no trabalho de Pedro Proença, concretizado tentativas de seriar a “pluralidade do sujeito” e de responder, uma e outra vez, a questões (mais ou menos actuais) que o campo artístico lhe coloca, e às quais não consegue ficar indiferente.
Desenvolve igualmente trabalho no campo da ilustração, em livros para todas as idades, e na escrita, tendo publicado ficção (The Great Tantric Gangster), poesia (O Homem Batata) e ensaios (A Arte ao Microscópio).
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